Neste domingo (24), Cristian revelou que a sucuri foi encontrada morta nas margens do Rio Formoso, no município de Bonito, em Mato Grosso do Sul. “Revoltante!!! Muito revoltante!!!”, lamentou o profissional. Em suas redes sociais, Dimitrius fez um longo desabafo sobre sua trajetória com Anajulia e condenou o crime do qual a serpente foi vítima.

“Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e seu corpo encontrado boiando no Rio Formoso. Que tristeza, que raiva!!!! Quem teria feito um absurdo destes???? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial com quem passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá que prestar contas a justiça! Justiça para a Anajulia”, disparou Cristian ao anunciar a morte da sucuri.

Imagens de Anajulia encontrada morta - (Fotos: Reprodução das Redes Sociais) sucuri
Imagens de Anajulia encontrada morta – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais)

Ele ainda relembrou sua história com a serpente. “Como muitos sabem, há quase 20 anos filmo sucuris na região de Bonito e nos últimos anos estes encontros se intensificaram a ponto de reconhecermos e até dar nome a algumas fêmeas. Uma delas, batizamos de Anajulia, há cerca de 10 anos, quando estava gravando para a BBC. De lá pra cá, encontrava essa fêmea de cerca de 6,5 metros todos os anos, chegando até a entender um pouco o seu padrão de comportamento”, relatou o cinegrafista.

Leia  Fazenda San Francisco realiza evento em Bonito e lança novo pacote de aventuras

Conforme o documentarista, Anajulia era uma celebridade animal e teve uma imagem sua viralizada nas últimas semanas. “Filmei ela acasalando duas vezes… ela ficou bem famosa em uma postagem recente sobre uma nova espécie de sucuri descoberta na amazona, mas filmada em Bonito, e ano passado fiz belos registros dessa linda sucuri para dois documentários que ainda vão sair”, recordou Dimitrius.

Veja alguns cliques de Anajulia em vida e registros de como seus restos mortais foram encontrados no carrossel abaixo:

Morte da sucuri Anajulia mobiliza ambientalistas por justiça

A notícia da morte de Anajulia causou revolta a diversos profissionais que atuam na preservação da fauna sul-mato-grossense. Todos eles querem justiça para o crime contra a cobra. “Que absurdo isso. Se mesmo em uma região como Bonito, conhecida mundialmente por suas belezas naturais, está passando por essa leva de desmatamento e destruição da fauna, imagina só outras regiões que tem zero atenção. Que tristeza e revolta sem fim”, comentou o biólogo Gustavo Figueirôa.

“Inacreditável… Depois de todo um trabalho de anos desmistificando esses bichos fascinantes, mostrando que – além do valor como ser vivo – agrega valor financeiro ao destino, provando que a suposta agressividade é coisa de Hollywood, não dá pra engolir uma coisa dessas”, lamentou Daniel De Granville, conhecido por ter convivido com as sucuris durante 14 anos em MS.

“Que tristeza! Acho revoltante um animal desses perder a vida dessa maneira. Enquanto crimes ambientais forem tratados de forma banal, essas coisas vão continuar acontecendo”, acrescentou o guia e biólogo Fábio Paschoal, que atua no pantanal sul-mato-grossense.

Conforme o documentarista Cristian Dimitrius, Bonito já não é a mesma. “E a cada ano piora… triste ver um paraíso como aquele indo nesta direção… Absurdo”, ressalta o profissional.

Leia  ALEMS e Governo de MS Assinam Convênio com UFRJ para Estudos Ambientais em Bonito