(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026
Permanente, Mais Social tem foco em famílias em vulnerabilidade social

Permanente, Mais Social tem foco em famílias em vulnerabilidade social

O Programa Mais Social, programa de caráter permanente do Governo do Estado, tem um diferencial de não expirar após o fim da pandemia. Ainda que o momento exija um reforço de proteção no trabalho das equipes durante as visitas domiciliares, o apoio para as famílias em vulnerabilidade social continua mesmo após a superação deste momento. Serão R$ 200 disponibilizados para que o beneficiário possa adquirir itens, como por exemplo, de alimentação e higiene pessoal.

“O momento de pandemia tem dado um ritmo diferenciado para toda a sociedade. No caso das visitas domiciliares não tem sido diferente. Ainda assim, nossas equipes estão trabalhando com toda a velocidade possível, e com muita responsabilidade, para que todas as etapas de implantação do programa sejam cumpridas e finalizadas com sucesso. As famílias de Mato Grosso do Sul, que são ao menos 100 mil que queremos alcançar, podem ficar tranquilas e com a certeza de que estamos comprometidos em chegar a cada beneficiário com perfil do programa”, pontuou a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre.

Na Sedhast, secretaria que coordena o programa, os técnicos atuam diariamente na configuração do Mais Social. Tratativas para a emissão dos cartões, que exige uma atenção redobrada, estão sendo detalhadamente discutidas e estão em um processo muito avançado.

As visitas domiciliares são outra ponta do processo que envolve um grande número de profissionais, nos 79 municípios de MS. Cada visita é mapeada e os documentos necessários conferidos com clareza para que os recursos públicos investidos cheguem realmente nas mãos de quem precisa. A estimativa é que mais de R$ 182 milhões por ano sejam investidos pelo Governo do Estado no Mais Social. Um montante expressivo, com até 100 mil famílias beneficiadas.

Mais Social
O Mais Social é um auxílio pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. O programa vai pagar R$ 200 mensais para beneficiários que têm renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo. As 100 mil famílias beneficiárias do Mais Social estão sendo extraídas conforme dados disponibilizados pelo CadÚnico. Conforme a regulamentação do programa, será concedido um benefício por família.

Equipes da Sedhast estão realizando o contato com os beneficiários, portanto é necessário aguardar a visita desses grupos de trabalho que estarão devidamente identificados e respeitando as normas de biossegurança adequadas ao atual momento de pandemia.

Leomar Alves Rosa, Sedhast – Foto: Arquivo Sedhast

Sicredi Centro-Sul MS promove Feirão de Energia Solar em Bela Vista

Sicredi Centro-Sul MS promove Feirão de Energia Solar em Bela Vista

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a energia solar contribui com a sua economia

Pensando em atender as necessidades e a demanda por soluções sustentáveis, a Sicredi Centro-Sul MS irá realizar nos dias 28 a 30 de junho o Feirão de Energia Solar, em Bela Vista. A ação acontecerá em frente a agência do Sicredi no município, localizada na rua Santo Afonso, 1542, das 8h às 18h.

O Feirão de Energia Solar é voltado para associados e novos associados que estão buscando prazos e taxas especiais para investir em energia limpa e renovável. A ação contará com estandes de empresas do ramo que estarão com condições especiais, onde os visitantes poderão tirar suas dúvidas e fazer orçamentos para ter um sistema desses na sua casa ou empresa.

Além disso, a Sicredi Centro-Sul MS estará disponibilizando aos seus associados uma linha de crédito específica para a compra de equipamentos para geração de energia elétrica por meio da energia solar, com taxas justas e prazo para pagamento, em que, muitas vezes, é possível pagar o financiamento com a própria economia que o sistema gera mensalmente.

“Queremos incentivar a comunidade sobre a importância do uso de fontes alternativas, como a energia solar, e para isso temos linhas de crédito da Cooperativa para esse investimento, com taxas de juros especiais”, afirma o gerente da agência Sicredi em Bela Vista, Luiz Cláudio Moreira Filho.

Venha participar e conhecer as vantagens.

Feirão de Energia Solar

Data:28 a 30 de junho de 2021

Hora:8h às 18h

Local:em frente a agência Bela Vista – Rua Santo Afonso, 1542.

Câmara de Bela Vista devolve recurso para prefeitura comprar Cilindros de Oxigênio

Câmara de Bela Vista devolve recurso para prefeitura comprar Cilindros de Oxigênio

Câmara de Bela Vista devolve recurso para prefeitura comprar Cilindros de Oxigênio

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bela Vista Johnys Basso (DEM), juntamente com os vereadores Marquinhos Lino, Fleitas, Fabrizia Tinoco, Oraldino Centurião, Geferson Vieira, Helenice Kalife, Hemerson Buiu e Jair Bispo fizeram o repasse financeiro de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para a Prefeitura Municipal usar na aquisição de cilindros de oxigênio para o Hospital São Vicente de Paulo.

A entrega do repasse aconteceu nesta manha de terça-feira (15) e foi entregue para o Secretário de Fazenda Aires Cafure. O recurso é uma devolução parcial do duodécimo da Câmara Municipal.

A doação e para compra dos oxigênios destinados ao Hospital São Vicente de Paula para atendimento aos pacientes com sintomas de crise respiratória aguda grave e Covid-19.

De acordo com o presidente da câmara, Johnys Basso, mais uma vez estamos devolvendo recurso para ajudar na compra de cilindros, pois e um momento difícil, e todos nós temos que se unir para poder superar essa pandemia, nosso pensamento e ajudar a salvar vidas, e tenho certeza que com essa colaboração estamos ajudando a nossa comunidade, frisou Johnys.

Ademir Mendonça – Assessor de Imprensa

Bela Vista prorroga Decreto sobre Covid até dia 27 de junho

Bela Vista prorroga Decreto sobre Covid até dia 27 de junho

Bela Vista prorroga Decreto sobre Covid até dia 27 de junho. (Foto. Edinho Correa)

A Prefeitura de Bela Vista publicou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (14/6), a prorrogação do Decreto sobre o combate e o enfrentamento ao Coronavírus, em que o horário do toque de recolher continua estipulado para o período entre às 20 horas e às 5 da manhã (todos os dias da semana), com validade até o próximo dia 27.

– Também está proibida a entrada de mais de uma pessoa da mesma família nos estabelecimentos comerciais, exceto quando a pessoa necessitar de atendimento especial.

– O estabelecimento comercial deverá limitar a quantidade de pessoas, devendo permanecer apenas 50% dos clientes/consumidores em relação a sua capacidade máxima. E com a obrigatoriedade do uso de máscara facial a todos os funcionários e clientes/consumidores, bem como a distribuição de álcool em gel em fácil acesso.

– No período de 14 a 27 de Junho de 2021, fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais do Município, compreendidos os bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências e demais estabelecimentos congêneres. A venda de bebidas alcoólicas, bem como a retirada no local, ficando autorizados até às 20:00.

– O indivíduo ou comércio que desrespeitar as regras estabelecidas no decreto, assim como o estabelecimento comercial que permitir o consumo de bebidas alcoólicas no período proibido será multado em até R $636,00 (seiscentos e trinta e seis reais). No caso de reiterada omissão por parte do estabelecimento comercial, o Alvará de Localização e Funcionamento será cassado.

– Fica autorizada a realização de celebrações religiosas com redução de 50% de capacidade do local, garantindo-se ainda que tais atividades sejam realizadas nas Sedes e Templos das Instituições Religiosas, sem prejuízo das medidas de biossegurança, tais como máscara facial, álcool em gel, distanciamento mínimo de 1,5.

– Os imóveis onde forem flagradas aglomerações ficam sujeitos à fiscalização da Polícia Militar que, mediante denúncia, providenciaram as medidas cabíveis, em razão do risco de contaminação e proliferação do vírus Sars-CoV-2.

– Diante da excepcionalidade da atual Situação de Emergência, fica proibido música ao vivo, som automotivo em locais públicos, realização de festas/shows, prática de esportes coletivos, aglomerações em área pública, uso em local público de narguilé, tereré, chimarrão, entre outros e eventos em geral com aglomeração, no período deste decreto.

– Fica permitida a prática de esportes individuais, desde que realizados sem aglomeração, sem comercialização de bebidas alcoólicas e com a elaboração e aprovação do plano de biossegurança pelo executivo.

– O cumprimento das medidas de restrição impostas no Decreto serão amplamente fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária do Município de Bela Vista- MS, bem como por todos os Agentes de Fiscalização Municipais e Órgãos Estaduais, detendo os mesmos Poder de Polícia Administrativo para certificarem eventual ocorrência de infração às Normas Sanitárias por meio de Boletins de Atendimento ou Autos de Infração e Notificação.

 

“Não temos vagas para atender pacientes”, resume secretário sobre colapso em MS

“Não temos vagas para atender pacientes”, resume secretário sobre colapso em MS

Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (14) atualiza 915 novos casos e 40 óbitos por covid-19 em Mato Grosso do Sul, registrados nas últimas 24 horas. A alta em infecções e casos graves de coronavírus tem feito com que não haja leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) para a população.

“Não temos nenhuma vaga de leito de UTI na nossa Capital, assim como não temos nas sedes das macrorregiões, assim também nos municípios sedes das microrregiões, onde conseguimos colocar leitos de UTI”, explicou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante coletiva nesta manhã.

Ainda na transmissão, a secretária-adjunta em Saúde, Crhistinne Maymone, ressaltou a importância na adesão de medidas restritivas para conter a pandemia da covid-19. Ela citou como exemplo Dourados, município a 233 quilômetros de Campo Grande, que fez lockdown mais rígido por duas semanas e vê seus casos reduzirem.

Mesmo assim, ela pede para a cidade “não abaixar a guarda”, já que os casos podem voltar a subir com o relaxamento das restrições. Desde ontem (13), Mato Grosso do Sul passou a contar com decreto que aumenta algumas proibições, mas que não se caracteriza enquanto “lockdown”, já que há mais de 50 atividades consideradas essenciais.

O colapso da saúde pública pode ser verificado da seguinte forma: com aumento de infecção pelo coronavírus, mais pacientes ficam doentes e precisam de atendimento médico especializado, de forma a aumentar a ocupação hospitalar. Portanto, atualmente, não há vagas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em nenhuma região estadual.

Sem leitos, pacientes têm sido hospitalizados em unidades não oficializadas ou mesmo inadequadas, e alguns estão sendo encaminhados a outros estados brasileiros cujo colapso sanitário não ocorre no momento.

Fonte: Campo Grande News

Prefeitura de Amambai define ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico do município

Prefeitura de Amambai define ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico do município

Representantes da prefeitura e lideranças locais definiram ações para Amambai.

A Prefeitura de Amambai, junto a membros da Associação Comercial e Empresarial e do Sindicato Rural, participou na última quarta-feira, 10 de junho, de uma reunião com o SEBRAE/MS para estabelecer ações de melhorias para a cidade. Por conta dos protocolos de biossegurança, o encontro foi restrito aos convidados e exigiu o uso de máscara.

O evento consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores locais e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.

De acordo com o vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, a iniciativa foi bastante produtiva e teve uma grande representatividade. “Reunimos o poder público com a inciativa privada, entidades e associações e todos pensaram em conjunto no desenvolvimento local e em formas de gerar emprego, renda e inclusão para o nosso município. A oficina permitiu a união dos atores e fez com que a gente pudesse alinhar o raciocínio e seguirmos em uma só direção. Quero agradecer ao Sebrae e acredito que o Cidade Empreendedora vai gerar bons frutos para o nosso município”, ressaltou.

Para Rodrigo, das melhorias necessárias para o município que foram citadas durante o encontro, três delas se destacam: “Considero a inclusão dos povos indígenas no mercado de trabalho como algo muito importante, não só no serviço militar, mas também no próprio comércio varejista. Temos um grande anseio também de que venha para a cidade um Instituto Federal e Escola Agrícola com cursos técnicos de nível médio para atender o crescimento da área rural, além pensarmos em um planejamento urbanístico, para que possamos estruturar melhor o nosso trânsito e o centro comercial”, pontuou o vice-prefeito.

Interlocutores de Amambai debateram quais seriam as principais necessidades do município.Interlocutores de Amambai debateram quais seriam as principais necessidades do município.

Na data, a oficina foi conduzida pelo consultor do Sebrae/MS, Eduardo Raslan, de acordo com ele, a questão estrutural e funcional do município foi um dos eixos mais abordados. Além disso, as áreas de turismo, cultura e lazer também foram evidenciadas, junto com a importância de fomentar o empreendedorismo e qualificação.

“Entre as iniciativas citadas esteve a ideia de elaborar de um selo para identificar os produtos locais, além da necessidade de criar valores vinculados ao varejo e agricultura familiar e trabalhar as incubadoras mistas. Também foi falado sobre promoção de cursos profissionalizantes em conjunto com instituições de ensino que já são parceiras da prefeitura. No total, foram trazidas mais de 40 ideias que podem ser desenvolvidas para promover o crescimento de Amambai e, dessas iniciativas, oito vão ser elencadas como prioritárias”, esclareceu o consultor.

As ações definidas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.