Para aprimorar o atendimento aos visitantes dos distritos de Camisão e Piraputanga, que fazem parte do município de Aquidauana, o Sebrae/MS promoveu o curso “Aprimoramento de Técnicas Culinárias: Café da Manhã no Hotel”, entre os dias 3 a 12 de junho, em parceria com a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi). A capacitação foi ministrada pelo Senac por meio do Programa MS Qualifica, uma iniciativa com apoio do Governo do Estado e contou com a participação de 18 empreendedores.
“Este olhar especial para o ecoturismo dos distritos começou há cerca de um ano. O fluxo maior de turistas na região, gerou um anseio na comunidade e uma necessidade de empreender, eles se organizaram e buscaram o Sebrae para fazer capacitações e melhorar. O turismo é uma teia que envolve diversos segmentos e estes precisam estar juntos para que ele dê certo no território” explica o gerente da Regional Oeste do Sebrae/ MS, Matheus Oliveira.
A ação faz parte de um projeto em andamento que visa fortalecer e divulgar os distritos turísticos de Camisão e Piraputanga, estimulando o turismo doméstico dentro do próprio estado. Localizada a 130 quilômetros de Campo Grande, a região está em evidência pela finalização da MS-345. A rodovia encurta a distância percorrida pelos viajantes que saem da Capital rumo a Bonito, o que gerou uma nova demanda para os atrativos, e a possibilidade de transformar o local em uma rota turística tendo como cenário principal o Morro do Paxixi, parte da Serra de Maracaju.
A presidente da Aecopaxi, Mirian Coura Aveiro, explica que, após entender o potencial do Distrito, teve a ideia de reunir os empreendedores e fomentar a atividade turística em Camisão, que segundo ela, necessitava de liderança para o desenvolvimento do empreendedorismo. “Nossa associação se sente privilegiada por ter o apoio do Sebrae na organização desse novo espaço de turismo territorial que está se construindo, e que é fundamental para nós. Estamos colhendo mais um fruto dessa parceria, que é a capacitação de nossos empreendimentos para um atendimento, hospitalidade e gastronomia do mais alto padrão”, pontuou.
Um dos associados da Aecopaxi e participante do curso foi Roberto Araújo, arquiteto e urbanista, que está na região há mais ou menos um ano e meio, começando a empreender na área de gastronomia. “Estamos com o projeto de montar um restaurante, e através da associação surgiu a oportunidade de aprender com a ajuda de Sebrae e do Senac, que têm profissionais excelentes. Já tinha uma grande expectativa por conta disso e estou muito satisfeito. As receitas foram ótimas e as técnicas fáceis de colocar em prática. Para nós, isso é um grande aprendizado”, relatou o futuro empreendedor.
Proprietária do Recanto Indaiá, uma pousada que administra junto ao esposo, Sandra Maria Santos Silva Costa conta que com o trabalho realizado pelo Sebrae com a Aecopaxi, se sente pronta para atender aos visitantes de forma mais profissional. “Nós morávamos em Campo Grande e vínhamos para o Recanto aos finais de semana. Com a aposentadoria do meu esposo, decidimos fixar residência aqui e hoje eu sou empreendedora. Estou aproveitando este momento ao máximo, buscando conhecimento e evolução pois estamos começando a atividade agora. O curso abriu meus horizontes”, conta.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, acesse o portal ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.