Aconteceu nesta terça-feira dia (08) almoço comemorativo da Festa da Virgem de Caacupê na residência do senhor Rômulo Arguelho em Bela Vista a padroeira do Paraguai. O almoço, como tradicionalmente acontece, foi gratuito para toda a comunidade e realizado na residência do “Rômulo”.
Músicas paraguaias, comidas típicas e danças folclóricas fizeram parte da programação. Animaram a festa os irmãos Cardoso e Poido, que já formaram a dupla Cardoso e Cardosinho.
De acordo com Rômulo Arguelho, há 23 anos que ele começou a fazer à festa a santa de devoção em forma de agradecimento a uma graça alcançada. E uma forma de agradecimento um compromisso de fé e caridade, comentou Rômulo.
Além do almoço, musica diversão o ponto alto e a novena a Virgem de Caacupe. Muitas pessoas pagam promessa por uma graça alcançada, a festa reúne brasileiros e paraguaios que vão pra rua com procissão, cantorias e muita alegria.
A festa se consolidou como uma das mais populares. Hoje, a “festa do dia 08”, como é conhecida em Bela Vista, reúne devotos até de outras cidades.
A Festa da Virgem de Caacupê é uma das festas mais antigas de Bela Vista, a origem do evento remonta aos tempos de guerra entre Paraguai e Bolívia, na década de 1930.
Com o armistício, em 1935, os militares de ambos os países começaram a avaliar o cenário de desastre promovido pela sangrenta batalha. Foi nesse cenário de desolação que um soldado paraguaio encontrou no campo de batalha uma pequenina imagem – esculpida em prata – da Virgem de Caacupê, presa a uma corrente.
O sobrevivente trouxe a imagem como recordação e a entregou para a senhora Quitéria Arguilera, mãe de nossa Lucila, que nessa época era uma adolescente. A partir de então, Dona Quitéria começou a promover, sempre no dia 08 de dezembro, uma pequena confraternização.
A idéia principal era atrair crianças carentes e servir a elas uma boa refeição. Quitéria acreditava que a imagem (que pertencia provavelmente a um soldado morto em batalha) não veio parar em suas mãos por acaso. Como forma de agradecimento, prometeu comemorar o dia da padroeira do Paraguai fazendo caridade.
Como forma de prestigiar, a Câmara de vereadores esteve no local. O vereador Reinaldo Benites Miranda (PSDB), marcou presença e ressaltou a importância do evento. “Mais do que um evento filantrópico, a Festa da Virgem de Caacupê se tornou um importante evento religioso na fronteira. Nós como agentes públicos e cidadãos, só temos que agradecer ao Rômulo e todos os colaboradores, que todos os anos dedicam uma parte da vida deles em prol desta festa maravilhosa”, destacou.
Reportagem e Fotos: Ademir Mendonça













