Com incentivo da iniciativa privada Pescaria no Pantanal começa a beneficiar a cidade de Porto Murtinho que se tornou a principal porta de entrada de turistas e amantes da pesca.
Nos últimos anos Corumbá vista como a queridinha do Governo do estado do Mato Grosso do Sul, que investiu em divulgar a mesma na mídia nacional com repercussão internacional, por ser uma cidade com aeroporto e vários empreendimentos voltado ao turismo da pesca, sempre rendeu mais impostos ao estado com o que a mesma teve um maior desenvolvimento e passou ter mais lucros aos cofres públicos, já a cidade de Porto Murtinho ao Sul do estado, mesmo tendo o presidente da fundação do Turismo, que foi por dois mandatos prefeito da cidade, nunca saiu do lugar, a cidade pequena, também conta com aeroporto Municipal, serve como ponto de chegada de milhares de turistas a região, que foi “olvidada” pelo Governo do estado ao não render tantos impostos comparado a Corumbá, porém a região que sempre foi mais visitada começou a sentir o Impacto ambiental desse desenvolvimento e Porto Murtinho, praticamente virgem e pouco conhecida, aos poucos vem aparecendo para os brasileiros e turistas como o símbolo de grandes pescarias no Pantanal.
Nos últimos dois anos as cheias que castigaram regiões mais altas do Pantanal, favoreceu região de Porto Murtinho, por ser privilegiada com ampla planície alagàvel, com águas profundas e limpas de vários afluentes da região praticamente intocáveis, com as grandes quantidade de chuvas no período de defeso (piracema), quando milhares de cardumes de peixe acaba descendo com as águas das chuvas em grande volume, causando como se diz no ditado popular da região ( os peixes rodaram com a enxurrada no rio) além dos peixes voltarem mais rápido e com grande quantidade de alevinos beneficiando essa parte baixa do Pantanal, onde as águas são calmas e profundas, com alimentos fartos onde toneladas de sementes de arvores e frutos caem das arvores as margens de rios, desceram e encontrando águas paradas fica a decompor ou serem alimentos de muitos peixes.
Quando as secas castigavam Porto Murtinho a quatro anos atrás foi possível perceber o quantos as chuvas e importante para região, hoje ainda não começou a temporada de pesca e Porto Murtinho, mais já tem quase 70% de suas reservas concluídas, com as chuvas isso esta aumentando a cada dia e muitos turistas por conhecer a situação que encontraram nos últimos dois anos em Corumbá, começaram a Procurar Porto Murtinho e suas opções para pesca, além de estar sendo mais divulgada pela iniciativa privada pelos próprios turistas que vem a região e fazem pescarias, que pra muitos só acontecia no Passado, os mesmos hoje estão vindo acompanhados de amigos e terminam conhecendo e espalhando a noticia, o que leva os proprietários de empreendimentos da região, sentir a alta procura e ao mesmo tempo triste por ver uma parte do Pantanal sofrendo com o que para um é uma benção e para outros um sofrimento ante a falta de investimento do Governo do estado na região que tem um dos maiores potenciais para atrair milhares de turistas que a iniciativa privada sozinha não poderá levar adiante sem o apoio do estado.
NOVO MS – “Um Estado que não foge dos problemas. Não terceiriza responsabilidades. Não se omite perante os desafios que estão à nossa frente.” Governador Reinaldo Azambuja, do PSDB.
**
BALANÇO – A declaração foi durante o balanço do primeiro ano de mandato do governador e foi palco para a assinatura dos contratos dos Planos de Gestão, com as 13 secretarias estaduais e a Procuradoria Geral do Estado.
**
PROFICIÊNCIA – “Se pudesse traduzir, de maneira simples, o que hoje estamos fazendo aqui, eu diria que é cuidar com zelo dos recursos públicos e respeitar o grande sacrifício dos que pagam impostos”, afirmou Reinaldo.
**
DESTAQUES – Caravana da Saúde, que esteve em sete regiões na área da saúde; aumento do efetivo policial com 1,6 mil contratações e, a educação, o aumento que tornou o piso salarial dos professores o maior do País.
**
AUSTERIDADE – Apesar das muitas restrições do cenário econômico, Reinaldo Azambuja não tem nenhuma dúvida de que “conseguiu atravessar a tempestade em posição muito melhor que outros estados”.
**
MEDIDAS FUTURAS – Embasando as 174 metas para 2016, Azambuja disse que os projetos têm como objetivo melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; além de diminuir a mortalidade materna e a criminalidade.
**
COMPROMISSO ASSEGURADO – “Ninguém fará por nós o que é nosso dever. Por isso, mãos à obra. Vamos trabalhar muito, porque o Mato Grosso do Sul tem pressa”, finalizou Reinaldo, ciente da responsabilidade.
**
SOMOS IGUAIS – Desde que Luiz Inácio Lula da Silva transmitiu ‘o cargo de presidente da República para Dilma Rousseff, ele passou à condição de cidadão comum’, exceto se a Constituição Brasileira estiver errada.
**
PRESUNÇÃODE INOCÊNCIA – Diz o texto da Constituição Brasileira de 1988 em seu artigo 5.°, inciso LVII: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.
**
SOB SUSPEITA – O mesmo tratamento vale para todos os acusados na Operação Lava Jato que ainda não foram julgados e condenados. Presunção de inocência assegura ao acusado direito à ampla defesa.
**
SURREAL – Márcio Fernandes, agora filiado ao PMDB, conseguiu a proeza de reunir na mesma solenidade três novos adversários: o ex-governador André Puccinelli, o governador Reinaldo Azambuja, e o ex-prefeito Nelsinho Trad.
**
NOBEL DA PAZ – O poder de persuasão do deputado estadual sul-mato-grossense o credencia a conquista de honraria até então jamais pensada por um representante da política guaicuru.
**
CARO, HEIN! – Um juiz do interior de São Paulo usou a ironia ao condenar um homem a indenizar, em R$ 1, o diretório do Partido dos Trabalhadores em Piracicaba. O problema é conseguir a moeda para honrar a sentença.
**
CONDENAÇÃO OU DELAÇÃO – Afinal, o que é melhor: uma delação premiada ou ser condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa?
**
WILLIAM SHAKESPEARE – “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
AMPLAVISÃO 1181 – Eleições, Dilma e Lula no cardápio
BEM PENSADO O deputado Marcio Fernandes deu meia volta no projeto de tentar a prefeitura da capital. Aos 37 anos de idade quer aproveitar o 3º mandato para se aprimorar politicamente. Concluiu: ousadia não pode ser confundida com precipitação.
EM ALTA Marcio mostrou prestígio na sua filiação ao PMDB atraindo as lideranças do PSDB, PSB, PRTB, PT do B, PSC, PTB e PR, 12 vereadores da capital, prefeitos e lideranças interioranas. Foi o ato de filiação que agregou o maior número de lideranças.
REFLEXOS A decisão de Marcio já produz efeitos no projeto do PMDB, com as opções de André e Marun. A outra alternativa seria uma composição com o PTB de Nelsinho Trad, esquecendo os velhos atritos que motivaram sua saída do PMDB.
APOSTAS Elas existem na defesa da tese de que a candidatura de Nelsinho atenderia não só o projeto do PMDB como também os anseios do PSDB. Quem olhar para 2018 vai entender as chances da composição destas duas maiores forças no Estado.
PSD-CACIFE: 58 vereadores, os vices prefeitos de Anaurilândia e de Corumbá, os prefeitos de Bandeirantes e Naviraí, além do deputado Marquinhos Trad. Na capital são apenas dois os vereadores: Chiquinho Teles (3.729 votos) e Coringa ( 3.127 votos).
O PILAR de sustentação do partido é o deputado Marquinhos que construiu a trajetória política baseada na capital, onde nas eleições de 2014 obteve 35.007 votos ( 8,20% dos votos válidos), sendo o mais votado, seguido por Rinaldo com 17.587 votos.
TRAJETÓRIA Iniciada para a vereança da capital de 2004 com 11.045 votos, (o mais votado). Em 2006 elegeu-se deputado estadual com 35.777 votos (5º lugar) e reeleito com a maior votação em 2010 com 56.827 votos. Em 2014 obteve 47.015 votos.
CENÁRIO É nebuloso pelo fim da aliança PMDB-PSDB, enfraquecimento do PT, pela falta de apoio político ao atual prefeito Bernal e pelo desgaste da classe política devido aos escândalos que sacudiram a capital nos últimos tempos. Tudo isso conta!
DESAFIOS de Marquinhos: Aproveitar a baixa rejeição das pesquisas para crescer no eleitorado; chegar aos 2º turno sem atritar com adversários para tê-los como aliados na fase final e montar um arco de alianças com candidatos competitivos a vereança.
E MAIS… Terá que conquistar o eleitor das classes A e B – onde tem restrições, usando de interlocutores (Nelsinho?) que navegam bem por lá. Portanto, agregar será a palavra de ordem de Marquinhos, desarmando-se e repensando alguns conceitos e posturas.
O PARTIDO Seria ele o menos importante, apenas o instrumento para viabilizar uma candidatura? “É relativo!”; na expressão de Justo Veríssimo. Partido com raízes sólidas ajuda. E neste item, Marquinhos estaria em desvantagem em relação aos concorrentes.
‘DELÍRIO’ Apesar da lei sobre o financiamento de campanhas, não se pode ser tão ingênuo imaginando uma campanha baseada no gogó e sola de sapato. Cada postulante, a seu modo, viabilizará o caixa para uma campanha complicada sob todos os aspectos.
NELSINHO Não foi para o PTB para fazer turismo. É a melhor referência administrativa para se contrapor a Bernal. Ele tem menos resistências partidárias que o irmão. As filiações ao PTB dos vereadores Edyl, Saci e Chocolate são sintomáticas.
ROSE Não pode ser comparada à ex-senadora Marisa, mas foi importante na vitória tucana na capital. Isso conta! Mas Reinaldo agirá com a razão ou coração levando-se em conta também os cargos disponíveis no pleito de 2018? A decisão ocorrerá neste dia 25.
AYACHE Cauteloso, sabe; não é hora de avançar o sinal. É novo, vai muito bem à frente da Cassems e aumentará o seu crédito para 2018. Até lá se livra do estigma de ex-petista conquistando eleitores de novas tendências. Tem futuro político sim senhor!
MAIS UM… Sempre achei que o prefeito Paulo Duarte, de Corumbá, – a exemplo de Ayache – não levava jeito próprio de um petista. Paulinho é político leve, articulado, sem aquele ranço que estamos acostumados a ver no PT, que está descendo a ladeira.
TARDE DEMAIS! O deputado Felipe Orro não ouviu as lições de seu pai? Acreditou piamente em Dagoberto e deixou o PDT decepcionado. Ora! O deputado quer reinar só para negociar as vantagens do apoio do PDT no pleito da capital. É aquele velho filme.
KRAMER: “Não foi o PT que inventou a corrupção”. Também não foi o Senna que inventou o automóvel, não foi o Pelé que inventou o futebol, não foi Bach o inventor da música. “É perfeitamente possível ser o melhor naquilo que os outros inventaram”.
MARCO A. VILLA: “A presidente se sustenta no vazio e aprofunda o desastre econômico. Perdeu a capacidade de governar. Quanto mais cedo sair, melhor. Não há chance de que possa se recuperar. A agonia do PT não pode ser a agonia do Brasil.”
DEMÉTRIO MAGNOLI: “Num país sério, os pedalinhos, esses singelos presentes aos netinhos de Lula, poderiam ser ignorados por policiais, procuradores e juízes…Os pedalinhos não são patrimônios, mas indícios…;chegamos a um projeto internacional que associa poder e dinheiro: a geopolítica do lulismo.”
REINALDO AZEVEDO:“Não se enganem: esses gatos pingados que se dispõem a sair às ruas em defesa de Lula e do PT estão apenas defendendo um meio de vida. Eles conseguiram, afinal, se livrar de uma maldição bíblica, não é mesmo? Ganhar a vida sem trabalhar.”
SERGIO MORO: “Não vai se mudar o sistema e a cultura se formos esperar os governos e políticos; não precisamos deles para criar a iniciativa empresarial interna contra pagamento de propina e corrupção”. (trecho de sua palestra recente em Curitiba)
“Se as empresas não pagassem as propinas na Petrobras, os partidos políticos não iriam ver isso com bons olhos.” ( Paulo Roberto Costa)
Deputado Zeca do PT recebe vereador Maykon da Silva que faz reivindicação
O vereador, presidente da câmara municipal de Caracol Maykon da Silva (PT) esteve reunido com o deputado federal Zeca do PT na manha desta segunda-feira dia (07) em seu escritório político em Campo Grande. Maykon apresentou demandas na área da saúde e infraestrutura.
Maykon tratou de vários assuntos com Zeca do PT, fez solicitação e cobrou empenho na liberação de recursos para o município.
De acordo com Maykon, foi uma ótima conversa, onde pude reforçar o pedido para o deputado liberar recurso para aquisição de uma pá carregadeira e um aparelho de Raio X para o hospital de Caracol.
A reunião foi muita boa, consegui mostrar como se encontra a saúde do nosso município. A principal reivindicação foi para que o deputado atue no sentido de conseguir por meio de uma emenda parlamentar, a liberação de recurso para a aquisição de um RX, explicou o vereador.
“É importante para nossa cidade receber esse equipamento, que se faz necessário o investimento para atender com qualidade a demanda”, falou o parlamentar caracolense.
Maykon reforçou o pedido para que Zeca do PT viabilize recurso para aquisição de uma pá carregadeira, a chegada dessa máquina para auxiliar na demanda de serviços é importante, especialmente após os vários estragos ocorridos em todo o município com as intensas chuvas, disse Maykon.
“Esperamos que os encaminhamentos possam ser atendidos, sobretudo para que possamos oferecer serviços de melhor qualidade a nossa população”, completou Maykon.
Premiação distribuirá um total de R$ 125 mil entre as melhores reportagens nas mídias de rádio, TV, impresso e internet
A Estácio, uma das maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, lança o Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016, que irá escolher as melhores reportagens veiculadas no país sobre Ensino Superior. Criado em 2011, o Prêmio Estácio de Jornalismo tem o objetivo de fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o Ensino Superior no Brasil, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para o desenvolvimento do país.
O prêmio é hoje o único em nível nacional dedicado exclusivamente a esta temática. Veículos de imprensa de todo o Brasil podem concorrer nas mídias TV, Rádio, Internet e Impresso, tanto na modalidade Nacional, quanto na Regional. São elegíveis reportagens que tenham sido publicadas ou veiculadas pela primeira vez entre 11 de junho de 2015 e 10 de junho de 2016.
Desde sua criação, o Prêmio Estácio de Jornalismo vem demonstrando um crescimento expressivo na quantidade de reportagens inscritas e na qualidade dos conteúdos produzidos pelos jornalistas. Até o momento, o prêmio registrou a participação de mais de 700 jornalistas e profissionais de imprensa, que inscreveram um total de 1.094 reportagens veiculadas em 25 estados e no Distrito Federal. Foram mais de 100 premiados, entre concorrentes individuais e equipes, desde 2011.
Para o presidente da Estácio, Rogério Melzi, o grande legado do Prêmio é associar de forma inequívoca educação e imprensa livre. “Através deles, podemos transformar verdadeiramente o país e ajudar a fazer um Brasil melhor, mais justo e mais desenvolvido.”
INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO
Para facilitar o processo, o prêmio conta com uma plataforma online de inscrição. O acesso poderá ser feito por meio do sitewww.premioestaciodejornalismo.com.br . É possível fazer o upload de matérias via plataforma, ou seja, sem necessidade de ter que enviar o material pelo Correio. Na edição 2015, 100% das reportagens foram encaminhadas através da plataforma de inscrição online, mostrando que além de prático, o processo é seguro e rápido. Mas aqueles que optarem por enviar suas reportagens pelo Correio poderão fazê-lo da mesma forma. Os dois formatos de envio serão aceitos.
As inscrições pela internet só poderão ser efetuadas até as 23h59 do dia13 de junho de 2016. A partir deste horário o sistema vai bloquear qualquer intenção de inscrição. Já a data limite de postagem ou entrega do material é o dia 13 de junho de 2016, lembrando que cada reportagem inscrita pelo Correio deve ser acompanhada de uma ficha de inscrição (disponível no site) e do arquivo digital (gravado em CD ou DVD). Cada concorrente poderá inscreveraté 5 (cinco) reportagens.
O Prêmio Estácio de Jornalismo irá atribuir à melhor reportagem produzida no ano sobre o ensino superior um prêmio principal. Todos os trabalhos finalistas, independentemente da categoria em que estiverem inseridos, concorrerão ao prêmio máximo, o “Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2016”.
Os R$ 125 mil, distribuídos entre os nove vencedores, serão divididos entre duas modalidades: Nacional e Regional, e estas divididas nas categorias Impresso (Jornal e Revista), Televisão, Rádio e Internet. Na modalidade Nacional, o prêmio para cada vencedor será no valor bruto de R$ 15 mil. Na modalidade Regional, o prêmio para cada vencedor será no valor bruto deR$ 10 mil. O vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2016, receberá a quantia bruta deR$ 25 mil. Todos receberão certificado e troféu alusivos à premiação.
JULGAMENTO
A apreciação das reportagens será realizada em três etapas:
Na primeira etapa, uma comissão da Estácio ficará encarregada de fazer uma pré-seleção dos trabalhos. Caberá a esta comissão averiguar se os trabalhos inscritos seguem os critérios definidos pelo regulamento.
As reportagens que atenderem aos critérios do regulamento serão encaminhadas para a Comissão de Seleção. Esta comissão será integrada por professores universitários de Jornalismo da Estácio, com atuação no mercado de trabalho em várias partes do país. Caberá a eles indicar os 3 (três) finalistas de cada categoria (Impressa, TV, Rádio e Internet), nas modalidades Nacional e Regional.
Na terceira e última etapa, uma Comissão de Premiação, composta por formadores de opinião de projeção nacional, como ocorreu nas cinco primeiras edições do prêmio, terá a função de indicar os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016 em cada categoria e também o vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2016. Os membros da Comissão de Premiação serão conhecidos e divulgados ao longo do processo.
RESULTADOS
Os finalistas terão seus nomes divulgados em agosto e o anúncio dos vencedores será feito durante solenidade, em lugar e data a serem divulgados oportunamente.
Mídias sociais: Em 2015, criamos a página do prêmio no Facebook e no Linkedin para dar mais visibilidade ao programa nas mídias sociais. Em 2016, reforçaremos a divulgação nas mídias sociais utilizando também o Twitter.
AMPLAVISÃO 1180 – CENÁRIO CONFUSO E RUIM PARA O GOVERNO
‘O SERENO’ É o grande inimigo daqueles que ocupam cargos na administração pública e que pretendem concorrer às eleições. Eles devem deixar o cargo até 6 meses antes das eleições. Sem cargo, podem perder espaço e se enfraquecerem politicamente.
DETALHES Teremos uma campanha relâmpago com ‘apenas’ 45 dias de programa eleitoral. Anotem: será a campanha que mais exigirá competência da assessoria para resolver as questões jurídicas resultantes de ações dos adversários. Uma guerra!
PROMETE! Com 35 mil habitantes, Naviraí terá duelo de gigantes em outubro. Com o prefeito Leo Matos tentando a reeleição, terá pela frente o ex-prefeito Zelmo de Brida ( PMDB) e o empresário Elton Capucci, (PSDB) apoiado pelo deputado Onevan.
NA CAPITAL Reinaldo vai administrando bem a saudável disputa interna no PSDB sem descartar apoio a outras candidaturas como de Nelsinho ou Marquinhos Trad. Tudo dependerá – é claro – das pesquisas e do cenário na época. Joga certinho até aqui.
CALMA… Eduardo Ridel vem se revelando no Governo Estadual por um conjunto de méritos pessoais. Ele não atravessa o sinal tentando queimar etapas por razões óbvias, mantendo o estilo discreto e eficiente que ganha admiração e elogios dos companheiros.
O GOVERNADOR Reinaldo tem olho clínico; sabe que Ridel tem futuro garantido no projeto político do PSDB, podendo concorrer à Câmara Federal por exemplo. Claro que o cenário político muda, mas o homem público deve fazer a leitura com outros olhos.
CHEGANTES Com Picarelli e Mara, o PSDB salta para 7 deputados e se fortalece para disputar a sucessão na Assembleia Legislativa inclusive. Já na Câmara da capital, o ingresso de Magali, Flávio Cesar e Chadid fortalece o ‘ninho’ agora com 5 membros.
MARA A chegada da deputada ao PSDB não deixa de ser um fato novo na sucessão da capital. Seu perfil é bom, corajosa tem incorporado a indignação ao seu discurso na Assembleia. Critica o PT e o Planalto e peitou questões polêmicas como do CIMI.
A PROPÓSITO Na CPI do CIMI , o delegado Marcelo A. de Oliveira, (PF), que presidiu o inquérito de Reintegração de Posse da ‘Buritis’, disse que os índios foram incitados pelo CIMI e inclusive apreendeu um manual de fabricação de bomba caseira.
ENFIM… Como diz o deputado Zé Teixera: “a máscara do CIMI caiu pelas provas nas invasões no MS. O CIMI dá cestas básicas aos índios incentivando invasões e interfere também na escolha dos caciques das aldeias. É claro, aí também tem o dedo do PT.”
‘INTOCÁVEIS’ Ocupantes de cargo público deveriam receber as críticas da mídia com serenidade, até como aprendizado ou simples sinalização. Mas nestas horas a velha incoerência aflora; o direito de opinar é bom, desde que não contrarie seus interesses.
DELCÍDIO Abandonado pelo PT optou pela delação que sacode o país. O entrave foi a postura do ministro Teori Zavascki em rejeitar a delação para 6 meses, prazo em que o senador esperava se safar do julgamento no Senado. O bom: a delação já homologada!
O LEITOR já conhece os termos da delação e questiona os desdobramentos. O PMDB se une e junta-se a oposição, saindo do governo? O PT incentivará uma reação de rua para protestar alegando ‘golpe da elite’? E o impeachment ganhará força agora?
TEMER Infeliz no último programa do PMDB na TV. Tentou contemporizar a grave crise econômica pedindo a união de todos. Só bobagem. Ele vive em outro país? Um discurso morno, incoerente e que afunda ainda mais o PMDB aos olhos do povo.
SEM ESQUECER… O PMDB não é partido de santos. São 12 denunciados na Lava Jato; entre eles Renan, Eduardo Cunha e Edson Lobão. Pergunta que não se cala: Como pregar moralidade na administração pública associando-se as bandalheiras do PT?
‘O MILAGRE’ Não é só aqui no Estado que os petistas melhoraram o próprio padrão de vida com direito a ostentação vergonhosa. Em todo o país essa transformação agride ao cidadão que trabalha duro. O caso dos filhos de Lula é emblemático, horroroso.
A PERGUNTA: Por que os filhos de Lula ficaram tão ricos em tão pouco tempo – mesmo sem capital inicial para fundar empresas e sem conhecimento especializado sobre as atividades? Enquanto os mortais sofrem, eles esnobam vergonhosamente.
APLAUSOS a Polícia Federal pela sua postura e excelente nível de seus delegados.
Aliás, foi no governo de FHC que o pessoal da Federal foi incentivado a se especializar nos ‘States’ no combate ao crime organizado. Gente concursada, sem padrinhos.
FALHOU O plano do governo era colocar gente de sua confiança para comandar a Polícia Federal e melar as operações em curso, principalmente a Lava Jato. Com os episódios recentes o plano furou e ganhou a repulsa dos integrantes da Polícia Federal.
LULA Nada como ser amigo dos poderosos empreiteiros que dominam o setor da construção. Sem limites, não poupou nem a adega do Palácio do Planalto e levou 11 caminhões de bebidas para o sítio de Atibaia. Quem nunca comeu mel, se lambuza.
EVIDENTE que após a postagem da coluna novos fatos já terão ocorrido. Indago: será que o deputado Vander e seus colegas de PT terão coragem para sair às ruas da capital e protestar contra a Polícia Federal? Boa chance para medir o prestígio do PT.
A TÁTICA é conhecida. Como faziam os comunistas e nazistas inclusive, o PT usa de terceiros para essas ações de ruas. Líderes sindicais comprometidos e entidades ligadas ao regime insuflam a bagunça promovendo o quebra quebra. ‘Ovo de serpente’.
“Nunca, antes neste país, se roubou tanto como agora”. (governador Reinaldo Azambuja)