(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026
Aprenda a envelhecer! Wilson Aquino

Aprenda a envelhecer! Wilson Aquino

A medicina avançou significativamente, proporcionando ao ser humano uma longevidade cada vez maior e tornando comum a vida acima dos 70 anos. No entanto, apesar dos avanços médicos, muitas pessoas ainda não evoluíram em sabedoria para aceitar e viver bem essa última e mais importante fase da vida: a velhice.

Infelizmente, é comum observarmos pessoas se tornando amargas e frustradas ao perceberem as mudanças físicas que ocorrem com o passar dos anos, como a lentidão nos movimentos, o surgimento de rugas e flacidez, entre outras características naturais do envelhecimento.

É fundamental compreender que a vida possui diferentes fases, e a velhice traz consigo tanto vantagens quanto desvantagens. Para alguns, é um tempo para desfrutar, colher e saborear os frutos do que foi plantado ao longo da vida. No entanto, para a maioria, a velhice pode se tornar uma penitência, gerando frustrações que afetam a personalidade e agravam a saúde espiritual, física e mental do indivíduo.

Nesse sentido, é preciso cultivar a gratidão pela existência ao alcançar a velhice. Ao agradecer a Deus pelo dom da vida, mesmo enfrentando as imperfeições físicas e/ou mentais que possam surgir, a velhice pode se tornar mais doce, bela, saudável e produtiva. Para tanto, é importante se preparar ao longo da jornada, vivendo cada dia de maneira dinâmica, feliz e com coragem para enfrentar os desafios.

Ao compreender o verdadeiro sentido da vida, que é viver para nos tornarmos pessoas melhores, de caráter ilibado, honrados, honestos, trabalhadores e tementes a Deus, podemos levar uma vida tranquila, segura e próspera, mesmo na velhice. Quando bem preparados espiritualmente, jamais seremos pessimistas ou desgostosos com tudo e com todos ao nosso redor, pois saberemos que o Senhor estará sempre conosco, auxiliando-nos no crescimento e desenvolvimento como Seus filhos especiais.

É importante destacar que a velhice deve ser trilhada com cuidados e atenção à saúde física, mental e, sobretudo, espiritual. A alimentação saudável e a adoção de bons hábitos fortalecem o corpo e a mente, sendo a espiritualidade a fonte de energia vital do indivíduo.

Para valorizar a velhice, devemos lembrar as palavras sábias de Levítico (19:32) que nos ensinam a honrar os idosos e a temer a Deus: “Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor”. Além disso, Provérbios (16:31) nos lembra que o cabelo grisalho é uma conquista: “O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa”.

Ao abordar esse tema, é relevante trazer à tona as palavras inspiradoras da poetisa e contista brasileira Cora Coralina, que viveu por 95 anos. Em sua entrevista, ela nos ensina a evitar palavras negativas relacionadas à vida e ao envelhecimento: “Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo pra você: não pense. Nunca diga, estou envelhecendo ou estou ficando velha.
Eu não digo. Eu não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.

Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada.
Nada de palavra negativa.

Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio! Sei que tenho muitos anos.
Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não”.

Assim, aprender a envelhecer é um processo que envolve sabedoria, gratidão, cuidados com a saúde física, mental e espiritual, além de uma postura otimista e determinada para viver a última fase da vida com plenitude e alegria. O envelhecimento é uma dádiva que deve ser valorizada e desfrutada em sua plenitude, tornando-se uma fase de crescimento pessoal e espiritual.

*Jornalista e Professor

Leia Coluna Amplavisão: Eleições: o raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Leia Coluna Amplavisão: Eleições: o raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

MINEIRA? Aparentemente tímida, mas corajosa e eficiente, a prefeita Adriane Lopes (PP) vai ganhando estatura política após caminhar um período sobre cristais. Os números de pesquisas recentes a colocam em condições de disputar o 2º turno para a prefeitura da capital. Por enquanto ela é a grande novidade no cenário para 2024.

MINEIRO?  Ao seu estilo conciliador o deputado Lídio Lopes (Patriota) agrada como articulador político da administração de sua mulher Adriane, atraindo apoios e viabilizando condições da gestão. Experiente, prefere continuar atuando nos bastidores e acredita piamente num conjunto de fatores para viabilizar a vitória em 2024.

MEIA VOLTA?   Não, ela fica! Na política o status do cargo vale mais do que a coerência. Situação no mínimo desconfortável da ministra Simone Tebet (MDB) pelo esvaziamento de sua pasta, onde restou pouco a fazer.  A nomeação do presidente do IBGE sem ela ser ao menos consultada mostraseu desprestígio no Governo.

ESBÓRNIA:  Senadores e deputados sem motivos para reclamar da generosidadedo Governo Lula que às vésperas da votação do tal arcabouço fiscal liberou nada menos que R$7,5 bilhões em emendas. O surreal do ato é que os Governos Estaduais e prefeitos poderão gastar esse dinheiro à vontade – isto é – como e onde bem entenderem.

SEM PESO!  Duvido que o TCU faria o mesmo se o interessado fosse um estado como São Paulo. A sua decisão suspeita em pról daCCRMsVia nos casos da BR-163 e da ferrovia Malha Oeste mostra ‘os esquemas do sistema’ viciado vencendo nossa pequena representação política no cenário nacional. Vamos engolir mais esse sapo?

A GUERRA: Os deputados Pedrossian Neto (PSD) e Junior Mochi (MDB) querem reverter essa decisão maligna e têm feito manifestações esclarecedoras comsubsídios  jurídicos pertinentes  sobre as irregularidades com a conivência do poder público (leia-se ANTT). Neste dia 8 terão audiência com o governador Riedel exclusivamente sobre o problema.

POLÊMICA: A decisão do STF pela descriminalização do uso pessoal da maconha pode abrir portas para consequências perigosas. Se aqui esculhambam leis e preceitos – é preciso questionar: ‘estaremospreparados? ’ O senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, já lembrou que o papel é do Congresso e  jamais do STF.

LEMBRETE: O raio pode cair duas vezes no mesmo lugar? Na política recordar é alertar. Nas ‘memoráveis’ eleições prefeiturais de Campo Grande em 2012 tivemos 7 candidatos ao Executivo e 501 postulantes ao legislativo. Portanto, o eleitor não podia alegar falta de opções diante da generosa quantidade e diversidade de postulantes.

VEJA BEM: O arco de alianças em prol do candidato Edson Giroto (MDB) reuniu cerca de246 candidatos a vereança em 16 partidos de tendências diversas: PCdoB, PR, PDT, DEM, PTdoB, PPL, PSB, PSL, PTC, PRTB, PRB, PRP, PSC, PSDC e PSD. Detalhe: quase a metade dos 501 aspirantes a vereança apoiavam o candidato Giroto, além do prefeito Nelson Trad  e do governador André Puccielli (MDB)

A DIFERENÇA: Já os demais candidatos tinham menor estrutura com menos partidos e candidatos à vereança.  Sem aliados, Alcides Bernal (PP) lançou só 28 pretendentes ao legislativo. Quem mais se aproximou do candidato Girotofoi Reinaldo Azambuja (PSDB): 137 candidatos à vereança distribuídos também no PPS, PHS, PMN e PTB.

AS CAUSAS: Até hoje comentadas: Imposição do então governador André Puccinelli (MDB); a fadiga do velho grupo no poder; a falta de renovação facilitando o domínio dos mesmos personagens. Enfim, embora o pleito de 2024 esteja no horizonte, vale expor esse fato eleitoral como exemplo,lição e alerta.

CONFISSÃO: As pesquisas mostram vários aspectos da eleição, até induzem.  Mas às vezes escondem singularidades preciosas que acabam passando ao largo do leitor. Evidente, após 2012 o cenário mudou. Mas fatores ‘questionáveis’   omitidos pela mídia podem influenciar a opinião pública.Para o bom entendedor…

OTIMISTA: Café amigo com o prefeito João C. Krug de Chapadão do Sul sobre a realidade econômica da sua região. Lembra que as mudanças iniciaram no 2º mandato do governador Reinaldo – com reflexos que melhoraram o nivel econômico. Entende que há espaço para o soja, algodão, eucalipto, seringa, milho, cana e pastagens em menor escala.

TEREZA CRISTINA: No saguão da Assembleia Legislativa a senadora (PP)foi elogiada por políticos do interior. Eles entendem que a projeção nacional dela terá peso nas eleições, notadamente em Campo Grande. Mas também elogiaram as boas relações dela com o governador Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja – ambos do PSDB. Aliás, impressiona o trânsito fácil delapor vários grupos e partidos. Isso conta!

PESADÊLO: Persistem as dúvidas e divergências sobre a reforma fiscal. O fantasma do imposto na herança e do imposto de renda assustam. Nesta hora convém bater na tecla de que é preciso ‘salvar as galinhas’ sob pena de não termos mais os ovos na mesa. E com toda essa gana o governo afugentará os investidores. Dinheiro não tem pátria.

NOVO CAPÍTULO:  A mão forte do Tribunal de Contas sobre obras rodoviárias no Pantanal ganhando dimensão nacional. Guiado pelo bom senso o Governo Estadual entendeu a postura da Corte e sinaliza disposição de rever os seus empreendimentos para adequar as licenças ambientais. Bem, com diálogo tudo se resolve.

EUCALIPTO: Falsa a tese do MST de que ele não é alimento. A tripa que reveste salsichas e linguiças é de celulose solvente. Também usam o produto:  os sorvetes, iogurtes, doces, bolos e sopas. Comparando: Os cafezais brasileiros ocupam área total de 1,82 milhão de hectares, as florestas de eucaliptos ocupam 70 milhões de hectares.

FOLCLORE:No regime militar havia vigilância contra o cinema, música e teatro. Então policiais foram destacados para prender o autor da peça em cartaz Electra, tida como subversiva. Mas os agentes retornaram frustrados ao saberem que a peça, versão da obra do grego Eurípedes, fora escrita pelo filósofo grego Sófocles,falecido 406 AC.

PAQUIDERME’:  ‘Quanto maior o número de ministérios no governo federal, mais lentas se tornam as decisões e as ações para a resolução de um problema, o que deixa transparecer que os titulares das pastas, ou não têm autonomia, ou carecem de iniciativas…(-)…’ (Benedito Rodrigues da Costa – Economista – Campo Grande)

EL MATADOR’: O celular é pior que a bomba atômica. Matou o telefone fixo, a TV, o computador, o relógio, a câmera fotográfica, o rádio, a lanterna, o espelho, asrevistas, os livros, o videogame, a carteira, o calendário de mesa, o cartão do banco, o jornal, o diálogo, os casamentos e famílias, os olhos, a coluna cervical e matará a próxima geração. Pense nisso.

PÉROLA FINAL:

Penso muito durante meus momentos de solidez. (ex-ministro Rogério Magri)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidado com a ira de Deus! Wilson Aquino*

Cuidado com a ira de Deus! Wilson Aquino*

A sociedade contemporânea tem sido palco de transformações rápidas e profundas, moldando novas perspectivas e desafios para as crenças e valores de seus indivíduos. Nesse contexto, é notável o crescente afastamento de muitos membros da sociedade em relação à religiosidade Cristã. É pertinente, no entanto, considerar a relevância que a religião desempenha no fortalecimento dos valores espirituais, morais, éticos e sociais que sustentam a coesão da comunidade e promovem a prosperidade de uma nação.

Não podemos ignorar o fato de que o caminho da depravação, da vulgaridade e da imoralidade tem sido uma realidade em nossa sociedade. São cada vez mais comuns atos de promiscuidade e libertinagem, bem como crimes de corrupção e roubo de dinheiro público perpetrados por indivíduos, grupos e até mesmo autoridades em todos os níveis de poder. E para a manutenção e expansão desse quadro de imoralidade e criminalidade, a religiosidade do povo torna-se uma ameaça à consciência desses partidos e indivíduos que começam a atacar as igrejas e a tentar denegrir a figura de Deus, procurando tirá-Lo da mente e coração de crianças, adultos e principalmente da célula mais importante da sociedade: a família. Ignoram que com isso podem provocar a Sua ira.

A religiosidade Cristã oferece princípios e valores que fortalecem o indivíduo, a família e, por consequência, toda a sociedade. As Escrituras Sagradas, como a Bíblia, contêm ensinamentos que inspiram o respeito, a compaixão, a justiça social e o amor ao próximo. Tais ensinamentos têm sido fundamentais ao longo da história para promover o bem-estar coletivo e mitigar conflitos sociais. Por isso eles são uma ameaça àqueles que querem exercer o domínio total do povo e da nação.

Em um cenário onde crescem os desvios morais e a corrupção, e onde alguns se levantam em blasfêmias e propostas para afastar Deus da família e da sociedade, é imperativo refletir sobre os perigos de desafiar o poder divino. O poder de Deus é absoluto, Ele é o Soberano Senhor de todas as coisas, e a Bíblia nos traz inúmeros relatos sobre Sua justiça e rigor quando se trata de respeito ao Seu nome, que sequer deve ser citado em vão, mesmo nas melhores das intenções como um simples “vá com Deus!”, se for dito de forma automática. Expressões comuns como “Oh! Meu Deus!”, jamais devem ser ditas como simples expressões. E tudo que se refere a “Ele”, “Dele”, “Seu”… deve-se escrever com letras maiúsculas, dada à Sua grandiosidade como o Deus único e verdadeiro. As Escrituras Sagradas trazem essa questão como um dos 10 mandamentos do Senhor e traz também inúmeras passagens que demonstram quão sagrado e supremo Ele é.

Um dos exemplos mais notáveis na Bíblia sobre as consequências de se voltar contra o Senhor é o relato da queda de Satanás. O livro de Isaías 14:12-15 descreve a queda do rei da Babilônia, mas muitos estudiosos veem nesse texto uma referência à queda de Satanás, que ousou desafiar a soberania de Deus:

“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”

Este trecho bíblico nos mostra o perigo de ambicionar o poder que pertence somente a Deus e como tal atitude pode levar a consequências devastadoras.

Outro exemplo vem do Antigo Testamento, na história de Corá, Datã e Abirão, que se rebelaram contra Moisés e, por extensão, contra Deus. Em Números 16:31-35, lemos sobre a resposta divina a essa rebelião:

“E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles fendeu-se; e abriu a sua boca, e tragou-os a eles, com as suas casas, e a todos os homens de Corá, e a todos os seus bens. E desceram eles vivos ao inferno, com tudo o que era seu; e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.”

Essas passagens bíblicas mostram claramente o poder de Deus e o perigo de desafiá-lo. No entanto, é importante enfatizar que Deus é misericordioso e oferece a todos a oportunidade de arrependimento. Ele deseja que a humanidade escolha o caminho da retidão e da bondade. Mas, ao mesmo tempo, é preciso entender que há consequências para suas escolhas, e desafiar a soberania divina pode colocá-los em um caminho perigoso.

Quando a sociedade se distancia dos princípios divinos, como a busca pela verdade, a justiça e o amor ao próximo, o tecido social se enfraquece. A religiosidade, quando genuína, pode fornecer uma base moral sólida para a família e a sociedade, promovendo valores que incentivam o respeito, a compaixão e a integridade.

Portanto, é fundamental que as autoridades, os líderes religiosos e os membros da sociedade trabalhem juntos para promover valores que honrem a dignidade humana e o respeito às crenças dos outros. O equilíbrio entre liberdade religiosa e pluralidade de pensamento é essencial para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa.

No entanto, é preciso reafirmar com veemência que Deus é amor e misericórdia, e que Sua soberania e Seu poder são inegáveis, e desafiá-Lo pode trazer consequências sérias ao indivíduo, partido ou nação.

*Jornalista e Professor

Leia Coluna Amplavisão: No recesso os políticos descansam e articulam

Leia Coluna Amplavisão: No recesso os políticos descansam e articulam

PERFIL:Os mineiros têm memória. Aferi isso em Itajubá onde Aureliano Chaves estudou, casou e foi sepultado. Responsável pela criação da Universidade Federal, Deputado estadual, federal, governador e vice-presidente da república. Em 1989 tentou a presidência da República ( 9º lugar). Morreu em 30/04/2003 aos 73 anos de idade.

MINEIROS: Outra figura nacional de Itajubá foi Wenceslau Braz, em cuja casa da família ainda residem a neta e bisnetos. Ele presidiu o país (1914-1918) ao vencer Ruy Barbosa – após ocupar vários cargos legislativos e ter sido presidente de Minas Gerais. Faleceu em 15/05/1966 e também sepultado naquela cidade.

‘PÃO DE QUEIJO’:O poder político dos mineiros é induvidoso.  Afonso Penna, Wenceslau Braz, Delfim Moreira, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Itamar Franco e Dilma Rousseff. Portanto, Minas é o estado berço do maior número de presidentes da república eleitos nas urnas.

CONCLUINDO: Segundo maior colégio eleitoral, Minas é decisiva nas eleições presidenciais. Sua diversidade econômica e cultural é fruto de vários fatores, inclusive por estar cercada de povos diferentes: São Paulo, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Pesa ainda a habilidade dos seus políticos ao longo de gerações.

AÇÕES & DEPUTADOS:Zé Teixeira: Concluídas as obras do Data Center na ALEMS iniciadas em sua gestão; Pede hospital da Cassems em Ivinhema e a reforma das pontes entre P. Murtinho e Bonito.Roberto Hashioka: SeuPL cria ‘Programa de Resolução de Conflitos’ contra violência nas escolas; PL, facilita acesso aos processos de Inventário e Partilha; homenageou a Escola Delmiro S. Bonin pelo prêmio ‘Coopera Cerrado’.Lucas de Lima: PL pró consumidorem casos de duplicidade de produtos e serviços; por liberação de recursos esteve na Sudeco e na entrega de maquinários na Agraer. Gerson Claro: Fiel ao regimento, liberalsem perda de autoridade, elogiado pelos deputados, jornalistas e funcionários; defende o Estado enxuto com menos ideologia.

BOLA CHEIA. A ex-deputada Rose Modesto continua a sorrir: o TJMS validou o resultado da convenção do ‘União Brasil’ elegendo-a presidente estadual do partido. A sigla era presidida pela senadora SorayaThronicke, quesem grupo vai perdendo força e brilho. Sem chances de sobrevivência.

PERSPECTIVAS:  O jogo político não para em plena’ entre safra’ O senador Nelsinho Trad (PDS)  ingressará no PL ‘abençoado’ por Bolsonaro.  Aqui na capital ele tem recebido lideranças e prefeitos na tratativa recursos e emendas parlamentares.  O ex-vice governador Murilo Zauthi (União Brasil) passou por lá para um café amigo.

NELSINHO:   Os números mostram que desde a sua posse é o senador do Mato Grosso do Sul que mais liberou verbas para os municípios de todas as regiões, sem discriminar tendência ideológica e partidária dos prefeitos e vereadores. . Além disso, tem jogo de cintura, sabe navegar com um bom discurso em todos os mares da política.

DEPUTADOS  & AÇÕES:Mara Caseiro:Pede ampliação do trecho da MS 436 em Alcinópolis; mais segurança em Camapuã, quadra poliesportiva em Selvíria e atendida pela Agesul na construção de ponte no rio Salobra em Bodoquena. Professor Rinaldo: Autor de PL pela criação da Semana do Cooperativismo;presidiu evento comemorativo aos 10 anos da Criação do Dia do Químico; defensor da saúde, da mulher e ensino. Junior Mochi: Pede inspeção na ponte do rio Guaimbé na MS 379; inclusão da Cavalgada de Sonora no calendário de eventos do MS; asfalto em ruas do Jardim Parati em Dourados. Rafael Tavares:Deposição clara em temas ligados à moral, costumes, consumidor e a influência da política LGBT nas escolas e crianças.Seu PL pede maior prazo para utilizar o laudo de vistoria do Detran.

‘NÓS E ELES’: O país esteve dividido na Independência, Abolição da Escravatura, Proclamação da República. Agora o fenômeno sócio e político volta a ocorrer com a oposição inflamada e Lula incentivando o confronto ao invés da reconciliação.  A questão é se o debate em 2024 será nacionalizado nas capitais e grandes cidades.

1-POLÊMICA: O decreto presidencial sobre colégios cívicos militares erestrições ao uso de armas causam reações. O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) por exemplo, lembra: “todo desarmamento precede uma ditadura…(-)…as mortes violentas caíram 2,4% em 2022, o menor patamar da série histórica… (-)…todo cidadão tem o direito de se defender…”

2-POLÊMICA: “No meio das armas calam-se – a lei e a arrogância das autoridades deve ser controlada”. As pérolas de Marco Túlio Cícero caem como uma luva nos excessos do STF. No arremate recorro a Ruy Barbosa: “A pior ditadura é do Judiciário, contra ela não há a quem recorrer”. Enfim, não pode haver STF de uma só caneta.

DA ASSEMBLEIA:Antonio Vaz: PL institui o ‘Prêmio Estudante Nota Dez’; PL declarou de utilidade pública a Associação de Professoras de Educação Física de Corumbá; PL promove a inclusão e oportunidade aos estudantes deficientes no serviço público. Lia Nogueira: Pede pavimentação nas ruas dos distritos de Itahum, Macaúba e Vila Formosa; pediu ao DNIT o recapeamento da BR-376 entre Vicentina e Jateí; Pl prioriza a contratação de mulheres vulneráveis a violência doméstica.  João Mattogrosso: PL pede criação de subsecretaria para promoção de ações da Primeira Infância; PL extingue o pagamento de taxa de inscrição aos deficientes físicos em competições; seu PL conscientiza sobreos males do uso de celulares/ tablets/ computadores por bebês e crianças.

MUTRETAS?  Depende o olhar de análise. A onda de apostas nas partidas de futebol – com propagandas em horários nobres da TV. provocando interrogações. Qual a garantia de lisura de procedimento? Quem estaria por trás destas empresas? Será que estariam recolhendo os tributos? E até onde as manipulações descobertas serão divulgadas?

O CURIOSO : Leitor volta a questionar a ‘mágica’ de alguns políticos que conseguem ficar ricos mesmo ocupando cargos eletivos e sem tempo para atividades na iniciativa privada. Diz ele: “ (-)…uns usam terceiros comprando fazendas, outros preferem  dólares e há  até quem estaria no comércio de veículos através de ‘laranjas’…(-)”.

AÇÕES & DEPUTADOS: NenoRazuk: Pioneiro em defesa da política de inclusão e assistência aos autistas no MS; presidiu evento pelos 50 anos da ‘Embrapa Pantanal’ e aaudiência de prestação de contas dos poderes públicos. Renato Câmara:  Criador da Frente Parlamentar do Desenvolvimento da Suinocultura – atento aos reclamos da classe; elogiado seu PL criando o Mês (Março Azul) de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal; defende mais ciclovias em Dourados. Marcio Fernandes: interlocutor de produtores junto ao Governo eentidades do empresariado; defensor da obra do minianel entre a BR-163 e BR-262, sonho antigo de Jaraguari.

RECESSO:  Os deputados aproveitam para sair da rotina e visitar as bases eleitorais no interior. Época do café amigo, abraços, convites e de aferir como vai o clima político de cada cidade. O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) batendo asas – é o campeão nesta ‘modalidade’. Nem parece que ficou 8 anos no poder. Está rejuvenescido.

MEMÓRIAS: Relato do ex-presidente J.K sobre as agruras para levar o gerador de energia de 70 ton. de São Paulo à Brasília. Na travessia do rio Paranaíba (MG-Goiás) a balsa não suportou e o gerador imergiu. Sem guindaste, só após 4 meses o gerador foi içado e levado à São Paulo. Neste período foi construída a ponte. Esse é o Brasil de 1960.

DA ASSEMBLEIA:LondresMachado:  sua habilidade no diálogo parlamentar éessencial em questões onde o Executivo tem interesse. Vale o teor de seus argumentos. João Catan: Estudioso, seu PL insere no Fundersul o direito ao produtor em solicitar o ressarcimento por morte de bovino, bufalino, equino e asinino por ataques de onça ou outro felino silvestre. Pedrossian Neto: Alerta sobre os efeitos da Reforma Tributária ao MS; defensor do ramal ferroviário até Ponta Porã; à frente do Marco Regulatório na Saúde. Lídio Lopes: versátil nas tratativas equestões que afligem os municípios. Anfitrião de prefeitos no governo; contra o fim das escolas cívico-militares pelo Governo Federal.

 

 

 

 

A Importância da doação de sangue no inverno: Uma atitude que aquece vidas

A Importância da doação de sangue no inverno: Uma atitude que aquece vidas

No período de inverno, a doação de sangue enfrenta desafios adicionais devido à maior incidência de doenças virais e ao período de férias. Segundo dados do Ministério da Saúde, durante essa época do ano, os estoques de sangue podem reduzir em até 30%, enquanto a demanda por transfusões sanguíneas permanece constante. Nesse contexto, é fundamental ressaltar a importância vital da doação de sangue durante o inverno e incentivar a participação ativa da comunidade.

A doação de sangue é essencial durante todo o ano, mas é no inverno que seu papel se torna ainda mais crucial. Durante essa estação, os estoques de sangue tendem a diminuir, enquanto a demanda por transfusões sanguíneas continua alta. É nesse momento que precisamos unir forças e garantir que os hospitais tenham um suprimento adequado de sangue para atender emergências, cirurgias e tratamentos.

No entanto, é importante enfrentar os mitos e equívocos que cercam a doação de sangue e fornecer informações claras e precisas. Muitas pessoas têm medo de doar sangue devido a preocupações com a saúde, possíveis efeitos colaterais ou simplesmente o medo de agulhas. O processo de doação de sangue é seguro, com procedimentos de triagem e segurança rigorosos para garantir a saúde tanto do doador quanto do receptor. É uma oportunidade de fazer a diferença e salvar vidas de forma segura e confiável.

Além de contribuir para a saúde e bem-estar de outras pessoas, a doação de sangue também traz benefícios para o doador. Estudos científicos têm demonstrado que a doação regular de sangue pode estimular a produção de novas células sanguíneas e melhorar a saúde cardiovascular. É uma forma de cuidar de si mesmo enquanto cuida dos outros, uma atitude nobre e altruísta que traz uma sensação de satisfação pessoal e bem-estar emocional.

Outro ponto crucial a ser destacado é a importância da diversidade de tipos sanguíneos nas doações. Cada tipo de sangue desempenha um papel fundamental na assistência médica, e alguns tipos são mais raros do que outros. É essencial conscientizar a comunidade sobre a demanda específica por diferentes tipos de sangue e a necessidade de manter um estoque equilibrado para atender às diversas situações, como transfusões de emergência, tratamentos de doenças crônicas e procedimentos cirúrgicos. Incentivar a doação de todos os tipos sanguíneos é imprescindível para suprir as necessidades médicas e garantir que ninguém fique desamparado.

Portanto, convido você a se juntar a nós nessa nobre causa da doação de sangue no inverno. Seja um herói anônimo e aqueça vidas com o calor do seu gesto solidário. Acredito firmemente que, juntos, podemos garantir que os estoques de sangue estejam sempre adequados, proporcionando esperança, saúde e vida para aqueles que mais precisam. Faça parte dessa corrente de generosidade e seja a diferença na vida de alguém. Juntos, podemos tornar o inverno mais acolhedor e aquecer os corações daqueles que dependem da nossa solidariedade.

Daynara Paiva Vilar, mestra em medicina tropical e saúde pública e professora de biomedicina da Estácio. 

Fibromialgia: O segredo está no sangue

Fibromialgia: O segredo está no sangue

A fibromialgia é um distúrbio reumatológico que causa dor crônica e outras condições sintomáticas, como depressão e ansiedade. Apesar de sua relevância, a doença ainda apresenta um diagnóstico complexo onde o médico precisa ter uma correta interpretação clínica dos sintomas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, a fibromialgia tem difícil diagnóstico – sua identificação pode levar anos – o que também dificulta a exatidão dos dados referentes ao número de casos no Brasil e no mundo.

Estima-se que pelo menos 3% da população brasileira sofre com as dores intensas e incapacitantes, além dos outros sintomas causados pela fibromialgia. A estimativa aponta ainda que a síndrome é mais recorrente em mulheres: 90% dos casos diagnosticados de fibromialgia são entre esta parcela da população, com incidência mais comum nas mulheres com idades entre 25 e 50 anos.

Nesse contexto, fica uma dúvida: “Como podemos identificar a fibromialgia com mais agilidade e assertividade?”. É válido estudar ferramentas que auxiliem no rastreamento dessa doença, utilizando técnicas instrumentais de análise química, como a espectroscopia de massa, em conjunto com ferramentas computacionais, como algoritmos de machine learning.

A partir de amostras de plasma sanguíneo analizadas por espectrometria de massa com ionização por spray de papel e posterior classificação multivariada dos dados espectrais (não supervisionado e supervisionado), selecionando variáveis possíveis de ser associada ao padrão metaoômico do plasma sanguíneo.

A análise exploratória por componentes principais (PCA) e a análise supervisionada com algoritmo de projeções sucessivas com análise discriminante linear (SPA-LDA) apresentaram resultados satisfatórios com 100% de acurácia para predição amostral em ambos os grupos. Isso demonstra que esta combinação de técnicas pode ser utilizada como uma ferramenta simples, confiável e rápida no desenvolvimento do diagnóstico clínico da fibromialgia.

Tendo em vista que o diagnóstico de fibromialgia é subjetivo, demorado e com baixa precisão, esses resultados apresentados trazem uma luz ao diagnóstico da fibromialgia, contribuindo fortemente para essa área e podendo ser empregado em curto prazo no sistema de saúde. Essa tecnologia seria mais acessível, considerado baixo a longo prazo, e de diagnóstico rápido, capaz de fazer dezenas de análises em poucas horas. Com essa pesquisa, a ciência traz esperança a todos aqueles que sofrem diariamente com essa doença e a possibilidade de um tratamento mais digno.

Leomir Aires, docente da Estácio e doutor em química.