Para garantir mais eficiência nas ações de combate à criminalidade e no atendimento à população, o Governo do Estado entregou, na tarde desta quinta-feira (24), 42 motocicletas de alta cilindrada e 89 fuzis para a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). Os veículos e equipamentos serão destinadas às unidades militares de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.
As motocicletas e o armamento têm como objetivo aumentar a capacidade de policiamento ostensivo, promover maior mobilidade operacional e reforçar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. Os investimentos somam mais de R$ 4,4 milhões.
A solenidade de entrega aconteceu com a presença do governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e parlamentares e prefeitos, além de autoridades das forças de segurança e das forças armadas.
Riedel destacou que a segurança pública é assunto prioritário, inclusive, na integração sul-americana, com a Rota Bioceânica, debatida ontem (23) em Brasília, e que contou com a participação de empresários e presidente do Chile. “Isso é uma demonstração clara da importância da segurança pública para o desenvolvimento dos países”, afirmou.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, agradeceu o esforço do Governo e de parlamentares que contribuíram com emendas para atuação da Polícia sul-mato-grossense, considerada uma referência nacional.
O recebimento dos equipamentos faz parte das comemorações dos 190 anos da PMMS e da outorga da Medalha Tiradentes – comenda concedida às personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Corporação, e aos policiais militares que se destacaram pelo o seu valor pessoal, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito nacional ou estadual. Este ano, 127 personalidades foram homenageadas com a comenda, sendo 45 civis e militares de outras forças e 82 policiais militares da PMMS.
Em seu discurso direcionado à tropa e convidados, o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, afirmou que os equipamentos fortalecem a capacidade operacional da PMMS.
“A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reafirma o seu compromisso com os princípios da boa governança pública, com transparência e eficiência administrativa. Os avanços fortalecem diretamente a manutenção da ordem pública e a promoção da paz social”.
Tiradentes, cujo nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier, foi um militar brasileiro que se destacou por seu papel na Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência do Brasil de Portugal.
Atuou como propagandista da causa, conquistando apoiadores. Como único conspirador a assumir a culpa, foi condenado à morte, sendo enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Sua história tornou-se símbolo de heroísmo, luta por igualdade e justiça, sendo homenageado com um feriado nacional nessa data.
Instituída no Mato Grosso do Sul em 1982, a Medalha de Tiradentes é uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil. Sem temer represálias, Joaquim José da Silva Xavier abdicou dos interesses pessoais por um bem maior. Assim também é a história do policial militar, que diariamente arrisca a vida para defender o cidadão.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom