(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024

Para levar conhecimento aos gestores públicos do Estado e fomentar uma gestão pública inovadora comprometida com o desenvolvimento dos territórios, nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4), o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, foi palco para o 1º Congresso de Municípios de MS, realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com o apoio do Governo do Estado e Sebrae/MS.

Dialogar sobre políticas públicas com destaque para assuntos relevantes e pertinentes às administrações municipais, foi a grande proposta do congresso que contou com a participação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.  “É o primeiro congresso estadual feito para os municípios, o que representa um marco para o nosso estado e vem para discutir temas importantes como o municipalismo e a forma como as cidades irão se posicionar diante de tantas mudanças que ocorrem no cenário brasileiro, como a reforma tributária. Trazemos discussões referentes às políticas públicas para que esse trabalho se fortaleça e tenha impacto positivo lá na ponta, com melhorias na saúde, educação e segurança”, ressaltou o governador.

Como instituição que incentiva o desenvolvimento dos municípios e tem atuado junto às administrações municipais para promover a melhoria do ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae marcou presença no congresso como apoiador da iniciativa. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, foi homenageado e recebeu a honraria “Personalidade destaque em prol aos serviços prestados aos municípios de MS”. Na data, ele ressaltou o importante trabalho da instituição realizado por meio do programa Cidade Empreendedora.

“O Sebrae está presente em 37 municípios do Estado que confiaram no nosso trabalho e aderiram ao Cidade Empreendedora. Em parceria com as prefeituras, nós levamos conhecimento. Somente neste ano, já atendemos mais de 27 mil empresas diferentes nesses municípios, auxiliando o empresário para que ele possa permanecer de portas abertas, crescer e garantir o sustento da sua família. Sempre digo que a principal rua do comércio de cada cidade é capaz de gerar emprego e renda para alavancar a economia e, esse é o nosso papel, promover o desenvolvimento a partir da inclusão do pequeno negócio nesse processo”, pontuou Mendonça.

O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, ressaltou a importante contribuição do Sebrae no apoio aos municípios. “O Sebrae/MS é um grande parceiro da Assomasul e das cidades do Estado por sempre estar junto conosco incentivando a inovação na gestão pública e, hoje mais uma vez, contamos com esse apoio. O congresso é um marco na história de Mato Grosso do Sul, pois reúne prefeitos, prefeitas e gestores públicos para que possamos falar de diversos temas pertinentes às políticas públicas”, expôs o presidente.

Com uma ampla programação composta por palestras e painéis, os principais temas abordados durante os dois dias de evento foram: municipalismo, governança, reforma tributária, inovação na gestão pública e Rota Bioceânica. Durante o congresso, o programa Cidade Empreendedora foi apresentado ao público em um estande, além de ter sido tema de palestras e painéis.

Cidade Empreendedora em pauta

Promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios é a proposta do programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS aos municípios de Mato Grosso do Sul. O pacote de soluções tem trazido resultados significativos às 37 cidades que aderiram ao programa e, para apresentar aos gestores públicos os impactos positivos desse trabalho, as ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora fizeram parte das temáticas abordadas pelo 1º Congresso de Municípios de Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta-feira (4), o painel “Cidades Empreendedoras” foi uma das ações que compôs o cronograma. Conduzido pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o diálogo contou com a participação de dois prefeitos de municípios que participam do programa e são destaques na implementação de boas práticas: José Paulo Paleari, de Nova Alvorada do Sul, e Germino da Roz, de Batayporã. O encontro expôs ao público como funciona a atuação do programa e de que forma ele contribui para com as gestões municipais.

“Desde 2006, o Sebrae atua para transformar os municípios em ambientes favoráveis para os pequenos negócios se tornarem empresas mais competitivas e hoje temos o Cidade Empreendedora que possui esse propósito. O programa não é uma consultoria que o prefeito contrata, mas sim uma oportunidade do município se associar a uma agência de desenvolvimento que é o Sebrae. Levamos um pacote de soluções, pois o nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento a partir do fortalecimento dos pequenos negócios”, esclareceu Amarilha.

Na data, Germino relatou como o programa contribuiu para tornar a gestão pública de Batayporã mais eficiente. “No interior temos dificuldade encontrar bons técnicos, logo é um desafio montar uma equipe de trabalho. Com o Cidade Empreendedora, a gente recebeu o apoio que faltava. Tivemos orientações técnicas para que pudéssemos estruturar a equipe e trabalhar para alcançar resultados. Antes tínhamos uma cidade desestruturada do ponto de vista de planejamento e hoje conseguimos alcançar eficiência na nossa gestão”, enfatizou o prefeito.

Já Paleari apresentou como a iniciativa trouxe novas oportunidades de renda e fortaleceu o empreendedorismo no município. “O programa apoia a gestão pública para que a gente, ajude o pequeno comerciante a crescer e a gerar emprego. Temos mais de mil empresas em Nova Alvorada do Sul e o Sebrae trouxe o suporte para que a gente pudesse melhorar a vida dessas pessoas. Uma das iniciativas que implementamos foi o credenciamento do microempreendedor individual, para que ele pudesse prestar serviço para a prefeitura. Então, estamos trazendo oportunidade de renda para quem vive na nossa cidade e isso vai fazer com que o dinheiro circule ali e fomente a nossa economia”, comentou o prefeito.

Ainda durante 1º Congresso de Municípios de MS, as ações do programa Cidade Empreendedora voltadas para a promoção da sustentabilidade nos municípios foi o assunto abordado pelo analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Gonçalves Faria durante o painel “Municipalismo”. Além disso, o tema “Desenvolvimento Regional” foi abordado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável de Coxim e integrante do Movimento Norte Forte MS, Saimon Cândido, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, José Teixeira Júnior, ambos gestores públicos de municípios que integram o programa Cidade Empreendedora.

Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS atende 37 municípios por meio do programa Cidade Empreendedora: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.