A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que neste ano as agências vão fechar em 11 feriados bancários nacionais em dias da semana, além de dois dias com expediente especial.
A entidade orienta a utilizar os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário.
Os dois primeiros dias sem expediente bancário serão no Carnaval, nos dias 20 e 21 (segunda-feira e terça-feira). Segundo a Febraban, a decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.
O cliente também deverá ficar atento ao expediente nas agências em dois dias deste ano. No dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, o início do atendimento será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.
Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
Os outros feriados bancários são: Sexta-feira Santa (7 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (8 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).