jul 29, 2020 | Brasil
O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), voltou a receber os fiéis presencialmente na basílica nova, nesta terç-feira, após mais de quatro meses sem a presença de devotos. Desde o início da quarentena em razão da pandemia de covid-19, as atividades religiosas do santuário eram feitas sem público e transmitidas pelos meios de comunicação da Rede Aparecida.
A basílica velha permanecerá fechada.
Segundo nota do santuário, a retomada das atividades presenciais é baseada nas normas e nos protocolos sanitários do governo do Estado de São Paulo e nas orientações litúrgico-pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Entre outras ações obrigatórias adotadas no local estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos e dos ambientes comuns. Será permitida a permanência de duas pessoas sentadas por banco na basílica, uma em cada ponta, totalizando 1000 pessoas por celebração.
O santuário não recomenda a participação presencial nas atividades religiosas dos seguintes grupos de pessoas: que tenham 60 anos ou mais; que apresentem sintomas de gripe, independentemente de alteração de temperatura, ou outro sintoma compatível com a infecção pelo novo coronavírus; que tenham tido contato com pessoa infectada ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
A realização de romarias para o santuário também está proibida na Basílica de Aparecida. Não há locais para alimentação em funcionamento e não está permitida a realização de churrascos ou confraternizações nos estacionamentos, bosques e no entorno da igreja.
jul 29, 2020 | Brasil

Cantor Walker Tavares divulga data da live “Origens Sertanejas”
O cantor sertanejo, Walker Tavares fará live temática “Origens Sertanejas” em seu canal, no Youtube. O evento acontecerá no dia 02 de agosto, às 14h30 e contará com a participação do cantor Felipe Ferraz e das duplas Paulo e Fernando e Gustavo e Matteo.
Walker nasceu em Boa Vista (RR) e está no seu oitavo ano de carreira. Ao longo desse tempo vem fazendo sua trajetória como vocalista e violonista, focado no sertanejo universitário, mas sem se desligar das raízes do sertanejo tradicional.
Em 2017, o sertanejo participou do show da dupla Zé Ricardo e Thiago, em Goiânia, a convite da produção dos cantores. A partir dessa oportunidade, Walker decidiu mudar-se para capital sertaneja.
O artista foi finalista de dois importantes festivais de música sertaneja do estado de Goiás, “Mais Sertanejo Festival”, em 2017 e “Novos Talentos da Música Sertaneja”, da TV Anhanguera, no ano de 2019.
No final do ano passado, o cantor anunciou também sua nova parceria com o empresário artístico Lucas Troncoso. O empresário pertence à família de um dos maiores produtores de DVD do Brasil, Anselmo Troncoso, que já gravou Embaixador em Cariri, Villa Mix, Buteco do Gustavo Lima e foi um dos principais idealizadores do palco do Villa Mix Goiânia.
jul 28, 2020 | Brasil

Cantora Naíse é a nova artista exclusiva Gree Cassua e promete ainda mais novidades para o próximo ano
Nascida em Salvador (BA), a cantora e compositora do gênero Pop/Funk, Naíse, descobriu a sua vocação para a música aos 8 anos de idade. Desde esse dia ela não desistiu dos seus sonhos e, em 2013, com o projeto “Mc Naíse”, lançou-se no mercado como artista independente, inspirando-se em grandes referências da música pop nacional e internacional.
A cantora acumula vários destaques em sua carreira, dentre eles a participação em duas fases de audição do reality show Ídolos, em 2012, no SBT. Participação no álbum da banda de Pagode baiano, Assombra, com o cantor Vini Miranda, Igor Kannário e Edcity. Participou também como backing vocal no álbum da banda Swingão do Max. Além dessas participações, foi backing vocal da banda CF Rey, do cantor Chiclete Ferreira, e gravou canções com os grupos BKS e Bs Love, no início de sua trajetória.
Em 2016 lançou o seu primeiro single de trabalho “Balança o bum”, onde embarcou em uma turnê passando por diversas cidades e eventos importantes dentro e fora do estado. Além de casas de shows em Salvador, como a Pink Elephant, Armazém Hall e Blitz Music Bar. Naíse também participou do maior evento automotivo do Brasil, “Tuning Festival”, no Wet’n Wild, em Salvador, que ocorreu também em outras cidades como Itabaiana (SE) e Maceió (AL), dividindo o palco com Hungria Hip Hop e Pacificadores onde participou de programa de TV e rádio.
Em setembro de 2019 lançou o single “Dona da porra toda” disponível em todas as plataformas digitais. O projeto acompanha um vídeo clipe, produzido pela Califórnia Media House, gravado na orla da praia da Ribeira, em Salvador, e lançado no canal do YouTube da Mete Som.
O ano de 2020 chegou repleto de novidades, shows nas mais badaladas casas de eventos em Salvador e cidades vizinhas. Houve participação na audição do programa “The Voice Brasil “da rede globo. No carnaval, além dos shows em arrastões e na cidade de Brejões, a artista também participou no trio da Dama do pagode, no circuito Barra-Ondina.
Diante do atual cenário em nosso país, devido ao Covid-19, a artista retorna aos trabalhos aos poucos, produzindo e gravando seus próximos lançamentos com grandes Mc’s do cenário musical do funk, como Mc Lipi e Mc Rita. Atualmente, Naíse se tornou artista exclusiva da produtora de funk de São Paulo, Gree Cassua, e promete muitas novidades para o ano de 2021.
jul 28, 2020 | Brasil

Na próxima quarta-feira, dia 29 de julho, será a vez da Região Centro-Oeste no ciclo de lives sobre as oportunidades de uso dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta nas regiões brasileiras. A iniciativa da Embrapa, por meio da Rede ILPF, tem um evento online por semana e este será o segundo da série.
A live será transmitida às 19h pelo Canal da Embrapa no Youtube e pela página da Rede ILPF no Facebook. A gravação ficará disponível posteriormente no Youtube, para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo.
Moderado pelo jornalista Gabriel Faria, o evento terá formato de mesa redonda. Participam os pesquisadores Lourival Vilela, da Embrapa Cerrados, Júlio César Salton, da Embrapa Agropecuária Oeste, e Maurel Behling, da Embrapa Agrossilvipastoril. O público participante poderá fazer suas perguntas e tirar suas dúvidas por meio do chat.
ILPF no Centro-Oeste
De acordo com pesquisa encomendada pela Rede ILPF, a região Centro-Oeste possui cerca de 40% da área com sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil. Estima-se que essa área esteja entre 5 e 6 milhões de hectares, sendo que 80% são com integração lavoura-pecuária.
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são os dois estados com maior área com sistemas ILPF no país, enquanto Goiás e Distrito Federal juntos, ocupam a quinta posição. Embora ocupe a posição de destaque, há grande potencial de aumento da adoção da ILPF na região.
A necessidade de recuperação de pastagens degradadas, aumento de matéria orgânica no solo, rotação de culturas são exemplos de demandas do campo que podem ser resolvidas por meio da ILP. Da mesma forma, a melhoria do bem-estar animal, aumento de produtividade da pecuária e a demanda por biomassa por usinas de etanol de milho, são exemplos de oportunidades para uso do componente arbóreo nos sistemas produtivos.
jul 27, 2020 | Brasil

Com auxílio vetado pela Presidência da República, motoristas de táxi e de aplicativos podem ser beneficiados por novos projetos em tramitação no Senado. Foto: Andrews Pedra Branca – Feira de Santana BA
Com o veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, à ampliação do auxílio emergencial para várias categorias profissionais (PL 873/2020), durante a vigência do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de coronavírus, senadores apresentaram projetos para conceder benefícios que podem ajudar as pessoas excluídas.
Entre elas estão os profissionais autônomos do transporte de passageiros, que perderam sua principal atividade econômica.
O senador Jader Barbalho (MDB-PA) apresentou o PL 3.387/2020, que dá a esses motoristas o direito a suspensão por seis meses do pagamento das prestações dos veículos financiados que são utilizados para o trabalho.
O projeto estabelece que o pagamento das prestações, sem acréscimo de juros e multa, será feito em seis parcelas sucessivas e iguais, a partir do mês seguinte ao final do estado de calamidade pública.
O texto também determina a prorrogação das demais parcelas que ainda faltam para a quitação do financiamento após o término do pagamento das prestações suspensas, sem reajustes compensatórios.
Ainda de acordo com a proposta, durante o período de seis meses, as instituições financeiras não poderão requerer a busca e apreensão do veículo financiado pelo profissional autônomo de passageiros por inadimplência.
Para a categoria dos taxistas, a proposta prevê redução de 50% do valor do pagamento da outorga (taxa para liberar o funcionamento dos serviços de táxi), a isenção do valor da transferência da titularidade da outorga para espólio ou familiares diretos e a não obrigatoriedade de apresentar a Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual, apenas a inscrição do INSS.
“Trata-se de uma categoria que foi diretamente atingida na medida em que as pessoas se viram obrigadas a manter o isolamento social.
Os motoristas não tiveram como exercer sua atividade durante a decretação do estado de calamidade pública em função do coronavírus, ficando sem sua principal fonte de renda e passando por dificuldades financeiras”, declarou Jader.
Transporte alternativo
O PL 3.786/2020, do senador Zequinha Marinho (PSC-PA), também suspende por seis meses o pagamento das prestações de financiamento de veículos automotores utilizados para o trabalho de motoristas de transporte alternativo ou especial; profissionais autônomos do transporte de passageiros; taxistas; motoristas de transporte escolar; e motofretistas.
Da mesma forma, a partir do mês subsequente ao término do período de calamidade, o pagamento dessas parcelas será negociado em seis parcelas.
O projeto prorroga sem reajustes as demais parcelas que ainda faltam para a quitação do financiamento após o término do pagamento das parcelas negociadas.
O PL prevê ainda a renegociação do contrato de financiamento junto à instituição financeira.
“Muitos desses profissionais são responsáveis pelo sustento familiar e estão incapazes de receber quaisquer recursos derivados da sua atividade profissional em virtude das medidas implementadas pelo Poder Público.
Sendo assim, é justo que socorramos esses cidadãos em momento tão delicado”, justificou Zequinha Marinho no texto da proposta.
Transporte escolar
A concessão de benefícios aos prestadores do serviço de transporte escolar durante a pandemia é a proposta do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
O PL 3.874/2020 garante a esses profissionais a concessão do auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 mensais; linha de crédito especial custeada pelos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); suspensão do pagamento das prestações de financiamento de veículos utilizados para o trabalho; e renegociação do contrato de financiamento.
“Uma categoria profissional extremamente atingida pelos problemas decorrentes da pandemia foi a do prestador do serviço de transporte escolar, uma vez que as instituições de ensino estão entre as primeiras a serem fechadas e últimas a serem reabertas em virtude da quarentena”, destacou o senador Izalci.
jul 27, 2020 | Brasil
Mulher que seguia para o Rio Grande do Sul com cocaína foi presa pelo DOF durante a Operação Hórus
Eldorado (MS) – Policiais Militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prenderam, na tarde de sábado, uma mulher de 46 anos de idade por Tráfico de Drogas.
A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-295, região de Eldorado.
Os militares deram ordem de parada a um veículo Fiat Uno vermelho, ocupado por duas mulheres, que seguia no sentido Iguatemi/Eldorado. Durante a vistoria localizou-se um invólucro com um pó branco, pesando 315 gramas.
A passageira, proprietária do veículo, disse que veio com a amiga até Ponta Porã, onde comprou a droga para revender em Santiago (RS), cidade onde residem. A mulher disse que a amiga nada sabia sobre o entorpecente.
A ocorrência foi registrada e entregue na Polícia Civil de Eldorado, onde a mulher permaneceu à disposição da Polícia Judiciária.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana