Nesta segunda-feira pela manhã (31/03), a Polícia Militar Ambiental de Bela Vista, durante fiscalização na BR-060, avistou um veículo modelo Saveiro transportando varas de pesca e um freezer na carroceria, o que chamou a atenção dos policiais.
A abordagem foi realizada na MS-385, nas proximidades da Fazenda Ajuricaba. No interior do veículo havia dois homens. Durante a vistoria, os policiais constataram que o carro transportava aproximadamente 60 quilos de pescado, das espécies piraputanga, piau-três-pintas, ximburé, curimba, traíra e pintado .
Questionados sobre a procedência do pescado, os homens alegaram que a maior parte havia sido adquirida de pescadores do país vizinho, e que apenas alguns exemplares foram capturados por eles mesmos.
Conforme a legislação ambiental vigente, é permitida a captura de apenas um exemplar de pescado por pescador, dentro das medidas previstas na lei. No entanto, os infratores transportaram 36 exemplares de diferentes espécies, muitos deles fora do tamanho permitido, incluindo algumas piraputangas com tamanho abaixo do mínimo permitido e os pintados acima do tamanho máximo permitido.
Diante das irregularidades, os dois homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Bela Vista, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos legais. Além da responsabilização criminal, foi lavrado auto de infração administrativa no valor de R$ 2.395,00 (dois mil trezentos e noventa e cinco reais) para cada um dos envolvidos.