Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na manhã de sexta-feira (19), um veículo Ford Fiesta carregado com 300 pacotes de cigarros e 20 unidades de pneus. Os produtos eram de origem estrangeira e transitavam no Brasil sem a documentação legal exigida.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização no entroncamento das rodovias MS-386 e MS-379 quando visualizaram o momento em que o condutor do Fiesta prata, que seguia no sentido Ponta Porã/Amambai adentrou bruscamente em uma estrada vicinal.
Após ser abordado, os policiais constataram o carregamento dos materiais ilegais. O homem, de 25 anos de idade, disse que foi contratado para pegar o contrabando na cidade paraguaia de Pedro Juan Cavalheiro Paraguai e que, o destino final dos produtos, seria a capital paulista.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 50 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.