(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024

Devido ao período de estiagem que causou prejuízos financeiros para os produtores rurais na safra 2021/2022, o Governo Federal decidiu liberar uma carta de crédito de R$1,2 bilhão destinada a auxiliar agricultores de Mato Grosso do Sul e dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A medida provisória foi pensada como uma forma de amenizar os impactos gerados pela seca nessas regiões. O dinheiro será direcionado aos pequenos produtores rurais que não possuem cobertura do Seguro Rural e Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Como consequência desse período com níveis de chuva inferiores à média histórica, houve grande perda nas safras, gerando consequentemente um efeito na renda e fonte de pagamento desses agricultores.

Com este crédito, serão disponibilizados descontos para os agricultores que contrataram financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento (Pronaf), chegando a até 58,5% nas parcelas no período de 1º de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2022.

O benefício está previsto no decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro publicado na edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º).