(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Membras do MS e da Bahia se reuniram para um dia de aprendizado

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – realizou o primeiro encontro do ano do Comitê Mulher, que congregou mais de 30 associadas em torno do tema ‘Comunicação, desinibição e oratória’. A atividade presencial ficou por conta da artista e produtora cultural, Társila Bonelli, e o momento foi conduzido pela socióloga e consultora, Gisele Gomes. O evento aconteceu no Hotel Bahamas, no último sábado, 09 de março.

Segundo a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Mirtes Moreno, o objetivo dos encontros do Comitê Mulher é fortalecer cada membra como potência e despertar para que cada uma assuma o seu papel de protagonista na vida pessoal, familiar, social e profissional, tornando-se liderança da própria vida e também na comunidade.

Durante a abertura do encontro, o diretor executivo da Cooperativa, Giorgio Martins Bonato, destacou o compromisso da Cooperativa em fomentar a participação das mulheres, se posicionando como uma instituição que constrói coletivamente nesse ambiente. “Tenho certeza de que todo o nosso movimento irá contribuir para que mais mulheres aflorem suas lideranças dentro do nosso Comitê”, destacou.

Dos 785 colaboradores da Sicredi Centro-Sul MS/BA, 63% são mulheres; entre os cargos de lideranças 44% são ocupados por mulheres. Os dados foram apresentados pelo vice-presidente da Cooperativa, Giancarlo de Souza, que também relembrou a expansão para a Bahia, o que vai favorecer o fortalecimento da Cooperativa. “Essa junção é de coração, de culturas e de trabalho”, disse.

Aprendizado

 Gisele Gomes, socióloga e consultora do Sicredi conduziu as atividades. Segundo ela, o tema ‘Comunicação, desinibição e oratória’ traz desconforto pela dificuldade das pessoas de falar em público. “Mas acolher o desconforto é um passo para o aprendizado, que se dá de forma espiralado. Então, é importante criarmos um repertório e acessá-lo de várias formas”. A artista douradense e produtora cultural, Társila Bonelli, fez inúmeras dinâmicas com base no tema proposto por meio do fazer artístico.

A membra do Comitê Mulher e produtora rural no município de Anaurilândia, Juliana Brascasin, disse que participar do Comitê Mulher é enriquecedor e despertou nela o seu propósito de vida. “Eu consegui aplicar objetivos em minha vida e um deles foi cumprido, o de alcançar minha independência financeira. Isso só tem me fortalecido”.

Iracema Reis é professora da rede municipal de Bataguassu e tutora da UEMS, com trabalho voltado para a formação de professores. Ela disse que o movimento do Comitê Mulher faz as mulheres pensarem no seu eu. “Muitas vezes esquecemos de nós e nem percebemos. Somos consumidas por tantos papéis, o de esposa, o de mãe, avó, profissional, que não nos permitimos ser nós mesmas”.

Já a empresária da Bahia, Adriana Barreiros, que coordena a atividade de esmalterias em Salvador, com participação de 90 mulheres, e mais 12 consultoras de uma empresa de saúde e bem-estar. “A gente que lidera como mulher enxerga o indivíduo como ser social. Somos agentes de transformação na vida das pessoas, eu creio muito nisso”, destacou.

Próximos encontros

Os próximos encontros do Comitê Mulher acontecerão em maio (Fundamentos do empreendedorismo e projetos), julho (Educação financeira), setembro (Diversidade, equidade e inclusão) e novembro (Gerenciamento de projetos). As membras continuarão as formações via Plataforma Crescer Mulher.

O grupo foi criado em 2022 e a proposta integra o programa nacional do Sicredi que discute e amplia a participação feminina, em âmbito global, no mundo do cooperativismo. Este ano, as membras já participaram do Clube do Livro, além de elaborarem o regulamento e outras formalidades necessárias para a execução da proposta.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, a atuação do Comitê Mulher é abrangente e perpassa um plano de ação claro e objetivo, que tem como base os direcionadores de sustentabilidade do Sicredi, incluindo o relacionamento e cooperativismo; o desenvolvimento local e as soluções responsáveis. “A ideia é congregar mulheres em uma causa maior, que é a igualdade de gênero para uma sociedade mais justa e próspera”.

Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA

A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa que possui 49 agências e área de atuação em 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. A Cooperativa oferece mais de 300 soluções para o seu dia a dia e para o dia a dia do seu negócio, te envolvendo nas decisões, fortalecendo a região onde atua, dividindo os resultados.

O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelos telefones 3003-4770 ou 0800 724 4770.

Conheça a Cooperativa pelo site www.sicredi.com.br/home e pelas redes sociais no Instagram @sicredicentrosulmsba e no Facebook @SicrediCentroSulMSBA