(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Junho de 2026
Papa convida cristãos à unidade e alerta para perigo da fofoca

Papa convida cristãos à unidade e alerta para perigo da fofoca

missa-papa

Jesus, antes da Paixão, reza pela “unidade dos fiéis, das comunidades cristãs” para que sejam uma só coisa como Ele e o Pai, a fim de que o mundo creia”. Com estas palavras do Evangelho do dia, o Papa Francisco iniciou a homilia da Missa celebrada nesta quinta-feira, 12, na Casa Santa Marta, no Vaticano.

“A unidade das comunidades cristãs, das famílias cristãs são testemunho: são o testemunho do fato de o Pai ter enviado Jesus. Talvez, chegar à unidade numa comunidade cristã, numa paróquia, numa diocese, numa instituição cristã e numa família cristã, seja uma das coisas mais difíceis. A nossa história, a história da Igreja, nos envergonha muitas vezes, pois provocamos guerra contra os nossos irmãos cristãos! Pensemos numa, na Guerra dos Trinta Anos”, lembrou o Pontífice.

Francisco afirmou ainda que onde os cristãos incitam guerra entre eles, ali “não há testemunho”.

PEDIR PERDÃO

“Devemos pedir perdão ao Senhor por esta história! Uma história muitas vezes de divisões, não somente no passado, mas também hoje! O mundo vê que estamos divididos e diz: ‘Mas que entrem num acordo, depois vamos ver. Jesus ressuscitou e está vivo e estes seus discípulos não estão de acordo? Uma vez, um cristão católico disse a outro cristão do Oriente, também católico: ‘O meu Cristo ressuscita depois de amanhã. E o seu quando ressuscita?’ Não somos unidos nem mesmo na Páscoa! Isso no mundo inteiro, e o mundo não crê”.

De acordo com o Papa, foi a “inveja do diabo” que fez entrar o pecado no mundo. E, nas comunidades cristãs “é quase habitual” que haja egoísmo, ciúmes, invejas e divisões. Isto leva a falar mal um do outro. Na Argentina, estas pessoas são chamadas de fofoqueiras: semeiam discórdia, dividem. E ali as divisões começam com a língua, por causa da inveja, ciúmes e também fechamento!

“MORDER A LÍNGUA”

A língua é capaz de destruir uma família, uma comunidade, uma sociedade. É capaz de semear ódio e guerras”, disse o Papa. Ao invés de procurar esclarecer, “é mais cômodo falar mal” e destruir “a fama do outro”. O Papa citou a anedota conhecida de São Filipe Neri que, a uma mulher que tinha falado mal, deu como penitência depenar uma galinha e espalhar suas penas pelo bairro para depois recolhê-las. “Mas não é possível!”, exclamou a mulher.

ASSIM, É O FALAR MAL:

“Suja o outro. Aquele que fala mal, suja! Destrói! Destrói a fama, destrói a vida e muitas vezes, várias vezes!, sem motivo contra a verdade. Jesus rezou por nós, por todos nós que estamos aqui e por nossas comunidades, por nossas paróquias, por nossas dioceses: ‘Que sejam um’. Peçamos ao Senhor que nos dê a graça, pois a força do diabo, do pecado que nos impulsiona a criar desunião, é muito grande. Que Ele nos dê a graça, que nos dê o dom. Qual é o dom que faz a unidade? O Espírito Santo! Que Ele nos dê este dom que cria harmonia, porque Ele é a harmonia, a alegria em nossas comunidades”.

Francisco concluiu pedindo ao Senhor que conceda a paz, porém com a unidade. “Peçamos a graça da unidade para todos os cristãos, a grande graça e a pequena graça de todos os dias para as nossas comunidades, as nossas famílias, e a graça de morder a língua!”

Canção Nova

IFMS abre concurso público com 16 vagas para professores

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quarta-feira, 11, concurso público para docentes da instituição. O edital 001/2016 está disponível no Diário Oficial da União (DOU).

São ofertadas 16 vagas para as áreas de Arquitetura (1), Ciências Agrárias (1), Edificações (1), Engenharia de Pesca (1), Informática (7), Matemática (1), Metalurgia Extrativa (1) e Português (3). Os requisitos e subáreas para cada vaga constam do edital.

A remuneração inicial varia de R$ R$ 4.014,00 (graduação) a R$ R$ 8.639,50 (doutorado), de acordo com a titulação. Todos os cargos são de dedicação exclusiva, que não permite o exercício de outra atividade remunerada pública ou privada.

A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos turnos da manhã, tarde ou noite, incluindo os sábados. O professor deverá ministrar aulas em todos os níveis e modalidades de ensino ofertadas pelo IFMS.

Inscrições – Deverão ser feitas entre os dias 23 de maio e 19 de junho de 2016, exclusivamente pela Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao. A taxa é de R$ 120,00.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e membros de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa entre os dias 23 e 31 de maio.

Para solicitá-la, os candidatos devem assinalar a opção no ato de inscrição e inserir o Número de Identificação Social (NIS). A isenção só será concedida após verificação junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Vagas reservadas – Conforme disposto em legislação, o IFMS reserva uma vaga para pessoa com deficiência – correspondente a 5% do total de vagas. O candidato inscrito na condição de pessoa com deficiência deve, obrigatoriamente, apresentar os documentos descritos no edital.

Outras três vagas são reservadas para pessoas negras – 20% do total. Para concorrer, o interessado deve autodeclarar-se preto ou pardo, assinalando esta opção no ato da inscrição.

As vagas de reserva para pessoas negras e com deficiência serão sorteadas no dia 6 de julho, entre as áreas e subáreas com vagas abertas.

Seleção – Será feita por meio de provas escrita, prevista para ser realizada no dia 17 de julho, de desempenho didático e de títulos, previstas para os dias 6 e 7 de agosto. Todas as etapas serão realizadas exclusivamente em Campo Grande.

O resultado está previsto para ser publica no dia 9. Os aprovados poderão ser nomeados para exercício em qualquer um dos campi do IFMS.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação publicada no DOU, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

IFMS – Com campi em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o IFMS é a primeira instituição pública de nível federal a oferecer educação profissional e tecnológica de nível médio e superior em Mato Grosso do Sul.

São dez cursos técnicos integrados, em que o aluno estuda o ensino médio regular articulado às disciplinas da formação técnica, e 16 cursos subsequentes, voltados a alunos que já possuem ensino médio e desejam a formação profissional.

No ensino superior, são sete cursos superiores de tecnologia, uma licenciatura e um bacharelado e uma especialização.

Ascom/IFMS

Dilma Rousseff regulamenta o Marco Civil da Internet

Dilma Rousseff regulamenta o Marco Civil da Internet

49834.68442-Marco-Civil-da-InternetQuase dois anos após entrar em vigor, o Marco Civil da Internet foi regulamentado. A presidente Dilma Rousseff, que pode ser afastada temporariamente do cargo nesta quinta-feira (12), assinou o decreto nesta quarta (11). O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e começa a valer dentro de 30 dias.

Foi vetado que operadoras e empresas de internet “priorizem pacotes de dados em razão de arranjos comerciais”. Isso significa que, se as operadoras quiserem oferecer pacotes com acesso a serviços que não consumam a franquia, não poderá haver um acordo comercial entre o provedor de conexão e o aplicativo, para que o serviço seja priorizado em relação aos demais.

“Ficam vedadas condutas unilaterais ou acordos entre o responsável pela transmissão, pela  comutação ou pelo roteamento e os provedores de aplicação que: […] priorizem pacotes de  dados em razão de arranjos comerciais; ou privilegiem aplicações ofertadas pelo próprio responsável pela transmissão, pela comutação ou pelo roteamento ou por empresas integrantes de seu grupo econômico”, diz o texto.

A chamada neutralidade de rede é um dos principais pilares do Marco Civil. Com ela, os provedores de internet ficam proibidos de ofertar conexões diferenciadas a partir do conteúdo que o usuário for acessar, como e-mails, vídeos ou redes sociais. Mas a venda de velocidades diferentes de acesso continua valendo.

Críticos da neutralidade dizem que o princípio restringe a liberdade dos provedores para oferecer conexões diferenciadas conforme a demanda dos clientes e que sua aplicação obrigatória pode encarecer o serviço a todos.

O Marco Civil da Internet, lei que funciona como uma Constituição para o uso da rede no Brasil,entrou em vigor em 23 de maio de 2014. O projeto foi sancionado após tramitar por dois anos na Câmara dos Deputados e estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e empresas.

Dados pessoais
O decreto indica procedimentos para a guarda e proteção de dados de usuários por provedores de conexão e aplicação, além de apontar medidas de transparência na requisição de dados cadastrais pela administração pública.

O provedor que não coletar dados cadastrais deverá informar isso à autoridade que fizer a solicitação e ficará desobrigada de fornecê-los. A lei entende como dados cadastrais: filiação,  endereço;  qualificação  pessoal (nome, prenome, estado civil e profissão do usuário).

A autoridade que pedir para a empresa fornecer os dados deve especificar os inndivíduos, sendo vedados pedidos coletivos genéricos.

Comitê Gestor
A regulamentação trata ainda do papel do Comitê Gestor da Internet, que estabelecerá diretrizes para preservação da neutralidade.

“A discriminação ou a degradação de tráfego são medidas excepcionais, na medida em que somente poderão decorrer de requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada de serviços e aplicações ou da priorização de serviços de emergência”, diz o decreto.

G1

Campi Dourados e Jardim do IFMS são inaugurados pela Presidência da República

Campi Dourados e Jardim do IFMS são inaugurados pela Presidência da República

Dirigentes participaram de cerimônia em Brasília - Foto Arquivo Pessoal

Dirigentes participaram de cerimônia em Brasília – Foto Arquivo Pessoal

Na manhã desta segunda-feira, 9, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inauguraram oficialmente 41 campi de Institutos Federais do país, entre eles os de Dourados e Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A cerimônia “Educação – Avanços e Conquistas”, realizada em Brasília, contou com a participação do reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, e dos diretores-gerais de Dourados e Jardim, Carlos Vinícius Figueiredo e Nilson Silva, respectivamente.

“Este evento simboliza mais um avanço para o IFMS e concretiza a obtenção das portarias de funcionamento e a inauguração dos campi. Os trabalhos já estão sendo desenvolvidos, com a oferta de cursos nas instalações definitivas em Dourados e, em breve, também no Campus Jardim”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, a inauguração dos novos campi é o reconhecimento do avanço da educação profissional no País.

“Os institutos federais são de alcance de todos os brasileiros. É uma política educacional que está mudando o Brasil e que vive um processo de expansão, que não é apenas física, mas que transforma vidas, promove a inclusão social e forma trabalhadores de excelência”, apontou.

Cerimônia – No evento, a presidenta também assinou projeto de lei que cria mais cinco universidades federais – Rondonópolis (MT), Catalão (GO), Jataí (GO), Delta do Parnaíba (PI) e Norte de Tocantins (TO), além de inaugurar mais de 230 obras em universidades e institutos federais.

Segundo Dilma, o processo de democratização da educação superior e da educação profissional e tecnológica no país tem acontecido por meio da interiorização. “Se não tem universidade no interior, os cidadãos brasileiros e as cidadãs brasileiras precisam ter recursos para se deslocar até os grandes centros”.

Novos campi – Em Dourados, o IFMS já funciona no campus definitivo inaugurado pela presidência, localizado na Rua Filinto Müller, 1.790, Jardim Canaã I. As atividades no local tiveram início em fevereiro deste ano.

O prédio ocupa uma área de 50 mil m². São dois blocos de 1.546 m² cada, com oito salas de aula e quatro laboratórios, além da quadra poliesportiva e biblioteca. A obra foi orçada em R$ 6,5 milhões.

A unidade conta atualmente com 40 servidores docentes e técnico-administrativos. São atendidos 320 estudantes no curso técnico integrado em Informática para Internet, e cursos técnicos subsequentes em Administração e Serviços Públicos, ofertados na modalidade a distância, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificação profissional.

Em Jardim, a obra do campus definitivo se encontra em processo de entrega provisória. Localizado na Fazenda Jardim de São Francisco, na Rodovia BR-060, o prédio tem 1.756m² de área construída.

Atualmente, o campus conta com 19 servidores. A unidade provisória funciona na Escola Municipal Durval Coelho Barboza e atende cerca de 200 estudantes, com a oferta de cursos técnicos integrados de Edificações, Informática e Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

“Em data oportuna, realizares inaugurações públicas dos campi Dourados e Jardim, com a participação de autoridades dos municípios e de toda a comunidade acadêmica, afirmou Luiz Simão.

Outros municípios – Além dos campi Dourados e Jardim, já foram inaugurados pela presidência, em cerimônia oficial em junho de 2014, os campi Aquidauana, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas foram inaugurados pela presidência.

O IFMS também está em fase de construção de unidades definitivas em Campo Grande, Corumbá e Naviraí.

Em Corumbá, a sede definitiva está sendo construída na Rua Pedro de Medeiros, s/n, Bairro Popular Vela. O contrato com a empreiteira responsável pela obra é de R$ 2,4 milhões e tem vigência até janeiro de 2017.

Na Capital, o campus definitivo está localizado na Rua Taquari, 83, Bairro Santo Antônio. O contrato foi assinado em janeiro deste ano e tem vigência de 240 dias.

Em Naviraí, o campus será instalado em uma área de 70 mil m², ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A obra está orçada em R$ 2,6 milhões.

 

Antônio Chaker falou sobre gestão de pessoas no agronegócio no Ciclo de Diálogos Produtivos

Antônio Chaker falou sobre gestão de pessoas no agronegócio no Ciclo de Diálogos Produtivos

evento araguainaSérie de eventos visa instigar a discussão das tendências do setor

No dia 2 de maio, a Premix promoveu a primeira edição do Ciclo de Diálogos Produtivos Premix@deValor. A cidade escolhida para abrir o circuito foi Araguaína (TO). O evento, que contou com cerca de 60 convidados, entre clientes e público voltado ao agronegócio, faz parte da nova abordagem de mercado da Premix, por meio da qual pretende instigar a discussão das tendências do setor e contextualizar a nutrição animal no mercado brasileiro, reforçando um dos pilares da marca, que é o conhecimento compartilhado.

Após a exibição do filme institucional, apresentado pelo diretor comercial da empresa, Marco Guidolin, o especialista Antônio Chaker El-Memari Neto, zootecnista e mestre em produção animal, apresentou a palestra “Gestão de pessoas na empresa agropecuária: Como transformar um problema em time de alta performance”.

Em sua apresentação, Chaker compartilhou técnicas eficazes para a identificação do perfil da equipe e seus pontos de desenvolvimento, além de levar informações práticas para os participantes desenvolverem a si mesmos e a seu time dentro da fazenda.

O especialista também falou sobre como definir as características da gestão de pessoas na empresa agropecuária e seu impacto sobre o sistema de produção e rentabilidade, além de apresentar os principais desafios para se atrair, selecionar e reter talentos no campo.

Sempre usando exemplos do dia a dia na fazenda, o palestrante caracterizou os comportamentos dos líderes agropecuários na construção do time vencedor e debateu os elementos com elevado impacto sobre o lucro da fazenda.

Ricardo José de Andrade, pecuarista da região de Araguaína, ficou satisfeito com o que viu, já que grande parte dos pontos abordados na palestra é realidade em sua propriedade. “Nós temos a preocupação não só com a utilização de tecnologia, mas, principalmente, com a gestão. Nosso foco é muito grande em gestão e treinamento de pessoal”, explica.

Marcos Ferreira, também pecuarista da região, disse que a palestra foi excelente, pois muitas vezes o produtor está vivendo uma situação e não consegue enxergar onde pode melhorar a gestão. “O palestrante tocou no ponto que você vive no dia a dia do seu negócio, porque é muito difícil trabalhar com pessoas”, conta.

Marco Guidolin conclui dizendo que o evento foi importante para estreitar relacionamentos e se aproximar ainda mais dos clientes, entendendo suas necessidades para poder evoluir e melhorar os processos da empresa. Ele destaca que a Premix sempre procura trazer temas diferentes do dia a dia, com questões mais voltadas à área de gestão.

“Conforme a pecuária avança nesse processo de profissionalização, esse tema se torna cada vez mais importante. O nosso intuito é antecipar essa demanda para estimular essa busca pela profissionalização e levar um pouco mais de conhecimento, fazendo com que as pessoas pensem um pouco além”, ressalta Guidolin.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 37 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

Moka afirma que relator Anastasia nocauteou Cardozo no Senado

Moka afirma que relator Anastasia nocauteou Cardozo no Senado

Senador Moka elogia parecer que pede a abertura de impeachment

Senador Moka elogia parecer que pede a abertura de impeachment

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) foi o responsável por uma das intervenções que mais repercutiram, nesta quinta-feira (5), na reunião da comissão do impeachment do Senado, ao afirmar que o relator do caso, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), “nocauteou” o advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, que fez a defesa da presidente Dilma.

Moka afirmou que Anatasia “não demorou nem meia hora” para nocautear Cardozo, “tanto assim que teve um senador que tentou acudir, jogar água, trazê-lo de volta”, disse, ironizando o advogado geral da União, “mas infelizmente não foi possível”.

Moka também elogiou o relatório do senador Antonio Anastasia (MG), destacando que a reclamação do PT e partidários da presidente Dilma não estavam temendo o trabalho de um senador filiado ao PSDB e temiam sim, particularmente, o próprio parlamentar, conhecido por sua seriedade e competência, sabendo que ele faria um voto com muita solidez.

Fonte: Diário do Poder