Grupo é formado por 40 empreendedores, que estão consolidando tradição cultural e de lazer para cidade de 21 mil habitantes
Um grupo de empreendedores de Bela Vista que vende mais de uma dezena de diferentes produtos decidiu inovar na cidade ao formalizar uma associação para conseguir novas estratégias de negócios e ampliar oportunidades. Com o apoio do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor, foi possível executar uma série de etapas e concluir, em cerca de 30 dias, a criação da Associação dos Feirantes e Empreendedores Criativos de Bela Vista (AFEC), medida que representa uma conquista para o empreendedorismo local.
Cerca de 40 empreendedores que atuam nos segmentos de gastronomia, artesanato e comércio de produtos diversos integram atualmente a Associação dos Feirantes, que organiza feiras na Praça Álvaro Mascarenhas, no Centro de Bela Vista, sempre no primeiro sábado de cada mês, a partir das 18h.
A criação da associação é um passo fundamental para garantir maior organização, representatividade e acesso a oportunidades que, individualmente, seriam mais difíceis de alcançar. Com a formalização, por exemplo, o grupo passa a ter CNPJ, o que permite participar de editais e firmar parcerias com instituições. “Além de garantir acesso a editais, financiamentos e parcerias, a legalização possibilita maior segurança jurídica e profissionalização. Com um CNPJ, os coletivos podem firmar contratos, captar recursos”, pontua o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.
Com a legalização da entidade, a presidente da AFEC, Eliane Pereira Lobo, relata que novas oportunidades para os associados já estão surgindo, inclusive na formalização de parcerias. “Com a formalização, os feirantes se sentem mais seguros quanto a garantirem suas vagas na feira, participar das decisões em conjunto e temos mais organização quanto a direitos e deveres. Além de maior ajuda para fechar parcerias”, detalhou.
Antes de a associação ser formalizada, já havia um grupo mobilizado, mas que se reunia informalmente para promover o que é chamado na cidade de “Feira Prospera”. A Prefeitura de Bela Vista vinha oferecendo apoio para o evento, porém havia limitação de suporte por conta da situação informal dos empreendedores.
“É uma satisfação muito grande ver um projeto que iniciou lá em 2017, com a Feira Prospera, e agora ter a criação da associação. Uma união dos feirantes para um passo importante de novos projetos, ações, captação de recursos. Já temos confirmado, por exemplo, o espaço gratuito cedido para a associação na Exposição Agropecuária Expobel para fomentar o crescimento em Bela Vista. O Sebrae foi grande parceiro para essa realização”, apontou o prefeito da cidade, Gabriel Boccia.
A mobilização, com suporte do Sebrae/MS, envolveu reuniões on-line e presenciais para organização do plano de trabalho, levantamento e preparação da documentação, elaboração do estatuto, realização da assembleia, eleição da diretoria e registro em cartório. Todo o processo foi conduzido ao longo do mês de fevereiro de 2025.