(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 19 de Maio de 2024

Padre continua celebrando missa no meio das ruas de bairros em Bela Vista. (Foto. Hermelindo Mendonça)

O padre de Bela Vista, Ezequiel Pedra Martinez e Gustavo Roa, município de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai, mudou sua rotina com a pandemia do coronavírus. Como os fiéis não podem mais ir à igreja, por conta da quarentena decretada na cidade, ele passou a celebrar as missas no meio das ruas dos bairros e centro de Bela Vista.

O padre da Paróquia Santo Afonso, Ezequiel Pedra Martínez, conta que tem celebrado as missas na paróquia que são transmitidas pela rede social e pela Radio Bela Vista, sem a presença de fieis. No período da tarde, acompanhado do padre Gustavo Roa, percorrem bairros da região para celebrar outras celebrações aos moradores.

O padre da Paróquia Santo Afonso, Ezequiel Pedra Martínez, levando o Santíssimo Sacramento. (Foto. Hermelindo Mendonça)

“Fazemos tudo com segurança e mantemos a distância necessária para que ninguém se prejudique. As pessoas ficam nos portões ou nas calçadas de suas casas e rezamos por nossa cidade e nosso país. Nós vamos conseguir passar por tudo isso”, explicou.

Segundo o padre, além das ruas dos bairros que percorre, ele também faz missas nos assentamentos e no Cruzeiro: “Isso é muito bom porque as pessoas notam que a Igreja está preocupada com essa situação. Durante nossa caminhada, levamos o Santíssimo Sacramento, que para nós católicos representa a presença viva de Jesus”, explica.

Conforme o padre, a iniciativa foi porque as pessoas não podem sair de suas casas nesse período de quarentena e apesar de algumas missas serem transmitidas por meio de uma estação de rádio da cidade, Ezequiel acha importante os fiéis manter a comunhão com a igreja, mesmo que seja fora do prédio onde acontecem as celebrações.

Leia  Professora de Escola Rural em Sidrolândia aciona Conselho Tutelar após aluna de 10 relatar estupro

Cada missa feita do meio das ruas, segundo o padre, dura cerca de 30 minutos e para realizar a celebração, uma mesa é montada para colocar alguns objetos utilizados durante a cerimônia: ” As pessoas saem até a frente de suas casas, algumas chegam a joelhar-se para participar desse momento em que procuramos transmitir paz”, finaliza.

Padre Gustavo Roa, levando a palavra de Deus aos moradores. (Foto. Hermelindo Mendonça)

Fotos: Hermelindo Mendonça