(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024
MS Saúde também garante a realização de 1,2 mil exames de imagem mais complexos

Após assinatura de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa MS Saúde, realizado em maio, Sonora iniciou os agendamentos de exames de imagem e cirurgias eletivas que estavam no aguardo do Sistema de Regulação. De acordo com a gerente municipal de Saúde, Indianara Dantas, os procedimentos serão realizados no Hospital Rachid Saldanha Derzi e não está restrito a sonorenses, mas também pacientes encaminhados de cidades próximas.

“Esse programa vem para somar muito na região norte e principalmente em Sonora. Segundo ano que pactuamos na nossa gestão com a SES, dando oportunidade de oferecer aos nossos pacientes a resolução dos seus casos no próprio município. Esse ano temos a cirurgia ginecológica que vem para agregar ainda mais, atendendo as mulheres que aguardam desde 2022. Espero que seja  uma linda missão guiada por excelentes profissionais oferecendo mais qualidade de vida e saúde aos nossos pacientes”, destaca Indianara.

Ao todo, conforme a relação publicada no Diário Oficial do Estado, esse ano serão realizadas 384 cirurgias, 32 por mês. Os procedimentos ofertados são: colecistectomia, hernioplastia epigastrica, hernioplastia incisional, histerectomia por via vaginal, histerectomia com anexectomia uni e bilateral, histerectomia subtotal e total.

Já os exames totalizam 1,2 mil, que são: ultrassonografias do abdômen superior, total, aparelho urinário, articulação, bolsa escrotal, tireóide, prostata via abdominal e retal; além de eletrocardiograma, colonoscopia e esfagogastroduodenoscopia.

O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, destaca que o município está sempre em busca de soluções para sanar a grande procura de exames e cirurgias. “Disponibilizamos veículos para transportar os pacientes, mas realizar os procedimentos em Sonora traz mais conforto para os pacientes e segurança. A parceria com a SES é importantíssima para conseguirmos zerar a fila do Sistema de Regulação”, pontuou Enelto.

Leia  Apoiado por Odilon, Mauro dispara na pesquisa para prefeito de Aquidauana 

Todos esses procedimentos já estão sendo realizados. Em Mato Grosso do Sul, a meta é atender a demanda reprimida de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades e 42,5 mil exames diagnósticos até o fim do ano. O MS Saúde foi um investimento de R$45 milhões de recursos próprios e R$7,9 milhões de recursos federais, o Governo do Estado vai levar consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios.