out 10, 2023 | Colunistas
O cenário do casamento na sociedade brasileira tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, refletindo mudanças econômicas e psicológicas que afetam a forma como as pessoas encaram o compromisso matrimonial. Em meio a essas mudanças, é notável o afastamento do homem e a busca incessante das mulheres por uma vida conjugal, pela formação de uma família e pela realização da maternidade.
É inegável que o sexo antes do casamento se tornou cada vez mais comum. No entanto, é crucial refletir sobre as implicações desse comportamento, especialmente quando se trata do desejo de construir um casamento sólido e duradouro. O sexo precoce e sem compromisso pode minar o desenvolvimento emocional e espiritual de um ou ambos parceiros, criando obstáculos para um relacionamento verdadeiramente profundo e significativo.
Um dos pilares fundamentais para construir um casamento saudável é alicerçar a vida pessoal, profissional e espiritual nos ensinamentos e mandamentos de Deus. O respeito mútuo, a fidelidade e a compreensão são valores que encontram base em princípios espirituais sólidos. Ao seguir esses princípios, não apenas fortalecemos nosso relacionamento com Deus, mas também estabelecemos bases sólidas para um casamento resistente às adversidades da vida.
O verdadeiro amor não é apenas uma atração física momentânea, mas uma conexão profunda e significativa entre duas pessoas. Ao evitar o sexo antes do casamento, os parceiros têm a oportunidade de desenvolver um entendimento mais profundo de seus sentimentos, emoções e compatibilidade. Esse tempo de espera permite que eles se conheçam verdadeiramente, aprendam a lidar com desafios juntos e construam um amor duradouro baseado na compreensão mútua e na aceitação incondicional.
Os parceiros que preservam a intimidade atribuem um valor especial ao ato sexual dentro do casamento. A sexualidade é uma parte fundamental de um relacionamento conjugal, e adiá-la até o casamento contribui para a construção de uma atmosfera de respeito mútuo, confiança e compromisso. Esse nível de respeito pela intimidade fortalece o vínculo emocional entre o casal, criando uma base sólida para enfrentar os desafios que podem surgir ao longo da vida conjugal.
Quando o sexo entra na equação, pode criar uma pressão para que o casal tome uma decisão rápida sobre o casamento, em vez de permitir que o relacionamento se desenvolva naturalmente ao longo do tempo. Isso pode levar a casamentos precipitados que não foram devidamente considerados ou a uma ruptura do relacionamento diante, por exemplo, de uma gravidez indesejada.
Infelizmente, muitos jovens casais neste mundo moderno se envolvem sexualmente dias após se conhecerem, e em muitos casos, até no mesmo dia. Quando conseguem manter o relacionamento após explorar toda a intimidade, muitos caem numa rotina e não encontram estímulo para dar o próximo passo, o matrimônio.
E o que dizer quando o casal de namorados dormem junto na casa dos pais, com o apoio destes? Isso infelizmente tem se tornado comum na sociedade. É um grave erro dos pais que acabam sendo cúmplices das sérias consequências de atitudes dessa natureza.
De acordo com os ensinamentos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, publicados no livro “Princípios do Evangelho”, “Os pais podem começar a ensinar os filhos a terem atitudes corretas com o corpo quando ainda são bem pequenos. Uma conversa franca, mas respeitosa, usando os nomes corretos das partes e funções do corpo, fará com que cresçam sem se sentirem desnecessariamente constrangidos a respeito do assunto”.
Em última análise, a escolha de evitar o sexo antes do casamento não se trata de repressão, mas sim de valorização do próprio corpo, do respeito pelo parceiro, da obediência aos mandamentos de Deus e do reconhecimento da importância do compromisso matrimonial. Ao seguir esses princípios, as pessoas estão mais propensas a construir relacionamentos baseados em amor verdadeiro, compreensão mútua e respeito, criando assim alicerces sólidos para um casamento abençoado, feliz e duradouro.
*Jornalista e Professor
out 9, 2023 | Colunistas
FUTURO: Os quase 16 mil votos no pleito de 2022 vem sendo bem representados pelo deputado Pedrossian Neto na Assembleia Legislativa. Pés no chão, ouve e depois opina. Nos próximos dias tratará com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, sobre a postura da sigla nas eleições de 2024, especialmente em Campo Grande.
GOSTANDO: Capacitado para a vida pública, ele sabe do desgaste recente do partido e das dificuldades previsíveis em 2024, mas já admite assumir o protagonismo caso tenha uma boa chapa de vereadores e recursos para a estrutura de campanha compatível. Aliás, o Fundo Eleitoral e o Fundo Partidário do PSD no país somam R$400 milhões
EXPECTATIVAS: Qual a real estatura política da prefeita Adriane Lopes (PP)? Qual a evolução da receptividade ao nome do candidato Beto Pereira (PSDB)? A deputada Camila Jara (PT) encantará? O deputado Lucas de Lima (PDT) vai continuar surpreendendo? Rose Modesto (União Brasil) e Puccinelli (PMDB) insistem ou negociam?
ALERTAS: Como a política não é uma ciência exata, as teses e conceitos de especialistas e sociólogos às vezes são insuficientes para antever quadros e resultados. As consultas ‘direcionadas’ ajudam a falsificar a verdade, passando a imagem distorcida da tendência da maioria do eleitor. Mas as máscaras caem nas urnas.
SORTE: O êxito na política também depende dela. Políticos de bom perfil perderam sem ela. Aposto que você conheceu algum. Um sortudo? Itamar Franco, beneficiado por circunstancias e fatos na sua trajetória. Presidente, se consagrou com o vitorioso Plano Real (dos economistas ligados a FHC). Detalhes: era integro, simples e mineiro.
DICAS de pedido de votos: “Posso contar contigo para fazermos da nossa cidade um lugar bem melhor? ” Você topa encarar esta jornada comigo e ajudar a fazer a diferença? ” “Qual das minhas propostas mais te interessou? ” O seu voto é apenas o primeiro passo para começarmos uma parceria para durar por todo o meu mandato. ”
PARA PENSAR: “O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas: a de servir à Nação em sua grandeza e projeção na eternidade” O que os atuais congressistas pensariam desta opinião do dr. Ulysses Guimarães?
DILEMA: Véspera do generoso feriadão e os deputados – mais uma vez – ficam naquela encruzilhada: permanecem em casa curtindo a família para compensar a ausência do dia a dia – ou – optam por visitar as suas bases eleitorais, onde eles já sabem inclusive o que os esperam. A sua própria família é a grande vítima do político.
PRÓS E CONTRA: O status do mandato passa ao político a sensação de poderoso, capaz de abrir portas, influir, ajudar pessoas com o reconhecimento junto a opinião pública. Mas há o outro lado desta situação (temporária): a perda da privacidade (aconchego familiar) e o distanciamento (irrecuperável) das suas atividades profissionais.
VICIADOS: É fácil perceber a felicidade do político com mandato. No caso de Mato Grosso do Sul há centenas de milionários, mas apenas 24 cidadãos tem o privilégio de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A visibilidade do deputado é maior que do grande empresário e isso conta em termos de satisfação pessoal. Para o político é o que vale.
SONHOS: Não é por acaso que políticos ‘exilados’ no temível sereno do poder sonham em retomar seus respectivos espaços. Ex-vereadores, ex-prefeitos, ex-deputados, ex-senadores e ex-governadores na lista destes pretendentes. Alguns até com chances e outros delirando, sem auto critica fugindo inclusive do veredito do espelho cruel.
QUEM DIRIA! Com 143 modificações a nossa Constituição resiste e chega aos 35 anos. É a sétima desde aquela de 1824 no período imperial. Até aqui garantiu a democracia e deu suporte para a estabilidade do regime. Foi assim, quando Itamar Franco assumiu no lugar de Fernando Collor e de Michel Temer sucedendo Dilma Roussef após o impeachment.
SINAL VERDE: Os registros elogiosos à administração estadual provenientes de autoridades, entidades e órgãos reconhecidos como idôneos funcionam como aditivo ao otimismo reinante em nossa população. Por onde passa, Eduardo Riedel vem deixando impressão das melhores, mostrando intimidade com todos os setores da administração.
REGISTRO: O sofrido Piauí abriga 224 municípios; o caçula Tocantins 139; Paraíba 223; Maranhão 217; Sergipe 75; Rio Grande do Norte 167; Espírito Santo 78; Pará 144; Ceará 184; Pernambuco 184; Alagoas 102; Roraima 15; Amapá 16; Acre 22; Rondônia 52; Paraná399; Rio Grande do Sul 497; Santa Catarina 295; Goiás 246; Amazonas 62; Mato Grosso 141.
BELO EXEMPLO: O conselheiro Jerson Domingos demonstra mais uma vez sua sensibilidade administrativa à frente do Tribunal de Contas. Agora anunciou durante o Congresso dos Municípios que o órgão abrirá mão de 12 milhões de reais para serem investidos em prol das creches. A declaração agradou Governo, prefeitos e vereadores. Que tal os outros poderes fazer o mesmo?
NA RABEIRA: A nossa mania de grandeza não encontra guarida quando o assunto é Premio Nobel. Instituído em 1901 o evento já outorgou 600 prêmios, com alguns países causando inveja ao Brasil. Casos da Argentina com 5, Chile e Colômbia com duas premiações, México 3 vezes, Guatemala duas, Venezuela um. A justificativa é que o nosso país não investe em pesquisas e educação.
DRAUSIO VARELLA: “Faculdades de medicina precisam dar fim à complacência, porque os adultos sabem o que estão fazendo nessa brincadeira. Passou da hora de acabarmos com essa baixaria antiquada. Todo ano, os estudantes que ingressam nas faculdades passam por essa humilhação ridícula e violenta, fruto da boçalidade, doença contagiosa. ( – )”.
ALERTA: Interessante a decisão do TJ do Maranhão que suspendeu o show do cantor Wesley Safadão na cidade de Zé Doca devido ao valor de R$ 700 mil. O prolator da decisão entendeu que o município, passando por problemas na área da saúde, não pode fazer tal investimento como prioridade. Claro, cada caso e um caso, mas muita gente deve colocar ‘a barba de molho’ e não avançar o sinal.
DROPS DO MARIO CORTELLA
Um poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve.
A coisa mais perigosa que existe é o incompetente com iniciativa.
Se não quiser uma cidade suja não deposite lixo na urna.
Seres humanos são como tapetes – às vezes precisam ser sacudidos.
O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.
Na vida é preciso ter raiz, não âncora. A raiz te alimenta, a âncora te imobiliza.
A vida já e curta – que ela não seja tão pequena.
O indivíduo não pode ter tudo, mas pode ser alguma coisa.
Um erro pode ser a senha de acesso ao acerto.
Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive.
out 4, 2023 | Colunistas
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar a sociedade feminina em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. A mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico precoce. O símbolo da campanha é um laço ou fita rosa. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Outra informação importante é que o FGTS pode ser retirado pelo trabalhador que tiver neoplasia maligna (câncer). Também pode ser sacado pelo titular da conta que possuir dependentes – esposo(a), companheiro(a), pais, sogros, filho e irmão menor de 21 anos ou inválido – portadores daquelas doenças. O paciente deve levar os documentos exigidos a uma agência da Caixa Econômica Federal – CEF e dar entrada na solicitação de saque.
As pesquisas continuam e dois estudos apresentados, bem recentes, na European Society for Medical Oncology (ESMO 2019) alegraram nossos horizontes. O primeiro estudo foi o Monaleesa-3, que mostrou redução do risco de morte em 28% com o uso de ribociclibe junto ao tratamento endócrino convencional, conseguindo também adiar a progressão da doença em mais de oito meses. O efeito permitiu ainda adiar a quimioterapia. A adição do medicamento aumentou a sobrevida em média 30%.
O segundo estudo apresentado no congresso, Monarch-2, focou em tumores mais resistentes, que falharam precocemente após o câncer inicial ou progrediram após uma primeira tentativa de tratamento. Para estes casos, o uso do abemaciclibe reduziu o risco de morte em 25% e aumentou a sobrevida global em quase 10 meses. Além disso, o desempenho foi particularmente bom nos casos metastáticos com doença visceral (fígado e pulmão). Em média os pacientes fazendo uso do medicamento demoraram 50 meses para fazer a primeira quimioterapia e, no grupo controle, esse tempo foi de 22 meses. Estes dois tratamentos estão aprovadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são comercializadas no Brasil.
Infelizmente a questão obscura, é que, por não estarem no Rol de Procedimentos e Evento em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as pacientes com convênios de saúde estão com dificuldade de conseguir a medicação, que também ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Se evoluirmos nesse sentido o tratamento dessas pacientes não será mais o mesmo, elas estão vivendo mais e melhor, adiando significativamente o início da quimioterapia nesses casos. Precisamos do apoio da classe política e do esclarecimento da população. Além do que, ainda é preciso lutar para que mais brasileiras tenham acesso a esses e outros tratamentos que podem ter impacto positivo na vida de cada pessoa acometida pelo problema.
*Articulista