(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

esta quarta-feira, 13 de novembro, em um evento realizado no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, oficializou o início das obras de ampliação da Unidade da Mulher e da Criança do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). A cerimônia marcou o compromisso do governo federal em destinar R$ 28 milhões para fortalecer a saúde e a educação no estado de Mato Grosso do Sul. A obra integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), um programa de investimentos do governo federal que visa acelerar o crescimento econômico e a inclusão social no Brasil. Coordenado pelo governo federal, o PAC conta com a participação de estados, municípios, setor privado e movimentos sociais.

A expansão da unidade faz parte de uma série de investimentos voltados ao atendimento especializado para mulheres e crianças da macrorregião de Dourados, que abrange 34 municípios. Com a ordem de serviço assinada, a obra será executada pela empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda., adicionando 45 novos leitos ao HU-UFGD. O projeto prevê a duplicação das UTIs pediátrica e neonatal, além da ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, reforçando o atendimento humanizado e qualificado para a população local.

Presidente da Ebserh em momento de entrevista sobre a assinatura da obra da UMC

Arthur Chioro, presidente da Ebserh, destacou a relevância desse projeto e o papel dos hospitais universitários como pilares na formação de profissionais de saúde e no avanço da pesquisa científica. “Esse investimento reforça o compromisso da Ebserh e do MEC com a qualidade e ampliação do SUS, especialmente em regiões que necessitam de atendimento especializado e de qualidade,” afirmou Chioro.

Leia  Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Itaporã até sexta-feira

Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, superintendente do HU-UFGD, ressaltou a importância da ampliação da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) para a saúde regional: “A expansão da UMC é um passo essencial para aprimorar o atendimento de gestantes, mulheres e crianças na região. Com uma estrutura renovada, podemos oferecer um ambiente mais seguro, acolhedor e adequado para cada fase do cuidado, garantindo mais conforto e segurança aos nossos pacientes e suas famílias. Este projeto reforça nosso compromisso em atender com excelência e humanização.”

“Com prazo de conclusão de 24 meses, as obras da nova unidade deverão ser finalizadas até outubro de 2026”, informou João Fernandes Guimarães Junior, Chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HU-UFGD.

O evento, transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Educação no YouTube, contou também com a presença do governador Eduardo Riedel e incluiu a inauguração de uma quadra poliesportiva e um bloco didático no IFMS, marcando um dia de avanços significativos em infraestrutura hospitalar e educacional no estado.

Presidente da Ebserh em momento de entrevista sobre a obra de ampliação da UMC

Sobre a Ebserh

A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 45 hospitais universitários federais, desempenhando um papel central na assistência à saúde, no ensino e na pesquisa. Esses hospitais são referência para o SUS e são essenciais para a formação de milhares de profissionais de saúde em parceria com universidades federais.

Saúde e Vigilância Sanitária