(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 19 de Maio de 2024

Vamos seguir o caminho seguro
Pra continuarmos assim no futuro
Pareço contigo, sem mais nem por quê
Vamos seguir nossas pistas com toda incerteza
Pra continuarmos felizes à mesa
Eu dou um valor absurdo na vida
Ela me traz bem mais que alegria
Traz alguém pro meu sozinho

Você às seis e trinta             (Seis e Trinta/Jota Quest)

Conforme o corpo envelhece, ele tende a ficar deficitário em alguns aspectos. Os mais expressivos são a perda de força muscular, a energia para realizar as mesmas atividades do dia a dia, e se recuperar depois de esforços físicos. Entretanto, um dos riscos da terceira idade é que algumas doenças silenciosas e que trazem o agravo rápido da saúde podem se instalar com mais facilidade. Entre elas, o Parkinson,  o Alzheimer e a Sarcopenia — a perda de massa muscular. Nesse sentido, praticar exercícios na terceira idade é uma forma sábia para se prevenir dos contratempos que surgem com maior frequência, nessa fase da vida. O envelhecimento para muitos é visto como o fim da vida, onde a pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, mas existe também aqueles que tem uma vontade imensa de viver, como o caso do jovem idoso francês, de 105 anos, Robert Marchand, que bateu o recorde ao percorrer 22,547 quilômetros em uma hora.

Há estudos que indicam que o envelhecimento dos nossos órgãos internos passa a ocorrer a partir dos 28 anos de idade, isso significa que tanto internamente como externamente o envelhecimento provoca progressivamente uma perda estrutural e funcional no organismo do ser humano.Aos 30 anos de idade homens e mulheres começam a perder massa muscular e possuem uma forte tendência a aumentar o percentual de gordura. Quando há perda de massa muscular há perda de força, o que tende a se agravar com o tempo e levar a vida de forma independente e autônoma torna-se uma tarefa difícil devido à falta de energia e o cansaço físico. É de extrema importância que todas as pessoas iniciem uma atividade física o quanto antes, pois além de proporcionar benefícios para o corpo a atividade física proporciona benefícios para a alma.

A falta de oportunidade de praticar atividade física na terceira idade faz com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade de viver, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazerem coisas extraordinárias. A atividade física oferece importantes benefícios à população da terceira idade, tais como: a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrites, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, bem estar físico e mental entre outros benefícios; proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas. A relação entre atividade física, qualidade de vida e envelhecimento é cada vez mais discutida e analisada na atualidade, e é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde, que um estilo de vida ativo, alimentação variada, suplementos vitamínicos, são fatores determinantes para um envelhecimento com qualidade.

*Articulista