Sob o prisma filosófico, o ato de ser poeta é visto como uma busca pela essência do ser e do existir. O filósofo Martin Heidegger, em “A Origem da Obra de Arte” (1935), argumenta que a poesia é uma forma privilegiada de linguagem que desvela verdades ocultas e possibilita o acesso ao ser. Para Heidegger, “a linguagem é a casa do ser”, e o poeta é o guardião dessa casa.
A poesia serve como instrumento de crítica social, e indutor de questionamentos sobre a condição humana. Antônio Candido, em “Literatura e Sociedade” (1965), afirma que a literatura é uma manifestação social que reflete e intervém na realidade, sendo a poesia uma das formas mais profundas dessa intervenção.
Essa visão de mundo foi o que levou Ariane Oliveira, concluinte do Curso de Letras da UFMS a escolher o escritor Rosildo Barcellos* como personalidade para seu trabalho de Conclusão de Curso, na área de licenciatura em Letras. Ariane, procurada pela redação, explicou sua escolha: “Nem consigo imaginar o quanto seu talento foi reforçado brilhantemente por sua experiência de vida. Além, disso certamente no fruto de seu trabalho é nítido a efervescência de estudos incessantes, leitura abundante e o dom natural; atuando como pilares fundamentais, que favorecem o crescimento poético desse exímio escritor. A cada artigo lido no jornal, ficava observando a capacidade dele em transmutar em poesia, ou crônica urbana, as mais variadas situações e reflexões, aprimorando sua imersão em fatos e atos dos temas escolhidos, evidenciando, pessoas, histórias e lugares. Tudo isso, junto com a compreensão das técnicas literárias, decorrentes do estudo estético e das nuances da linguagem.“
“Além disso, quando citamos o nome dele, a cada esquina encontramos alguém. ou que foi sua aluna ou que foi auxiliada em alguma dificuldade. ou que leu algum de seus 1542 artigos (até esta semana), ou que viu uma flor no portão pela cidade (projeto flor no portão, poesia no coração), ou poesia no varal de poesias da Praçada Independência (Projeto Passa na Praça que a Arte te Abraça), revelando que há outros meios para se viver e que seja diferente dos bloqueios de celular, discussões, rusgas, ingratidões e afastamentos, sejam quais forem os motivos.
Quanto ao curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, é um caminho para além da língua. Você mergulha na história, estrutura das palavras e nas culturas a ela atreladas. Aprende sobre a comunicação que molda a sociedade. A oportunidade de transformação que o curso de Letras oferece não tem preço. Você caminha para se tornar um profissional com “ethos” desenvolvido, capaz de preparar pessoas para enfrentar desafios de um mundo em constante mudança.”
“Além de ser uma realização profissional, entendo que ao me graduar em Letras terei a oportunidade de me conhecer de uma maneira única. Quando se constrói uma versão melhor de si, a pessoa se torna capaz de ajudar outros a fazer o mesmo. E o escritor Rosildo Barcellos, ao mesmo tempo que é um gigante da literatura em Mato Grosso do Sul, e um homem multipremiado, as pessoas encontram ele no mercado, na caminhada, na beira do rio ou em um evento cultural sempre pronto a nos atender, e a nos explicar o sentido da palavra cultura (de raiz africana ou dos povos originários), cidadania e reciprocidade. Repare que ainda precisamos avançar em diversos aspectos. No artigo desta semana, publicado hoje, aponta que apesar da maioria de votantes serem eleitoras, as prefeitas eleitas, Emília Corrêa(Aracaju-SE), do PL, e Adriane Lopes (Campo Grande-MS), do PP, são as únicas mulheres que estarão à frente das administrações municipais, entre todas as capitais brasileiras a partir de 2025. Ele assevera também que – (destarte a população negra está mais presente nas faixas de pobreza e extrema pobreza e é a que mais sofre com a marginalização, com a dificuldade de acessar políticas públicas. ) Elas também lideram as estatísticas de indivíduos encarcerados, aqueles sem documentação básica e os que vivem em situação de rua. ” – finalizou Ariane.
Ciente desta pesquisa que motiva outros estudantes a buscarem reconhecer a atividade de pesquisa em livros e jornais, num momento em que a juventude tem boa parcela voltada apenas em redes sociais e celular, o vereador Aldo José dos Santos, do município de Anastácio/MS, 138 km da capital, oriundo da área educacional tendo sido Diretor de Escola, propôs uma moção de congratulação a educanda Ariane Oliveira, pela iniciativa de estudar a vida e obra do escritor Rosildo Barcellos. Ele justifica a ação dizendo – “A biblioteca pública de Anastácio possui uma considerável quantidade de jornais que contam um pouco da trajetória do jornalista. Ele possui um trabalho de anos, muito abrangente e vasto. E sobretudo ele possui o título de Cidadão Anastaciano, o que honra a cidade pela quantidade de títulos honoríficos que o reconhecem como uma autoridade literária.” E o papel do legislativo também é exaltar as boas ações e feitos dos munícipes, para que sirvam de exemplo, para as gerações vindouras. – ressaltou.
*Nota da Redação: Rosildo Barcellos, imortal da ABHL Academia Brasileira de História e Literatura, e articulista do www.fronteiranews.com sob a batuta do Jornalista e Diretor – Ademir Mendonça /DRT – MS 110. A base de dados que fundamenta parte da pesquisa de Ariane são as centenas de artigos publicados aqui e que brasileiros e paraguaios residentes em Bela Vista acompanham semanalmente. O site é o primeiro e atualmente o mais acessado jornal online de Bela Vista, município a sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 320 quilômetros de Campo Grande, capital do estado e faz fronteira com a cidade paraguaia de Bella Vista Norte (PY). As duas cidades são separadas geograficamente pelo rio Apa e unidas pela Ponte Internacional. A região foi palco da Retirada da Laguna, um dos episódios que marcou a Guerra da Tríplice Aliança – Guerra do Paraguai (1864-1870). Liderados pelo Coronel Carlos de Moraes Camisão e os paraguaios pela tropa de Solano Lopes comandados pelo Major Martinho Urbieta.
Após a guerra, o rio Apa passou a ser símbolo de paz entre as duas nações. Ombreado a Fabian Chamorro do lado do Paraguay e Rosildo Barcellos pelo lado do Brasil, receberam a Comenda Visconde de Taunay no ano de 2019. A distinção histórica foi instituída em 2011 no município de Anastácio, com o objetivo de homenagear o herói nacional Alfredo d’Escragnolle Taunay e relembrar a história da Retirada da Laguna durante a Guerra da Tríplice Aliança. É a maior distinção histórico-cultural do município e reconhece personalidades e instituições relevantes para a cultura e a educação. Elaborada por José Pedro Frazão, a Comenda é concedida a pessoas que contribuíram significativamente para o registro e fortalecimento da educação e cultura relacionadas à Guerra da Tríplice Aliança. A entrega da Comenda é realizada em uma cerimônia tradicional no Porto Canuto, com o apoio do 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Carlos Camisão”.
Por: Rosildo Barcelos