mar 24, 2016 | Mato Grosso do Sul
Amplavisão 1183 – O BEM QUE A LAVA JATO VEM FAZENDO
ACONTECEU! O que era apenas boatos nos bastidores acabou virando realidade. A justiça pode ter metido o dedo no processo sucessório da capital ao envolver o ex-prefeito Nelsinho no escândalo que apura irregularidades na administração pública.
‘LAMA ASFÁLTICA’ Impossível antever seus estragos do ponto de vista eleitoral pela sua complexidade processual. No caso de Nelsinho há sim a preocupação de se achar o remédio jurídico a fim de que sua candidatura não fique inviabilizada.
‘PLANTÃO’ O deputado Marcos Trad manteve-se eticamente correto quanto a pré-candidatura de seu irmão Nelsinho. A pergunta que se faz agora: se inviabilizada a candidatura dele, Marcos seria a opção natural do grupo político e de alguns partidos?
ENFIM… Esse fato sacudiu o processo eleitoral, que aliás, está atrelado a vários prazos improrrogáveis do calendário oficial. Só após a Semana Santa é que teremos uma visão mais clara do cenário e de eventuais movimentos dos políticos interessados. É esperar.
ALELUIA! Finalmente a OAB libertou-se do PT e mostrou sua face democrática e aderiu ao impeachment. Até então a entidade tinha se acovardado; seu ex-presidente nacional queria ser nomeado (pela Dilma) para um tribunal superior qualquer.
COMUNISTAS ‘guaicurus’ engrossam o coro “não vai ter golpe” repetindo as velhas contradições. Postam-se de vítimas do ódio, aliás, incomparável ao que foi plantado e cultivado por Stalin na Rússia – que matou mais gente do que o horroroso Hitler.
A PROPÓSITO Não há espaço no Brasil para o comunismo. O mundo mudou – só sobrou a Coreia do Norte – o muro de Berlim caiu e até Cuba se rende a nova realidade. Santa incoerência: pregam o comunismo, mas adoram as benesses do capitalismo.
MATANÇAS comunistas: China 65 milhões, Rússia, 40 milhões, Camboja 2 milhões, Vietnã 1 milhão, Europa Oriental 1 milhão e America Latina 150 mil. Só Fidel, ‘angelizado’ pelos petistas e outros esquerdistas – fuzilou 22 mil pessoas em Cuba.
O LIVRO “Dos filhos deste Solo”, do petista Nilmário Miranda mostra: foram 424 mortes, sendo 293 assassinatos, de inimigos do regime de 1964. Mas tenta-se comparar o fato aos casos da Argentina e Chile. Aí nasceu aqui a indústria das indenizações.
XERETAS Os petistas adoram xeretar a vida dos adversários. Lula foi ao ‘extase’ ao falar do caso do vazamento do Wikileaks sobre o governo dos ‘States’. Agora, criticam o vazamento dos telefonemas de companheiros autorizados pela justiça. Estranho, não!
NA INTERNET: “O raciocínio do lulo-petismo é assim. O cara rouba uma loja, mas acaba pego. Logo, a culpa é da câmara de um golpista que violou a privacidade do ladrão.” Qualquer semelhança com Lula na Lava Jato não é mera coincidência.
‘GOLPE’ Com a corda no pescoço Dilma insiste na tese do golpe. Mas que golpe? Ela ignora os procedimentos legais e as derrotas do Governo no STF e ameaça transformar o Brasil numa Venezuela. O PT, junto com Maluf e Collor é a síntese da bandalheira.
SERGIO MORO O Governo também finge ignorar a credibilidade do juiz junto à opinião pública. As pesquisas mostram que a população quer a continuidade da Lava Jato para expurgar as mazelas da política brasileira. Falar em fascismo é lorota petista.
ODEBRECHT É uma espécie de mãe dos políticos brasileiros. Essa lista de 316 beneficiados de 24 partidos mostra bem a extensão de seu poder e influencia junto as administrações públicas em todos os níveis. Vamos esperar o ‘day after’.
RENOVAÇÃO Qual seria o o perfil do cidadão disposto a se filiar no PT ? Quando o ex-deputado Biffi diz que renovará o partido, deve estar consciente de que o PT pagará também o preço do caciquismo do mesmo grupo que continua no seu comando.
DESILUDIDOS Foram quase 50 vereadores e nada menos do que 8 prefeitos dos 14 que o PT detinha no Estado. Alguns deles do interior admitem que ficaram de ‘saia justa’, estigmatizados até – após tantos escândalos e prisões de lideranças petistas.
CAPITAL Especula-se de tudo, inclusive que a ex-vereadora Thereza Naime (PDT) poderia ser candidata a vice prefeita de Bernal. Faria parte do projeto do deputado Dagoberto em tentar o senado em 2018. Não deixa de ser uma opção interessante.
PRONTO! O deputado Renato Câmara surpreendeu pela leitura inteligente e rápida que fez do cenário político de Dourados. Já tornou público que está à disposição do PMDB para disputar as eleições enfrentando o deputado Geraldo Resende inclusive.
DOURADOS é a ‘república’ onde tudo pode ocorrer ( Artuzi). Com a ida da vereadora Adelia Razuk para o PR cria-se uma nova situação. Ela toparia compor com Renato ou Geraldo? E com seus 10% (mínimo) dos votos, o PT poderá ser o fiel da balança.
VAI SIM! Visto como a grata surpresa na Assembleia Legislativa, o deputado Barbosinha deve comandar a SEJUSP. Articulado, sabe lidar com cargos executivos e assim aproveita para repensar o seu projeto eleitoral. Tenho certeza: vai dar certo!
VENDE-SE “Vendo minha casa. Vendo meu carro. Vendo minha moto. Vendo minha loja. Vendo meus quadros e meus livros. Vendo meus tapetes. Vendo meus discos e meus CDs. Meu computador (nesse mesmo que estou escrevendo agora). Dante Filho.
SILVIO SANTOS: “ Autorizo o jornalismo a bater. Podem cortar verbas, o cão, o diabo a quatro! Não dependo do dinheiro do governo. Prefiro ficar ao lado do povo. Vamos bater até cair, e se não cair, morreremos tentando. A audiência do povo de bem me basta.”
“É HORA DE IR, DILMA.” – ( na capa da revista britânica The Economist)
mar 24, 2016 | Mato Grosso do Sul

Entrevista foi concedida pelo primeiro secretário da ALMS
Em entrevista na tarde desta terça-feira (22/3), o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Zé Teixeira (DEM), afirmou que o concurso público para o quadro pessoal garantirá economia de recurso e melhoria de serviços da Casa de Leis.
“O concurso será para nível superior e médio e os que passarem irão atender as diretorias. Eles serão quadros técnicos, que trarão agilidade e modernidade para o serviço, além de que iremos economizar, pois estão aposentando cerca de 135 funcionários e vamos oferecer cerca de 80 vagas, o que for levantado suficiente para atender o Legislativo e os salários terão um parâmetro previsto em edital”, explicou Zé Teixeira.
Uma comissão foi montada para definir cada detalhe do concurso, ainda sem data definida. O edital da licitação para contratação da empresa que fará o certame já foi publicado e a abertura dos envelopes do pregão presencial para verificação do menor preço global está marcada para o dia 1º de abril, às 9h no Plenarinho Nelito Câmara.
“Estamos fazendo esse concurso na maior lisura possível. A abertura dos envelopes vai ser pública e transparente. Chamamos a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil – MS] e o Ministério Público Estadual para acompanhar todo processo. Os cargos não serão políticos, que a pessoa sai quando o deputado não é reeleito, mas sim vão ser efetivos, com pessoas qualificadas para atender a Casa de Leis”, finalizou o deputado.
mar 24, 2016 | Mato Grosso do Sul

Mochi afirmou que período eleitoral não prejudicará tramitação das matérias e desenvolvimento das sessões
O momento eleitoral não vai alterar o andamento dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em entrevista à jornalista Karine Cortez, da Rádio Assembleia, nesta terça-feira (22/3), o presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), afirmou que “as eleições municipais, obviamente, despertam o interesse e têm a participação efetiva dos deputados estaduais. Mas, em nada, este período irá prejudicar a tramitação das matérias e desenvolvimento das sessões legislativas”.
Mochi lembrou que, conforme o Regimento Interno, as sessões acontecem às terças, quartas e quintas. Desta forma, os deputados terão os finais de semana, segundas e sextas para participarem das campanhas eleitorais dos seus candidatos nos municípios. “Já tivemos essa experiência em eleições anteriores e, certemente, nesta também não teremos nenhuma consequência aos trabalhos da Casa de Leis”, apontou.
Com relação ao debate de temas políticos, o presidente da Assembleia Legislativa destacou o senso de responsabilidade dos parlamentares estaduais. “Em determinado momento, o debate político pode tomar conta de algumas sessões. Isto é natural e faz parte do processo democrático. Somos uma casa legislativa, mas aqui também estão os representantes políticos da sociedade sul-mato-grossense. É natural que os debates ocorram, mas em nenhum momento as discussões vão atingir o nível do desrespeito ou afetar o bom andamento dos processos eleitorais”, avaliou Mochi.
O deputado também comentou o curto período definido para a campanha deste ano. A lei 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, reduziu o tempo da campanha de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. “Teremos uma campanha curta e não tenho dúvida que a Casa saberá se posicionar de forma adequada, sem deixar de desenvolver normalmente as atividades legislativas”, finalizou Mochi.
Mudanças – Ainda conforme a Reforma Eleitoral, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos.
Outra mudança promovida pela lei no ano passado corresponde à alteração no prazo de filiação partidária. Quem quiser disputar as eleições em 2016 precisa filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.
* Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
mar 24, 2016 | Mato Grosso do Sul
O valor foi tingido na manhã desta quinta-feira (24), e com ele seria possível construir 1,7 mil postos de saúde equipados
O Impostômetro instalado na frente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), atingiu hoje (24), os mais de R$500 milhões pagos pelos campo-grandenses ao município. Com esse valor é possível construir mais de 10 mil postos policiais equipados, construir 1,7 mil postos de saúde também equipados, pagar quase 650 mil salários mínimos, contratar mais de 31 mil policiais por ano, pagar 34 meses de luz de todos os brasileiros, contratar mais de 37 mil professores de ensino fundamental por ano ou até construir mais de 36 mil salas de aula equipadas.
Quando dividimos o valor arrecadado na capital pela estimativa de habitantes da cidade, o resultado é de mais de R$600 pagos por pessoa, de janeiro até o momento, ou seja, uma família com quatro pessoas já pagou mais de R$2.400 em impostos somente neste ano. “O valor é muito expressivo e se bem administrado dá para realizar todos as ações e investimentos que os munícipes precisam”, diz o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.
Impostômetro – Para dar ainda mais força ao movimento #JuntosFaremos, lançado pela ACICG em 2015 e que defende, entre seis importantes bandeiras, o pagamento de Menos Impostos e uma Gestão Pública Eficaz, a Associação Comercial inaugurou no 3 de março o Impostômetro. O equipamento é uma importante ferramenta que mostra por meio de um painel instalado na fachada da Associação Comercial, o acumulado dos impostos pagos pela população e arrecadados pela Prefeitura, pelo Estado e pelo País, em tempo real. Além dos R$500 milhões registrados pelo impostômetro municipal hoje (24), foram pagos mais de R$485 bilhões aos cofres do Brasil, e mais de R$2 bilhões ao governo do estado de MS.
mar 23, 2016 | Mato Grosso do Sul

Senado aprova uso da fosfoetanolamina, a ‘pílula do câncer’
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (23) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2016, que autoriza pacientes com câncer a usarem a a fosfoetanolamina sintética antes de seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no dia 17 de março e segue agora para sanção presidencial.
Pelo texto, do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), o paciente deve apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico e assinar termo de consentimento e responsabilidade. O uso da substância é definido como de relevância pública.
O projeto autoriza produção, importação, prescrição, posse ou uso da substância independentemente de registro sanitário, em caráter excepcional, enquanto estiverem em curso estudos clínicos acerca do produto. Para produzir, importar, prescrever e distribuir a substância, os agentes precisam ser regularmente autorizados e licenciados pela autoridade sanitária competente.
Utilização
A fosfoetanolamina é uma substância que imita um composto que existe no organismo, identificando as células cancerosas e permitindo que o sistema imunológico as reconheça e as remova. Pesquisas sobre o medicamento vêm sendo feitas pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), há cerca de 20 anos. O órgão fazia sua distribuição de forma gratuita.
Em 2014, a droga parou de ser entregue, depois de uma portaria da USP determinar que substâncias experimentais deveriam ter todos os registros antes de serem liberadas à população. Sem a licença, pacientes passaram a conseguir a liberação na Justiça, por meio de liminares. Em nota divulgada à imprensa, a Anvisa informou não ter recebido nenhum pedido para realização de ensaios clínicos ou solicitação de registro dessa substância, manifestando preocupação com o uso de medicamentos sem a devida autorização.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
mar 19, 2016 | Mato Grosso do Sul

Jornalista Roberto Costa
IRONIA DO DESTINO – “No Brasil é assim: quando um pobre rouba vai para cadeia; quando um rico rouba, vira ministro”. Luiz Inácio Lula da Silva – 1988.
**
OFUSCADA – A posse do ex-presidente da República no cargo de primeiro-ministro (Chefe da Casa Civil), Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não pode ser comemorada pela militância petista.
**
PENETRA – O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu, por meio de uma decisão liminar, a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil.
**
DECUPAGEM – As gravações liberadas pelo juiz Sérgio Moro, revelando a podridão existente nos porões da política, continuam fazendo estragos e causando indignação em todos os setores da sociedade.
**
DECUPAGEM I – De acordo com a transcrição das gravações, Lula ofendeu da forma grosseira o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, além de achincalhar o procurador-geral de justiça Rodrigo Janot.
**
REPÚDIO – O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), repudiou veementemente notícias publicadas na imprensa, as quais classificou de injustas e grosseiras, de que Suprema Corte estaria “acovardada” perante o cenário político e institucional do País.
**
GRAMPO – A afirmação a qual o ministro se refere foi feita pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em conversa telefônica interceptada por ordem judicial. O ministro afirmou que “ninguém, absolutamente ninguém, está acima da autoridade das leis e da Constituição de nosso País”.
**
GUARDIÃ – “Eu queria dizer que os constituintes de 1988 atribuíram a esta Suprema Corte a elevada missão de manter a supremacia da Constituição Federal e a manutenção do Estado democrático de direito. Eu tenho certeza de que os juízes dessa Casa não faltarão aos cidadãos brasileiros no cumprimento deste elevado múnus”. Vilmar Lewandowski, presidente do STF.
**
FORA DE FOCO – A convulsão política nacional fez tirar de cena as delações premiadas do senador Delcídio do Amaral, do ex-deputado federal Pedro Corrêa, e da esposa do marqueteiro João Santana, Mônica Santana.
**
POVO NA RUA – Desde que o nome de Lula foi anunciado para compor o secretariado da presidente Dilma Rousseff, as manifestações contrárias eclodiram praticamente em todo o país.
**
RESPALDANDO – O desempenho até o presente momento do juiz Sérgio Moro, do procurador Rodrigo Janot, da Polícia Federal, do Gaeco, tem o total apoio dos brasileiros que não suportam mais serem roubados.
**
E NÓS AQUI?! – A hecatombe política – como diria o advogado e jornalista Pierre Adri – fez tirar de cena as mais recentes mudanças, o troca-troca partidário ocorrido na Capital e no interior do Estado.
**
“Quando você acha que já viu de tudo, vem a política e te mostra que as coisas podem piorar ainda mais”.Pablo Gabriel Ribeiro Danielli.
**