(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025

Na manhã desta segunda-feira (12), o Papa Leão XIV recebeu jornalistas do mundo inteiro na Sala Paulo VI, no Vaticano, e agradeceu pelo que chamou de “serviço à verdade”. O pontífice destacou a importância da imprensa em tempos desafiadores para a Igreja e para o mundo. Inspirado no Sermão da Montanha, ele convocou os comunicadores a promoverem a paz com responsabilidade e respeito à dignidade humana.

Leão XIV condenou o uso agressivo da linguagem e pediu um jornalismo que una, em vez de dividir. Ressaltou ainda a solidariedade da Igreja aos profissionais presos por relatarem a verdade, afirmando que a liberdade de imprensa é essencial para a justiça e a escolha consciente dos povos.

O Papa elogiou a cobertura jornalística dos últimos eventos no Vaticano, incluindo o Conclave e a morte do Papa Francisco, reconhecendo o esforço dos repórteres em comunicar com sensibilidade e fé. Ele também alertou sobre os desafios da era digital e da inteligência artificial, exigindo discernimento ético no uso dessas tecnologias.

Ao final, fez um apelo por uma comunicação desarmada, capaz de escutar os frágeis e promover um mundo mais justo e humano.