(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados está se preparando para alcançar a certificação de qualidade concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), uma das mais respeitadas no país. Com a certificação, o Regional de Cirurgias de Dourados será o terceiro hospital público do Mato Grosso do Sul a obter o reconhecimento da ONA.

Considerada uma das mais importantes do país, a ONA é uma entidade sem fins lucrativos que utiliza padrões internacionais adaptados ao ambiente nacional para aferir a qualidade dos serviços de saúde.

A organização é membro da ISQua (International Society for Quality in Health Care), que atua ao lado de instituições sediadas nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

“A certificação representará um reconhecimento técnico importante da qualidade e segurança assistencial que realizamos em benefício da reabilitação dos nossos pacientes”, resume o diretor-geral Alex Marques Cruz.

O caminho da certificação envolve conhecimento técnico, infraestrutura e engajamento de todos os profissionais que atuam no hospital. São avaliados mais de 2 mil processos e requisitos internos em todas as dimensões da unidade de saúde — assistencial, administrativa, manutenção, suprimentos, entre outras.

“Já realizamos três ciclos de autoavaliação interna que confirmaram que o hospital está pronto para iniciar o processo de certificação”, afirma a coordenadora da Qualidade do hospital, Amanda Correa.

“Os times de colaboradores de todas as áreas estão engajados e comprometidos, comportamento que é essencial para a certificação”, acrescenta.

Esse trabalho de autoavaliação — e todo o preparo para a certificação — está sendo orientado pela equipe corporativa de Qualidade do Instituto Social Mais Saúde, que faz a gestão do hospital.

De acordo com a gerente corporativa da área, Luciane Oliveira, o hospital já desempenha a Gestão da Qualidade em seus processos de atendimento ao paciente. “Os critérios e requisitos exigidos pela ONA são fortalecidos como prática que já acontecem”, observa.

Leia  HU-UFGD realiza ação de prevenção e orientação ao câncer de próstata com coletas laboratoriais e consultas ambulatoriais

Basicamente, todas as áreas de um hospital certificado pela ONA são organizadas em torno de um modo de atendimento extremamente rigoroso, em que o paciente é o centro do cuidado — ou seja, a unidade é preparada para oferecer um serviço diferenciado.

“Falando de uma maneira bem simples, por exemplo: tem um jeito certo de fazer a higienização de um centro cirúrgico. Tem um jeito certo de aplicar uma injeção, de fazer uma cirurgia, de identificar e medicar o paciente. Ou seja, todo o funcionamento do hospital tem de acontecer conforme o jeito definido por esse padrão da ONA. É o que acontece nos hospitais certificados”, explica Luciane.

Assim, ela diz, “é possível garantir que o paciente receba um serviço de qualidade e que o hospital possa cumprir seu papel, que é acolher, diagnosticar, tratar e reabilitar o paciente”.

Nas próximas semanas, o hospital vai realizar o lançamento do projeto Rumo à ONA, um movimento que deve contar com a participação de todos os profissionais que atuam na unidade.

“A certificação da ONA vai reposicionar o Hospital Geral de Cirurgias da Grande Dourados na rede pública de saúde, por sua qualidade, eficiente e importância”, avalia Agnaldo Sampietri, diretor de Operações do Instituto Mais Saúde. “E o principal beneficiado desse trabalho é o paciente e seus familiares.”

A expectativa é que o processo de certificação aconteça no início do ano que vem. A avaliação é feita por uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) validada pela ONA.

Comunicação SES
Imagem: arquivo/SES