No próximo dia 18, será realizada uma palestra de conscientização para o público interno da instituição.
“Neste mês, em que acontece a campanha Outubro Rosa, orientamos as mulheres a procurarem as unidades básicas de saúde para realizarem os exames necessários à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, disponíveis gratuitamente pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Caso encontrem qualquer dificuldade na realização desses exames, as Promotorias de Justiça do MPMS, tanto da Capital quanto do interior, estão abertas e prontas para o acolhimento necessário dessas mulheres e para ingressar com as medidas legais cabíveis para a proteção dos seus direitos”, afirma a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Apoio Especial à Saúde, Daniela Cristina Guiotti.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, indicam que o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres do Brasil. A estimativa para este ano é de 74 mil novos casos. Já o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum, com expectativa de que, no triênio 2023 – 2025, o país registre 17.010 novos casos.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), atento aos direitos da sociedade, fomenta as políticas públicas e, dessa maneira, visa evitar doenças e o comprometimento da saúde da população em geral, especialmente das mulheres, além de convidá-las a realizarem todos os exames preventivos contra o câncer de mama e o do colo do útero.
“Em Campo Grande, todas as unidades de saúde, o Hospital do Câncer e o Hospital do Amor oferecem gratuitamente vagas para os exames de mamografia e preventivo (papanicolau). No interior, as mulheres podem procurar as unidades mais próximas de sua residência para realizá-los. Esses cânceres são evitáveis, então, a partir de um diagnóstico precoce, o tratamento, se necessário, será disponibilizado pelo SUS e as chances de cura são muito grandes”, afirma Daniela Guiotti.
A Coordenadora do Núcleo de Apoio Especial à Saúde, do MPMS, lembra: “devemos nos cuidar. As mulheres sempre têm tempo para o marido, para os filhos, para o trabalho e acabam se esquecendo do autocuidado, da prevenção. Convido todas as mulheres a se cuidarem para prevenir doenças que podem levar à morte”, finaliza.
Evento
No dia 18 de outubro, às 14h, o MPMS realizará um evento híbrido (presencial e on-line) de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero. A ação tem como público-alvo membros, servidores, estagiários, residentes e terceirizados que trabalham no Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
A palestra da médica mastologista Raquel Rodrigues será no auditório da unidade da Rua da Paz e quem não puder prestigiar presencialmente poderá fazê-lo de modo virtual, pelo link que será disponibilizado oportunamente.
Segue vídeo da Promotora de Justiça: