abr 7, 2022 | Brasil
Iniciativa representa um momento histórico para a instituição que investe no relacionamento próximo com os associados e as comunidades
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, inaugurou no dia 04 de abril a sua primeira agência no Estado de Roraima, localizada em Boa Vista. O plano em longo prazo contempla a abertura de oito agências na capital e o avanço para outras cidades durante os próximos anos. A inauguração representa um momento histórico do projeto de expansão nacional da instituição, que a partir de agora está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
“A chegada a Roraima e a consolidação da presença em todo o território nacional representam a conquista de um objetivo importantíssimo para o Sicredi; mas, mais do que isso, nos causa muita satisfação poder levar os benefícios do nosso modelo cooperativo aos roraimenses. É um estado com forte potencial agrícola – segmento que temos tradição em apoiar – além do comércio, indústria e pessoas físicas, para os quais temos um portfólio completo de soluções financeiras que vão muito além do crédito”, destaca Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar).
A agência leva o nome da via em que está localizada: “Avenida João Pereira de Mello” (número 328), situada no centro da capital Boa Vista, conhecido por Centro Comercial. Em junho, está prevista a inauguração de uma segunda unidade, também na capital roraimense, na Avenida Ville Roy, uma das principais da cidade. Atualmente, o Sicredi já conta com 701 associados no estado, graças ao escritório regional que atua com cerca de 50 colaboradores no projeto de expansão em Roraima.
“Este é um momento histórico para a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR. Esta agência que inauguramos em Boa Vista é a primeira das duas que estarão presentes na capital ainda em 2022. No futuro, outras agências serão inauguradas tanto na capital quanto no interior. Chegamos para fazer a diferença na vida financeira das pessoas e das comunidades”, comenta Laercio Pedro Lenz, presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, cooperativa que atua na região de Boa Vista.
Expansão nacional para contribuir com economias locais
Pioneiro no segmento de cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi tem investido na expansão das soluções digitais e da rede de atendimento. A instituição financeira cooperativa terminou o ano de 2021 com 2.203 agências, crescimento de 10,7% em relação a 2020. Para 2022 estão previstas mais 250 novas agências, com um investimento aproximado de R$ 280 milhões. Atualmente, o Sicredi é a única instituição financeira fisicamente presente em cerca de 200 municípios do Brasil. Além de Boa Vista, o Sicredi está em mais de 1,6 mil cidades brasileiras e conta com mais de 30 mil colaboradores.
Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no início de 2020, analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O trabalho concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Em todo o Brasil, o segmento já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central.
Modelo de atuação do cooperativismo
A chegada do Sicredi a Roraima também é uma oportunidade de ampliar a disseminação dos conceitos do cooperativismo para a nova região de atuação. As cooperativas de crédito são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, pois utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo assim os recursos nas regiões onde foram gerados.
O Sicredi, por exemplo, é uma instituição financeira cooperativa formada por mais de 100 cooperativas. No cooperativismo não existe o conceito de cliente, mas sim de associado, já que quem utiliza os produtos e serviços é também o dono do negócio, participa das decisões e da distribuição dos resultados de sua cooperativa.
Além disso, um dos principais diferenciais do modelo cooperativo são as assembleias, eventos anuais que acontecem em todas as regiões onde o Sicredi atua. Nas assembleias, os associados decidem, de maneira democrática, transparente e por meio do voto, os rumos da cooperativa de forma coletiva. Nesses encontros também são comunicados os resultados das cooperativas e deliberado como eles serão distribuídos entre os associados ou investidores, além de serem definidas, por exemplo, as lideranças para cada ciclo de gestão.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi conta com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
abr 4, 2022 | Brasil
Falha na pílula do dia seguinte: Saiba mais sobre a gravidez da influencer Dionísia Paiva
A influencer Dionísia Paiva anunciou nas suas redes sociais que está à espera do seu primeiro filho após falha da pílula do dia seguinte. No Instagram, compartilhou um vídeo com registro do momento em que tomou a pílula para enviar para o pai do bebê e de quando descobriu a gravidez, dias depois, após falha do medicamento. Na legenda ela escreveu: “Estou grávida! Sim, estou gerando um amor imenso dentro de mim. E, a cada dia que passa, esse amor vai ficando mais forte. Como é possível se apaixonar assim, da noite para o dia e de um modo tão inesperado? ”, conta.
“Inesperado”, essa palavra descreve bem a reação de Dionísia que não imaginava que seria mãe esse ano. Na ocasião da descoberta, ela estava no Rio de Janeiro para uma gravação do programa Encontro com Fátima Bernardes quando decidiu fazer um teste de gravidez para descartar as suspeitas. Para sua surpresa veio o positivo, confirmando que ela está na margem das 0,6 a 2,6% das mulheres que engravidam mesmo tomando a pílula do dia seguinte após relações sexuais sem proteção.
A influencer atualmente mora em Salvador (BA), mas assim que soube, ainda no Rio de Janeiro, procurou um laboratório para realizar o Beta HCG e já entrou em contato com a sua ginecologista, a Dra. Ádyla Keila, Médica Ginecologista e Obstetra para tirar suas dúvidas sobre a pílula e receber instruções acerca dos próximos passos desta fase da maternidade.
A médica explica que o método não é 100% eficaz, previne cerca de 95% se usado até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas e se o óvulo já tiver sido fecundado, não impede o desenvolvimento de uma gravidez. “Precisamos lembrar que a pílula do dia seguinte não protege contra AIDS e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A melhor maneira de preveni-las é usando corretamente o preservativo em toda relação sexual. Esta medicação deve ser usada com moderação e responsabilidade. ”, conta.
Conheça Dionísia Paiva
Natural de Salvador (BA), Dionísia Paiva é formada em jornalismo e direito, tem 27 anos de idade e, atualmente, conta com mais 15 mil seguidores no Instagram que acompanham sua rotina diariamente de viagens e novas descobertas de lugares e comidas pelo país.
Dona de um carisma impressionante, a influencer começou a produzir conteúdo para o blog, em 2017 e, somente em 2020 decidiu seguir profissionalmente no Instagram. Todas essas qualidades renderam à Dionísia o título de Embaixadora do Prêmio Jovem Brasileiro (PJB). Em 2017, ela já havia participado na categoria “Você no PJB” e em 2021 se tornou a embaixadora do evento.
mar 30, 2022 | Brasil
Programa de entrevistas da Rede Cidade Digital nesta quinta-feira destaca soluções implantadas em Foz do Iguaçu
O RCD Cidades desta quinta-feira (31) traz detalhes da implantação de soluções no modelo Sandbox no primeiro bairro público inteligente do país, desenvolvido em Foz do Iguaçu por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI, Willbur Rogers de Souza, é o convidado do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, que vai ao ar, ao vivo, às 10 horas, pela TVRCD, no YouTube. “Vamos tirar dúvidas ao vivo dos gestores e conhecer detalhes do projeto com o intuito de inspirar iniciativas nas cidades”, ressalta o diretor da RCD.
A população da Vila A, de 11 mil habitantes, passou a ser a primeira a vivenciar tecnologias inovadoras de uma cidade inteligente, com a ideia de modificar a estrutura do local que promova melhorias na qualidade de vida e no desenvolvimento. O bairro, que está localizado nas proximidades do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e conta com mais de três mil residências e estabelecimentos comerciais, está recebendo a adoção de soluções para mobilidade urbana, como semáforos e pontos de ônibus inteligentes, câmeras com reconhecimento facial e iluminação pública com telegestão, por exemplo. “Trabalhávamos com um ambiente vivo, mas aqui no PTI é uma zona restrita. A nossa ideia de ir para um bairro da cidade era justamente testar em ambientes reais”, explica o Segundo Souza.
O Vila A Inteligente traz o modelo Sandbox, ambiente que permite a experimentação e validação de tecnologias para cidade inteligente em um período de 12 a 18 meses. “Essas tecnologias também podem levadas para os municípios, além da possibilidade de serem implantadas na cidade”, argumenta o gerente.
Para participar do RCD Cidades é preciso inscrever-se gratuitamente pela plataforma http://sympla.com.br/rcd.
Serviço:
RCD Cidades – 31/03, às 10 horas
Programa Vila A Inteligente: o primeiro bairro público no modelo SandBox do país
Inscrições gratuitas:
https://www.sympla.com.br/rcd
mar 29, 2022 | Brasil
Para colocar na agenda: no dia 29/03, às 19h, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) realizará a live “O mercado ilegal de vinhos no Brasil: Por que não podemos brindar?”. A transmissão será via canal do Youtube do IDESF.
Durante a live, serão apresentados dados recentes deste mercado, bem como um histórico do crescimento da atividade, além de alternativas para combater tal crime, desde o papel do Estado até do consumidor. Também haverá abordagem sobre o mercado brasileiro de vinhos: das pequenas, médias e grandes vinícolas e a atuação do sommelier e do consumidor na seleção dos produtos e verificação da origem e importação.
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que no estado do Paraná, de 2020 para 2021, houve aumento de 30 vezes na quantidade de apreensões de vinho. A Delegacia da Receita Federal de Dionísio Cerqueira (fronteira com a Argentina) é a unidade que mais apreende bebidas alcoólicas no país, representa 25% do total e, em relação aos vinhos, também registrou um abrupto aumento nas apreensões.
Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, alerta que, em termos de lucratividade, o mercado ilegal de vinhos já equiparou-se com o de cigarros. “O caminho de entrada dos dois produtos para o Brasil é muito parecido e, pelas notícias recentes, já podemos ver toda a cadeia de violência gerada pela ilegalidade: quadrilhas, lavagem de dinheiro, crimes e danos ao erário”.
Participantes:
– Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF)
– Deunir Argenta, Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA)
– Júlio César Kunz, Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS)
– Mark Tollemache, Auditor fiscal e Delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira (SC).
Durante a live, os espectadores poderão solicitar a emissão de certificado. A seguir, o link do canal do Youtube do IDESF: https://www.youtube.com/idesf-instituto
mar 28, 2022 | Brasil
Transportadores autônomos de cargas inscritos como Microempreendedores Individuais (MEI) têm esta quinta-feira, 31 de março, para migrar para a nova categoria ‘MEI Caminhoneiro’. Passado o prazo, a inscrição só estará disponível neste ano para novos Microempreendedores Individuais.
A nova categoria permite um faturamento maior do que o teto das demais opções incluídas no regime simplificado. Até o início de 2022, esses profissionais formalizados como MEI tinham o faturamento limitado a R$ 81 mil por ano. A partir do dia 31 de janeiro, após a sanção do projeto de lei (PLP 147/2019), publicada a Lei Complementar nº 188, que resultou na criação do ‘MEI Caminhoneiro’, o limite da receita bruta anual para esses empreendedores passa a ser de R$ 251,6 mil, ou seja, de quase R$ 21 mil por mês.
No caso de início de atividade, o limite da receita bruta será de R$ 20.966,67 multiplicados pelo número de meses compreendidos entre o mês de início da atividade e o final do respectivo ano-calendário, considerada a fração de mês como mês completo.
O MEI Caminhoneiro também se diferencia dos demais microempreendedores quanto ao pagamento da guia mensal, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DASMEI. O MEI Caminhoneiro pagará 12% do salário-mínimo de INSS pessoal, enquanto os demais MEI continuarão pagando 5% do salário-mínimo.
Entre os benefícios ao se formalizar, o MEI Caminhoneiro conta com acesso à seguridade social, com direitos previdenciários, além da aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte; emissão de notas fiscais, facilitando assim a contratação por outras empresas e pelos órgãos públicos; acesso a serviços financeiros de forma diferenciada, e planos para financiamentos de caminhões e ao crédito.
Ao se tornar MEI, a categoria também tem responsabilidades legais, como o pagamento mensal da guia (DAS); realização de um relatório mensal de faturamento (prestações de serviço); envio da declaração anual de faturamento à Receita Federal e a emissão de notas fiscais ao prestar serviços para outra empresa.
Como fazer o procedimento
Para o caminhoneiro que já é MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor www.gov.br/mei e optar pela ocupação profissional exclusiva ligada ao transporte rodoviário de cargas como: Transportador Autônomo de Carga – Municipal; Transportador Autônomo de Carga Intermunicipal, Interestadual e Internacional; Transportador Autônomo de Carga – Produtos Perigosos e Transportador Autônomo de Carga – Mudanças.
Já para quem ainda não é formalizado, basta acessar o Portal Empresas e Negócios https://gov.br/mei e ter em mãos os documentos que serão solicitados: CPF; documento de identificação (carteira de motorista ou RG); Selo de Confiabilidade nível prata ou ouro do portal gov.br, além de optar pelas atividades citadas.
Mais informações estão disponíveis aos empreendedores por meio do telefone 0800 570 0800.
mar 24, 2022 | Brasil
Em seu discurso em homenagem às agraciadas do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, conferido pelo Senado, nesta quarta-feira (23), àquelas que se destacam na luta em defesa dos direitos das mulheres, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) lembrou das dificuldades dos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19 e ressaltou a força das mulheres brasileiras. “Foram dois anos muito difíceis e que colocaram a mulher no centro do debate e do protagonismo, no momento em que o Brasil mais precisou. Em que a vida estava por um fio”, disse. Simone destacou o papel das mulheres na saúde, na educação, na assistência social, na política. “Foram as mulheres da bancada feminina que, na CPI da Pandemia, independentemente da coloração partidária, estavam lá, fazendo aquilo que era nossa obrigação”, disse elogiando a imparcialidade das senadoras durante o funcionamento do colegiado e criticando o negacionismo do governo Bolsonaro diante da pandemia.
Depois de dois anos sem oferecer a comenda, o Senado homenageou 21 mulheres, também como forma de marcar os 20 anos de existência do Diploma Bertha Lutz.
“Nesses dois anos, mudamos o que é a palavra feminino. Não é símbolo de fragilidade, mas de sensibilidade. Temos um amor mais incondicional pelo País, pelos nossos filhos e pelos filhos de outras mães e é esse amor que faz com que cada uma de vocês, pela profissão que abraçaram, transformem o ambiente que vocês convivem”, disse em Plenário para todas as agraciadas de 2022.
Indicada
Simone Tebet indicou a primeira mulher a presidir a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago. Ela é advogada, com pós-graduação em Direito e MBA em Varejo e é empresária de sucesso em Campo Grande há 30 anos. Simone ressaltou o incentivo de Inês Santiago ao comércio e à constante qualificação de empresárias e profissionais do setor. Entre os projetos dela estão o MBA em varejo e o Mulheres de Sucesso.
“Inês Santiago, aos 10 anos de idade, teve de vender limão porque os seus pais achavam que mulher não precisava estudar. E ela, no interior do interior do meu estado, estudou, se formou em direito, se pós-graduou e virou empreendedora”, disse ao elogiar Inês por ser exemplo e estímulo para que mulheres se tornem empresárias bem-sucedidas.
A senadora Simone ainda reforçou a importância do empreendedorismo feminino como porta de saída do ciclo de violência doméstica ao qual muitas mulheres estão submetidas. Ela ressaltou que tal violência não escolhe classe social e reforçou que quando a mulher tem poder econômico para sustentar a família, consegue se libertar mais facilmente das agressões dentro de casa. Ela ainda defendeu um planejamento estratégico para estimular o empreendedorismo, “para que possam ser empreendedoras e donas da sua própria vida”.
Cor de rosa
Vestida de rosa, Simone Tebet finalizou seu discurso contando o que ouviu de uma delegada em evento do MDB de Minas Gerais recentemente. “Sabe porque a cor rosa é a cor da mulher? Nos momentos de guerra, diante do sangue do filho ou companheiro, a mulher levava um pano branco. O vermelho da guerra e da morte foi mudado com o lenço branco de uma mulher. O rosa representa toda cor, brilho e luz que queremos que se espalhe para o Brasil e o mundo”, disse, ressaltando preocupação com este momento de dor e risco de escassez de fertilizantes e de alimentos por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.
https://www.youtube.com/watch?v=7GLDVYB54zw
Foto: Roberto Castello