Graças às decisões políticas, que passam pelo crivo da Assembleia Legislativa, as forças de Segurança Pública estão recebendo os investimentos necessários para melhor proteger o cidadão sul-mato-grossense. É o que destacou o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis, durante a formatura dos 224 novos policiais civis, na segunda-feira (11).
“É dia de comemoração, e para quem começou há seis anos, estão de parabéns, com todo o empenho nessa pandemia, e isso teve início, pois houve um negócio chamado decisão política, quando em todos os lugares que íamos, o que a população pedia era Segurança Pública, e Reinaldo Azambuja teve a decisão política de investir em nossa Segurança Pública. Hoje em Mato Grosso do Sul, temos uma segurança pública de qualidade, inteligência e resolutividade, a melhor Polícia Civil do Brasil”, destacou Paulo Corrêa.
Na ocasião, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou a parceria com a Assembleia Legislativa e o trabalho de Corrêa. “Fico muito contente com o trabalho do presidente Paulo Corrêa, enquanto presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que nos deram as condições de nós estruturarmos a Segurança Pública efetiva de resolutividade, com os ótimos números e resultados que temos em Mato Grosso do Sul, na redução dos índices de criminalidade e no fortalecimento das estruturas de segurança pública”, frisou o governador.
Paraninfo da turma, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, complementou: “O presidente Paulo Corrêa, que representa a Casa de Leis, tem trabalhado muito por todo o Estado, isso é fundamental. Dirijo-me a todos os formandos, que de agora em diante vão contribuir muito para a Segurança Pública do Estado, nossa polícia civil é reconhecida em todo o País. Desejo a todos sucesso e que tenham a determinação necessária. Sou muito honrado por ser paraninfo dessa turma, podem contar comigo”, reiterou.
Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, agradeceu aos instrutores da Acadepol, pelo momento atípico. “Os alunos já executaram os estágio em maio a pandemia, foi a primeira vez que isso aconteceu, geralmente tem a fase da academia e o estágio na sequencia, foi muita coragem do Governo do Estado nos autorizar e confiança para desempenharmos essa missão que foi um sucesso, tanto que hoje entregamos para a população de Mato Grosso do Sul, mais policiais civis”, considerou.
Curso
Os novos policiais civis integram a turma de aprovados do último concurso público para provimento de cargos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, realizado em 2017. São 130 novos investigadores e 94 escrivães. Foram oito meses de aulas e estágio na Acadepol. Também houve estágio supervisionado nas delegacias da Capital e atividades práticas e operacionais, como tiro e defesa pessoal.
Após quase um ano, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) estará de volta a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (14). O chefe do Executivo Nacional visitará assentamento no município de Terenos.
A agenda foi confirmada pelo amigo do presidente, o deputado estadual Coronel David, também sem partido. Ele anunciou as boas novas durante sessão ordinária desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
“É com muita satisfação e alegria que o Estado de Mato Grosso do Sul receberá a visita do nosso presidente Jair Bolsonaro que virá para entrega de títulos da reforma agrária em um assentamento em Terenos. Uma agenda feita pela nossa ministra da Agricultura Tereza Cristina, e Deus queira que o nosso presidente possa trazer notícias alvissareiras que ajudarão no desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul”, disse.
A última vez que Bolsonaro esteve no Estado foi no dia 18 de agosto de 2020, quando inaugurou a nova estação de radar da FAB (Força Aérea Brasileira). Na época, o encontro entre os amigos de longa data foi adiado após o Coronel David ter contraído a covid-19.
O parque solar conta com a parceira do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e será instalado no Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi
Com o entendimento de que as organizações têm uma grande responsabilidade no impacto dos recursos naturais, a Sicredi Centro-Sul MS irá construir uma usina solar fotovoltaica com potência para gerar 1,2 MWp (Megawatts-pico) de energia, gerando a própria energia e abastecendotodas as agências de atendimento da Cooperativa.
As placas solares serão instaladas nas dependências do Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi, no município de Ivinhema, espaço de posse e administração do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, que é parceiro desse projeto.
O Sindicato Rural irá fazer uma concessão de área total de 20 mil m², para a Sicredi Centro-Sul MS, onde será instalada a usina solar fotovoltaica.Em contrapartida, o Sindicato Rural irá receber uma usina de 40,5 kWp (Quilowatts-pico) de energia, que abastecerá as estruturas do Sindicato e que se tornará autossustentável e uma referência em utilização de energia limpa, além da redução dos custos, como ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Milton Wanderley Capucci.
Por ano, o parque solar terá capacidade para gerar mais de 1.800 mWh (megawatts-hora) de energia, o que é suficiente para abastecer, por exemplo, mais de 420 residências com consumo médio de 350 kilowatts/mês por um ano.
Serão mais de 2.600 painéis fotovoltaicos em funcionamento para produção de energia limpa, que reduzirá a emissão de cerca de 45 toneladas de CO² (dióxido de carbono) por ano, o que equivale a compensação de 317 árvores.
O presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, afirma que esta iniciativa reforça o compromisso com a comunidade e com a natureza. “Este projeto mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, promovendo a prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta”.
O parque solar fotovoltaico traz também o benefício econômico, uma vez que reduz os custos com energia. O valor total do investimento será de R$ 5 milhões. A previsão é que a Sicredi Centro-Sul MS tenha o retorno deste investimento em um período de cinco anos.A construção está prevista para início em julho deste ano e o prazo para inauguração até dezembro de 2021.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 30 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina. Atualmente, são mais de 92 mil associados atendidos pela Cooperativa.
PMA de Bela Vista autua agrônomo em R$ 12,5 mil por derrubada ilegal de árvores para exploração da madeira e formação de área para lavoura em fazenda arrendada por ele
Depois de receberem denúncias de exploração ilegal de madeira, Policiais Militares Ambientais de Bela Vista realizaram fiscalização ambiental em uma propriedade rural no município, localizado a 25 km da cidade ontem (8) e localizaram uma área de exploração ilegal de madeira. No local, várias árvores de grande porte foram derrubadas e arrancadas pela raiz recentemente.
O arrendatário da área, um engenheiro agrônomo, possuía uma licença do órgão ambiental para derrubada de árvores isoladas no local, para formação da área para lavoura, porém, quando os Policiais conferiram as espécies autorizadas, não constava aroeira e ele havia derrubado 25 árvores desta espécie sem autorização ambiental.
As árvores derrubadas ilegalmente, que possuem alto valor econômico, estavam ao solo no local e foram proibidas de terem a madeira exploradas, sem a legalização junto ao órgão ambiental. O infrator (37), residente em Jardim, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 12.500,00. Ele também responderá pelo crime ambiental de exploração ilegal de madeira, com pena de seis meses a um ano de detenção.
As apreensões recordes de drogas no Estado no ano passado e já neste primeiro quadrimestre de 2021, somado as reduções dos índices de criminalidade, é o resultado dos investimentos efetivos do Governo do Estado desde 2015, que priorizou o setor na aquisição de viaturas, equipamentos, armamentos, novas estruturas e foco no serviço de inteligência.
“Quando começamos a planejar a segurança em MS em 2015, este planejamento almejava ter um bom resultado a partir de 2018, já em 2019 começamos a quebrar os recordes, 2020 mais ainda, quando ultrapassamos (apreensão) 750 toneladas de drogas, além de outros crimes fronteiriços”, destacou o secretário estadual de Segurança e Justiça, Antônio Carlos Videira.
Ele ressaltou que os investimentos efetivos do Estado fortaleceram não apenas o policiamento preventivo e ostensivo nas cidades e região de fronteira, mas também as ações de inteligência. “Além de investir em segurança, o Estado soube fazer a integração dos órgãos estaduais com os federais, principalmente com o Ministério da Justiça”, descreveu.
Só no ano passado a apreensão recorde de drogas ultrapassou as 750 toneladas e neste primeiro quadrimestre teve aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado, com a apreensão de 192,4 toneladas, contra pouco mais de 98 toneladas de janeiro a abril de 2020.
“Ações de inteligência nortearam todas estas ações e operações, que resultaram nestes quatro meses com mais de 192 toneladas de drogas até abril. Hoje já ultrapassamos 200 toneladas, que é um relevante serviço não apenas para Mato Grosso do Sul, mas ao restante do País”, ponderou Videira.
O secretário ressaltou que estas drogas chegariam aos grandes centros consumidores do Brasil e de outros países e que o trabalho de excelência, com investimentos estaduais, possibilita esta fiscalização maior, com mais efetivo e viaturas nas rodovias e estradas vicinais.
Evento com policiais militares (Foto: Edemir Rodrigues)
Destaque nacional
As apreensões com repercussão nacional tiveram seu ápice em 26 de agosto do ano passado, quando policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) tiraram de circulação uma carga de 33,3 toneladas de maconha em Maracaju, que estava em um caminhão bitrem e seguia por uma estrada vicinal. Foi a maior apreensão de drogas no Brasil.
“Por este trabalho de relevância nacional, sempre pedimos mais ajuda e recursos federais, já que temos 20 mil presos, sendo 40% apenas do tráfico, e metade deles são de outros estados e países. Isto exige um custo alto ao Estado”, lembra Videira.
Para conduzir este trabalho, o governo fez investimentos efetivos nestes seis anos. Só em 2021 já foram entregues 127 viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros; e a previsão é de chegar a 590 veículos até o final do ano.
As estruturas das unidades também foram contempladas, com reformas de delegacias, ampliação de presídios para aumentar as vagas disponíveis e até novas construções, como o a sede do 5º Batalhão da Polícia Militar de Coxim e a nova sede do DOF em Dourados, que está em andamento.
Além do destaque nacional, também houve redução da maioria dos crimes no Estado no primeiro trimestre do ano, com queda de 14,7% no número de homicídios, 12,5% nos casos de feminicídios, 32% nas ocorrências de roubos e 11,9% nos casos de furtos.
Tanto a rentabilidade da soja, como os investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos pelo Governo do Estado levaram os produtores rurais de municípios do Mato Grosso do Sul com forte potencial pecuário à decisão de ampliar a área referente ao plantio de soja. É o que mostra um estudo compilando os dados do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) com os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
De acordo com o levantamento, entre os municípios que mais ampliaram as áreas de soja estão Nova Andradina (39,05%); Nioaque (36,29%); Angélica (34,81%); Bodoquena (33,34%) e Anastácio (26,98%).
Entre esses municípios alguns se destacam como importantes produtores pecuários. Nova Andradina, por exemplo, é o 17º município com o maior efetivo bovino; enquanto que Nioaque é o 14º e Anastácio é o 25º, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além disso, Ribas do Rio Pardo, segundo maior município pecuário do Estado e um dos principais do país, ampliou em 5,6% a área de soja. E o quarto maior município pecuário do Brasil, Sidrolândia, ampliou em 1,6% a área de soja.
À frente da Seinfra, Riedel reforça a importância de obras estruturantes para o desenvolvimento econômico do EstadoMS colheu mais de 13 milhões de toneladas de soja
Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, essa mudança na matriz econômica dos municípios está diretamente ligada aos investimentos em infraestrutura realizados pelo Governo do Estado. “Vamos dar como exemplo a construção de pontes de concreto: ao implantá-las é possível e facilitado o transporte de grãos e isso estimula produtores, indústrias a fazer a ampliação de soja, representando desenvolvimento e, mais do que isso, empregos, oportunidades que chegam até a mesa da população”.
Na safra 2020/21 de soja, Mato Grosso do Sul colheu uma safra recorde de 13 milhões de toneladas, segundo os dados da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), resultado que é 17,5% superior às 11,3 milhões de toneladas colhidas na safra anterior. A área colhida somou 3,5 milhões de hectares e a produtividade em 62,83 sacas por hectare.
“Os dados mostram um setor produtivo fortalecido, o que tem garantido ao Mato Grosso do Sul, assim como as iniciativas do Governo do Estado, a competitividade e o crescimento”, salientou Riedel.
Os investimentos do Governo do Estado em todo Estado em infraestrutura somam R$ 5,8 bilhões desde 2015.
De acordo com os dados da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) do início da gestão até hoje, os municípios com destaque pecuário e que investiram na soja: Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Rio Verde de MT, Nova Andradina e Nioaque, receberam cerca de R$ 213 milhões de recursos estaduais para investir em infraestrutura. Os investimentos do Governo do Estado em todo Estado em infraestrutura somam R$ 5,8 bilhões desde 2015.
A safra recorde tem sido comemorada no interior do estado. “Esse é o resultado dos investimentos da iniciativa privada, da valorização da soja e isso impacta positivamente porque gera empregos e ganhos para o município, em termos de recursos”, reforça o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia.
“A região sudeste do Estado tem se destacado na produção de soja, isso tem dois fatores: investimento em infraestrutura e o preço valorizado da soja”, salienta o prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Junior.
As informações do Sistema Famasul confirmam que, desde o surgimento do Projeto SIGA/MS, em 2009, vem sendo observado um avanço das áreas de grãos sobre as áreas de pastagens, principalmente com algum nível de degradação. “Isso é evidenciado pelo maior número de crescimento proporcional das áreas agrícolas em municípios tradicionalmente pecuários”.
Segundo a instituição, a evolução da produção agrícola traz incrementos na geração de empregos, na demanda de serviços e na arrecadação dos municípios, o que movimenta a economia da região, no âmbito privado e público. “Sem dúvida o crescimento das áreas agrícolas tem acontecido conforme se avança em infraestrutura, como melhorias de estradas vicinais, pavimentação de rodovias estaduais, manutenção de pontes, entre outras ações. Ao mesmo tempo, a soja e milho são produtos que contribuem na arrecadação do Fundersul, destinado também à manutenção e expansão das rodovias estaduais. Portanto, é uma via de mão dupla, setor privado cresce e gera arrecadação, e o setor público investe e potencializa ainda mais novos investimentos privados”.