(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026
Precisa-se de Pacificadores! Wilson Aquino*

Precisa-se de Pacificadores! Wilson Aquino*

Vivemos em tempos tumultuados, especialmente nos últimos anos, onde a velocidade da informação alcançou níveis sem precedentes, graças aos avanços tecnológicos que possibilitaram a disseminação instantânea de notícias e informações até os lugares mais remotos do mundo. Essa mesma tecnologia também deu às pessoas a capacidade de compartilhar e expressar suas opiniões, seja por meio das redes sociais de alcance global ou em círculos mais próximos, como família e amigos.

No entanto, surge um problema quando muitos indivíduos não conseguem aceitar ideias contrárias às suas próprias ou às de grupos aos quais pertencem. Isso frequentemente leva a discussões acaloradas, confrontos virtuais e, em alguns casos, até mesmo conflitos pessoais, como temos testemunhado.

Nesse embate de ideias e convicções, frequentemente testemunhamos ataques pessoais brutais à honra e à dignidade das pessoas. É lamentável a quantidade de casos desse tipo que resultam em rupturas de amizades e relacionamentos familiares, e, em alguns casos, até em processos judiciais com sentenças diversas.

Em meio a esses constantes embates no campo das ideias e convicções, muitos acabam exagerando nas retaliações contra a outra parte. Até mesmo a justiça, que deveria ser imparcial e justa, muitas vezes parece tomar partido, favorecendo determinadas pessoas ou grupos, especialmente os de viés político. Isso é profundamente lamentável, pois só serve para acirrar ainda mais os ânimos já exaltados na sociedade.

Em um momento como este, é interessante observar como a sabedoria transmitida nas Escrituras Sagradas pode ser aplicada. Deus, em Sua infinita bondade e sabedoria, parece ter antecipado esses tempos difíceis em nossa sociedade e nos estimula a sermos sábios e pacificadores.

Isso significa que podemos e devemos lutar por nossos ideais, desde que estejamos fundamentados em princípios morais e espirituais sólidos e em conformidade com as leis do nosso país. No entanto, isso não deve nos impedir de amar o próximo. Isso requer que ajamos com sabedoria e paciência, ouvindo os pontos de vista das pessoas, mesmo que discordemos delas, sem entrar em conflito.

Pelo contrário, é essencial que façamos um esforço para demonstrar respeito pelos outros como indivíduos e cidadãos, mesmo quando discordamos de suas convicções e que consideremos essas ideias prejudiciais aos valores familiares e à sociedade como um todo.

Russell M. Nelson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, recentemente abordou esse assunto ao destacar que temos o livre-arbítrio para escolher entre o conflito e a reconciliação. Ele nos exortou a escolher a paz, enfatizando que a raiva nunca persuadiu ninguém, a hostilidade não constrói nada e a contenda nunca leva a soluções inspiradas.

É triste constatar que as contendas também ocorrem dentro dos lares, onde indivíduos menosprezam seus cônjuges e filhos, lançando mão de explosões de raiva para tentar controlar os outros ou aplicando o “castigo silencioso”.

É importante lembrar as palavras de Jesus Cristo, nosso grande exemplo a ser seguido, que chamou de “bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” e nos instruiu a amar até mesmo nossos inimigos, abençoar aqueles que nos amaldiçoam e fazer o bem àqueles que nos odeiam, além de orar por aqueles que nos maltratam e perseguem.

A Bíblia contém várias passagens que nos incentivam a ser pacificadores e promover a paz. Aqui estão algumas delas:

Em Romanos (12:18): “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Paulo exorta os cristãos a fazerem o máximo para viver em paz com todas as pessoas, destacando a importância da paz nas relações humanas.

Tiago (3:17-18):  “A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amorosa, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” Tiago destaca que a sabedoria divina promove a paz, e os pacificadores colhem os frutos da justiça.

Hebreus (12:14):  “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” A carta aos Hebreus nos lembra da importância de buscar a paz como parte da nossa busca pela santidade e pela comunhão com Deus.

Essas passagens destacam a importância de sermos pacificadores, buscando a paz em nossas relações e promovendo a reconciliação e a harmonia, de acordo com os princípios cristãos e os ensinamentos da Bíblia.

Em tempos como estes, mais do que nunca, precisamos de pacificadores que possam trazer equilíbrio e compreensão para uma sociedade dividida. Ser um pacificador não significa abrir mão de nossos princípios, mas sim agir com sabedoria, empatia e amor, mesmo nas situações mais desafiadoras. É um chamado para promover a reconciliação e buscar soluções que beneficiem a todos, em vez de perpetuar o ciclo de conflitos e contendas. É hora de cultivar a paz em nossos corações e estender a mão da conciliação aos outros.

*Jornalista e Professor

Entenda sobre a Síndrome de Down

Entenda sobre a Síndrome de Down

Antes de tudo é fundamental explicar que a Síndrome de Down não é uma doença. Ela acontece quando a criança apresenta trissomia do cromossomo 21, ou seja, nasce com a ocorrência genética de um cromossomo 21 a mais nas células. Os pais devem estar cientes de que elas podem se desenvolver de modo a alcançar autonomia e qualidade de vida.

As pessoas com Síndrome de Down apresentam algumas características físicas como baixa estatura; olhos puxados e amendoados; sobrancelhas unidas e face achatada. Além disso, podem apresentar questões de saúde como atraso no desenvolvimento; déficits auditivos, de visão e de coluna, e problemas neurológicos.

Também podem apresentar déficit cognitivo, dificuldade de comunicação e redução do tônus muscular. Na escola, o desempenho delas melhora quando as instruções dadas são mais visuais. A aprendizagem desses pequenos é facilitada quando são usados modelos e exemplos que possam ver, de preferência com ilustrações grandes e símbolos.

 * Luciana Brites é Psicopedagoga, Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento e CEO do Instituto Neurosaber. (foto: Samara Garcia)

A repetição das orientações em sala de aula também é essencial. É importante reforçar comandos e solicitações para que os estudantes possam compreendê-las.  Deve-se sempre utilizar uma linguagem verbal simples. Lembre-se que crianças com Síndrome de Down não são todas iguais. Aliás, toda criança típica ou atípica, tem sua individualidade e especificidades e, como qualquer criança, não merecem ser colocadas em uma caixinha.

O diagnóstico da síndrome de Down pode ser feito durante a gravidez, através de exames realizados no pré-natal. Porém, o diagnóstico também pode ser realizado no pós-parto.

O tratamento é feito de acordo com a identificação das necessidades de cada criança. Além disso, há programas de intervenção precoce com equipe multidisciplinar que promovem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com Síndrome de Down.

É de suma importância que o acompanhamento médico seja mantido desde o nascimento. Portanto, por mais que não exista cura, o tratamento precoce é indispensável, pois ele pode propiciar uma ótima qualidade de vida e avanços significativos no desenvolvimento.

É sempre importante lembrar que a partir da compreensão das semelhanças e diferenças podemos, juntos, enquanto sociedade, garantir o tratamento e a educação baseada em evidências científicas, o desenvolvimento e o crescimento saudável de todas as crianças.

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber (https://institutoneurosaber.com.br/), autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, pedagoga, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.

 * Luciana Brites é Psicopedagoga, Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento e CEO do Instituto Neurosaber

Leia Coluna Amplavisão: Minirreforma eleitoral: mudando para pior

Leia Coluna Amplavisão: Minirreforma eleitoral: mudando para pior

‘PÉROLAS’:  Antes, a ex-presidente Dilma disse: “Não vamos colocar uma meta, nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta nós dobramos a meta; quando a gente atingir a meta nós dobramos a meta”. Agora a ministra  Simone Tebet  viralizou falando sobre meta fiscal: “ São xis – receitas menos despesa deu zero – ou seja – nós conseguimos com isso zerar o déficit e entrar na meta fiscal de zero de déficit fiscal para o ano de 2024”. Quem entendeu levante a mão.

BETO FIGUEIRÓ: No café amigo com o ex-vice da chapa do Capitão Contar (PRTB) ao Governo, o advogado confessou que em 2022 até  houve oferta de ajuda (recusada) do MDB no 2º turno. Figueiró revelou ainda que não desistiu da política e que está rumando para o Novo – partido do governador mineiro Romeu Zema.  O poder seduz.

SUPER LONDRES: Eleito e calouro, o deputado Amarildo Cruz foi conhecer as entranhas da Assembleia Legislativa. No gabinete de Akira Otsubo ouviu dele preciosas dicas com aquele sotaque carregado: “ Fique tranquilo, você vai gostar, aqui basta seguir o Londres. Se ele subir num prédio de 10 andares e pular – você pode saltar sem medo. ” Rsss…

REVOADA: Os políticos buscando nomes realmente competitivos na capital e interior para 2024. Afinal eles precisam se prepararem para 2026 e um bom exército de cabos  eleitorais  é fundamental para o sucesso nas urnas. Nesta etapa eles não discriminam os municípios, por menores que sejam, Afinal, perde-se a vaga por apenas um voto.

FOLCLORE: Quando Bush invadiu o Kuwait (1990) em socorro a invasão promovida pelo Iraque a repercussão foi mundial. Mas a nossa brava Anastácio não se omitiu. Seu diretório do PT enviou enérgico ofício à Casa Branca condenando a invasão. ‘Há dúvidas’ se a retirada das tropas de Bush se deveu ou não a repercussão daquele protesto petista.

SONHANDO: Quem assistiu a entrevista na Globo News concluiu que o ex-deputado Aécio Neves, após ser absolvido na justiça, voltou a cena disposto a ocupar o espaço entre Lula e Bolsonaro. Ele aproveitou para alfinetar e minorar os méritos de eventuais concorrentes como o governador Romeu Zema (Novo). Mineirinho esperto.

ACREDITAR! Inicio de mandato (1987-91) Roberto Razuk foi alertado pelo veterano Valdomiro Gonçalves: “Aqui tem primeiro, segundo e baixo clero”. Surpreso, ele pediu uma reunião com as lideranças partidárias para esclarecimento do estranho aviso. Questionado por Razuk, Valdomiro ponderou sorrindo: “Aqui, Razuk você não pode acreditar em tudo”. Razuk captou a mensagem.

EMBATE:  Deputados Pedro Kemp (PT) e Rafael Tavares (PRTB) debateram em plenário os critérios de punição dos acusados de golpe de 8 de janeiro pelo STF. O primeiro apoiou a dosimetria da pena – o segundo comparou a punição em regime fechado (mais de 15 anos) superior a punições de réus por crimes hediondos, estupradores, assassinos que chocaram o país.

AUTORES & EMENDAS: Vander Loubet R$129,9 milhões, ex-senadora Simone Tebet R$123,1 milhões, Dagoberto Nogueira R$ 109,1 milhões, Nelsinho Trad R$ 83,2 milhões, ex-deputado Fabio Trad R$ 71,7 milhões, Soraya Thronicke R$ 71,3 milhões, ex-deputado Luiz H. Mandetta R$ 3,5 milhões, ex-deputada Rose Modesto R$ 62,4 milhões, Geraldo Resende R$ 61,4 milhões, Beto Pereira R$ 60,7 milhões.

DETALHES: Os valores se referem ao período dos últimos 9 anos – de 2015 a setembro de 2023. Anote-se que temos (MS) empenhado apenas R$1,8 bilhão, sendo o   deputado Vander Loubet quem destinou o maior valor de emendas. Detalhe: Não há prazo para o pagamento das emendas. Pode levar anos até. Eis a questão!

EM ALTA: A recondução do senador Nelsinho Trad (PSD) à presidência do Parlassul com 9 senadores e 27 deputados federais, prova seu conceito no Congresso. O senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito vice-presidente; os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Celso Russomano (REP.) completam a diretoria. A senadora Tereza Cristina é a outra representante nossa no parlamento do Mercossul.

TACADA:  O anúncio da construção do Hospital Municipal pela prefeita Adriane Lopes (PP) com início neste ano e termino em 12 meses preocupando a concorrência para 2024. Ao custo de R$200 milhões e capacidade para 250 leitos o nosocômio – sonho da população da capital – é um combustível e tanto nesta disputa eleitoral.

EU SABIA… Foi para o espaço o pouco que restava do controle e transparência com a aprovação da minirreforma eleitoral. Como num toque de mágica o texto conseguiu unir o centro, esquerda e direita afrouxando as regras para os partidos e candidatos.  Quando você pensa ter visto tudo, vem mais novidade sempre em benefício de quem faz as leis.

CONFIRA:  Altera regras de financiamento, tempo de televisão das candidaturas femininas, simplifica a prestação de contas e exige transporte gratuito para os eleitores no dia das eleições. Agora, só os partidos que atingiram o quociente eleitoral poderão participar das chamadas sobras, privilegiando os candidatos mais votados.

PROPAGANDA: Ficou mais flexível. A nova lei permite a propaganda eleitoral pela internet mesmo no dia da eleição; autoriza a propaganda conjunta de candidatos de partidos diferentes independente de coligação ou federação; acaba com os limites do tamanho da propaganda eleitoral feita nos veículos.

MAIS ALTERAÇÕES: O calendário eleitoral antecipa a data da convenção e registro de candidaturas objetivando dar tempo maior para o julgamento dos recursos. Também alterou o prazo para criação das federações e convenções para 6 meses antes das eleições, determinando que as punições a uma sigla federada não atinja as demais.

OUTRAS MUDANÇAS: Legaliza a doação via Pix, cartão de crédito – cobrança virtual e o financiamento coletivo por vaquinhas para doações de pessoas físicas (limitadas a R$2.855,97) ou até 10% dos rendimentos do ano anterior. Os candidatos a vice ou suplentes poderão usar recursos próprios.

MORDOMIAS:  A nova lei é por demais generosa ao autorizar também o uso de recursos públicos para pagamento dos gastos pessoais dos candidatos para compra e aluguel de veículos, embarcações e aeronaves. Percebe-se que a legislação prevê os desafios para os candidatos nas mais diferentes regiões do país.

PARA PIOR: No caso de compra de votos a lei possibilita que a Justiça Eleitoral aplique apenas uma multa em vez de cassar a candidatura do acusado. Outra novidade em benefício da classe política (de todos os partidos) foi a redução do prazo em que o político cassado não poderá mais disputar as eleições.

PERDEDORAS: As mudanças na nova lei prejudicam as mulheres, pois prevê várias condições para punir os infratores, além de permitir a um partido não lançar o número mínimo de mulheres caso esteja em uma federação. Assim permitirá que o dinheiro destinado a uma candidata mulher seja usado para uma candidatura masculina.

PÉROLAS DIGITAIS:

“O que gostei menos do Brasil foi da falta de educação – é geral – é preciso ter estomago”.  (Vitor Pereira  )

“Pelé fazia gols nas finais; já Neymar marca na Bolívia”. (Casagrande)

“O político que se diz apolítico é um idiota”. (ex-chanceler Adenauer)

Procuro dublê para fazer as cenas difíceis de minha vida; acordar cedo, trabalhar e pagar minhas contas. (na internet)

Enquanto isso na sala de aula: “ Jair! – Presente! – Devolve”. (Nelson Pradella)

“Todos os extremos devem ser evitados. O caminho é o centro”. (Aécio Neves)

Artigo: Setembro Azul: Rosildo Barcellos

Artigo: Setembro Azul: Rosildo Barcellos

Setembro é um mês de marcos históricos para a comunidade surda, a começar pelo dia 10, celebrado como o  “Dia Mundial da Língua de Sinais”. A data foi escolhida para relembrar o Congresso de Milão ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880 – a primeira conferência internacional de educadores de surdos –, em que se proibiu o uso de línguas de sinais no mundo. Parece interessante? Exatamente: no evento, especialistas (a maioria deles, ouvintes) definiram que as línguas gestuais seriam um retrocesso aos surdos e que a leitura labial seria a forma de comunicação adequada à comunidade.

Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do  decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. o Dia Internacional do Surdo ocorre no dia 30 de setembro, bem como o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais. O azul simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial. No período, todas as pessoas com deficiência – entre essas, os surdos – eram identificadas, pelos nazistas, com uma faixa azul no braço. Essas pessoas, então, eram então encaminhadas à execução.

Mormente, em 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e de resistência. A ideia surgiu durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, em que se realizou a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), inaugurando a simbologia do movimento. 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo  data que relembra, a toda a sociedade, a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.

Surdos

Por outro lado, máxime, Segundo o Código de Trânsito Brasileiro as regras para se obter uma Carteira Nacional de Habilitação, são: ser penalmente imputável, saber ler e escrever e possuir os documentos pessoais. Ou seja os  surdos e mudos após as avaliações devidas, também estão perfeitamente aptos a possuírem a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir(PPD) para  carros e motos, que sairá com a restrição X ( no campo observações). E isto realmente tem acontecido apesar de pouco divulgado.

Este serviço, no Detran/MS, pioneiro no Brasil, teve início em 2009, na época do Diretor Carlos Henrique Santos Pereira,  computando na cidade de Campo Grande 85 surdos e no estado de Mato Grosso do Sul 128. Na capital do café, Cacoal,em Rondônia eram 28, na capital do Mato Grosso, Cuiabá, eram 105 aptos a dirigir  e somavam ao total no Brasil, a quantia de 10 mil. O que nos faz inferir que muitos desconhecem seu direito ou o consideram em demasiado burocrático. Não obstante é imperioso buscar uma situação mais equânime para o cidadão com deficiência para que todos tenham a almejada dignidade, educação e atenção merecidas.

Por isto a importância de se divulgar mais a legislação como um todo. Relembro hoje especificamente da utilização do símbolo internacional  de surdez, prevista na lei 8160/91, que determina a sua colocação em todos os locais de acesso aos surdos e principalmente nos veículos automotores para dar conhecimento da presença de pessoa com deficiência auditiva ao volante. Sendo ela colocada no vidro traseiro devemos entender que qualquer solicitação deve ser feita por meio dos faróis altos. Colocada  no vidro dianteiro facilita a identificação aos agentes de trânsito, no momento da abordagem, ou numa necessidade de socorro.

*Articulista

 

 

Paraguai declara “guerra” contra Argentina

Paraguai declara “guerra” contra Argentina

Depois de avisar e dar prazo para a Argentina pôr fim a cobrança de pedágio na hidrovia do rio Paraná, o novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, decidiu adotar medidas mais duras. Como nenhuma atitude foi tomada até agora para acabar com o entrave e diante da situação que causa prejuízos, a única alternativa que restou ao governante paraguaio foi reagir de maneira severa contra o país vizinho.

A “guerra” está declarada e o Paraguai está preparando um pacote de represálias contra a Argentina. Entre as medidas que serão adotadas estão a retirada do aval para o vizinho fazer negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), oficialização de cobrança de dívida milionária da hidrelétrica binacional Yaciretá e também redução da cessão de energia elétrica excedente.

A represália paraguaia é justificada pela decisão unilateral da Argentina que começou a cobrar pedágio na hidrovia da rota bioceânica e está fazendo a retenção de embarcações até que o pagamento seja feito. A gota d’água para deflagrar de vez a crise entre os vizinhos foi a apreensão de uma barcaça transportando combustíveis para o Paraguai.

Santiago Peña disse durante entrevista coletiva que o seu país vai retirar o aval para o governo argentino fazer negociações multilaterais e destacou que de agora em diante o Paraguai deverá aumentar a retirada de energia da empresa binacional Yaciretá. Como o Paraguai usa menos de 10% dos 50% que tem direito da produção total, a Argentina acaba se beneficiando. ´

Outro ponto levantado pelo presidente paraguaio está relacionado à dívida acumulada pelos argentinos no uso do excedente de energia nos últimos 28 anos, valor estimado em pelo menos R$ 742 milhões, além de um valor de mais de 1 bilhão de dólares referente a inundação de parte do território paraguaio onde foi construída a hidrelétrica administrada pelos dois países.

Santiago Peña disse que foram feitas várias tratativas com os argentinos, mas nada do que se combinou foi cumprido. Ressaltou que entende as dificuldades enfrentadas pelo país vizinho principalmente na área econômica, mas que não pode deixar de defender os interesses do Paraguai.

A cobrança do pedágio argentino na hidrovia do rio Paraná acaba afetando a rota bioceânica que está sendo implantada e que encurtará o caminho das exportações de Mato Grosso do Sul para o mercado asiático.

A rota bioceânica é fundamental para o nosso Estado e já demonstrou grande interesse da China, maior comprador de Mato Grosso do Sul, do Japão que também é um grande parceiro comercial do Estado e já estuda aumentar a cooperação; também é importante para o Paraguai e Chile, só resta a Argentina demonstrar boa vontade e parar de tentar “melar” o tão sonhado corredor na hidrovia do Paraná.

Edilson José, jornalista

Poesia para Jesus Cristo: Wilson Aquino*

Poesia para Jesus Cristo: Wilson Aquino*

Toda expressão do mais profundo sentimento humano é poesia. Mesmo sem métricas ou rimas, o poema reside no significado que almejamos. Assim, estas palavras de amor e gratidão a Jesus Cristo pela vida e pelo grandioso Plano de Salvação que estabeleceu para todos nós são, então, pura poesia. Este é o desejo deste humilde servo que busca demonstrar sua admiração e respeito ao Senhor pelos milagres que concede a cada dia.

Desde o início, lá estavas Tu, Jesus, em comunhão com Deus, o Pai, quando criaste a Terra e o ser humano! Com Teu amor, apresentaste o melhor Plano de Salvação, concedendo-nos o Livre-arbítrio para escolhermos ou não o caminho divino!

Diante de nossos passos errantes e da incompreensão do verdadeiro propósito da vida, Te ofereceste ao Pai para vir como humano, sacrificando-Te pelos nossos pecados para nos salvar! Antes disso, mostraste-nos o caminho que todos deveríamos seguir!

Pregaste Tua palavra, a Palavra de Deus, durante um curto período de tempo, pouco mais de três anos, e nos ensinaste tudo o que precisávamos saber para vivermos com alegria, segurança e confiança, sabendo que Contigo em nossos corações, podemos superar todos os obstáculos da vida!

Fostes humilde e justo ao encarnar como homem, apesar de ser o Unigênito do Pai, e mesmo com as fraquezas que todos nós compartilhamos, mostrastes que não precisamos nos render!

Através de incontáveis exemplos que testemunhamos, deixaste-nos lições grandiosas e eternas, permitindo-nos afastar-nos do mal presente no mundo, tornando-nos pessoas dignas, honestas e honradas.

Ensinaste-nos a bondade, a tolerância e o amor, não apenas com palavras, mas com teu exemplo supremo, mostrando-nos que tudo é possível, até mesmo amar nossos inimigos, orar por eles e não desejar-lhes o mal.

A beleza de Teus pensamentos e ações inspira-nos a também sermos belos em nossos corações!

Com terna compaixão, acolheste em Teus braços os enfermos, aleijados, cegos, maltrapilhos e leprosos, demonstrando Tua grandiosidade em até ressuscitar os mortos!

“Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra!” Disseste um dia, enfrentando uma situação tensa que poderia resultar em uma morte terrível. Tuas palavras eram carregadas de poder e sabedoria!

Multiplicaste pães e peixes escassos para alimentar milhares de homens, mulheres e crianças que Te seguiam em busca de compreensão e nutrição espiritual!

Quão grandioso és Tu, Senhor!

Quão grandioso és Tu!

Para que Tua palavra não fosse esquecida após Teu sacrifício na cruz, escolheste 12 Apóstolos para continuar Tua obra. Ordenaste a todos nós: “Ide e pregai o Meu evangelho”, e hoje somos milhares de missionários!

Teu plano, Teu sacrifício tiveram sucesso! Agora todos sabemos que há um caminho de bondade e amor a seguir, e nenhuma pedra de tropeço deve nos desviar ou nos fazer desistir de seguir-Te, enfrentando todos os ventos e tempestades que possam surgir!

E falando em ventos e tempestades, quão bela foi aquela Tua caminhada sobre as águas do mar em direção ao barco que trazia Teus Apóstolos! Quando Pedro, o mais ousado, pediu para ir até Ti sobre as águas. Tu disseste: “Vem”, e ele foi. Pedro! Oh Pedro! Começou bem, caminhando com fé sobre as águas do mar, mas, de tão empolgado, começou a olhar ao redor e para baixo, para as águas sob seus pés. O milagre superou sua compreensão, e ele começou a afundar. Felizmente, Tu, Senhor, estavas lá, como estás para todos nós, para salvá-lo do desespero e da morte!

E depois de tanta bondade e amor, Fostes condenado, pregado na cruz. Inacreditável quanta crueldade e maldade cometemos! Quão ingratos fomos!

Nossas ações que levaram à Tua crucificação demonstraram o quão imperfeitos somos e quanto precisamos trabalhar em nossas mentes e espírito para incorporar Tuas palavras e ensinamentos.

Não desista de nós, Senhor! Ajuda-nos a fortalecer nossa sabedoria e compreensão da beleza do Plano de Salvação, para que possamos alcançar a felicidade plena e a prosperidade ainda nesta vida. Que possamos fazê-lo com humildade, amor e respeito ao próximo, sempre louvando e glorificando o Teu nome, para sermos dignos de viver a eternidade em família e na companhia do Senhor.

*Jornalista e Professor