A oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar horizontes. Os Rotarys Clubs desenvolvem programas de intercâmbio em mais de 100 países, transformando os jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.
Neste ano de 2024, o Rotary Bela Vista enviou o estudante Otávio Augusto Rodrigues Cáceres (17) intercambistas – para o Estado Unidos – West Virginia cidade de Martinsburg que permanecera pelo período de 11 meses no exterior.
Na manhã desta segunda-feira, 19, pais, amigos de Otávio acompanharam o jovem até o aeroporto de Campo Grande/MS onde embarcou rumo ao Estados Unidos, levando consigo a esperança e o sonho de um jovem que se preparou para este momento. “Estou emocionada, de coração partido, mas feliz, sei que é um passo importante para a vida dele”, falou a mãe do jovem, Rosana Rodrigues Cáceres.
O pai, o empresário Bráulio Cáceres, foi sucinto. “Não e fácil, ele nunca sai de perto de nós, mas ele queria muito, era o sonho dele, Estou cheio de alegria e saudade”.
“O Intercâmbio é uma forma de propagar a paz mundial, uma vez que os jovens têm a chance de aprender sobre novos povos, religiões, costumes e culturas, compartilhando conhecimentos de seu país de origem”.
Durante o intercâmbio, o jovem espera desenvolver a liderança, enquanto se familiariza com a cultura e idioma do país, idealizando e executando projetos para a promoção da compreensão internacional. “A expectativa é criar e manter laços com as famílias anfitriãs, companheiros de Rotary, Rotaract e Interact da cidade onde vou residir neste período”, ressalta Otávio.
A expectativa do jovem é viver uma experiência diferente, que certamente irá influenciar seu futuro. “Vou aprender muita coisa. Além de aprender a língua e aprimorar o inglês, vou continuar na escola, focar nos estudos e conhecer pessoas novas. Vai ser um período muito interessante na minha vida em que vou aproveitar bastante”, afirma Otavio, em contato com a reportagem direto da Terra do Tio Sam.
O PROGRAMA
O programa de intercâmbio é direcionado à jovens estudantes da comunidade em geral. Por meio do programa famílias têm a oportunidade de enviar seus filhos para fora do país e viverem experiências incríveis, adquirindo um conhecimento muito grande. Ao mesmo tempo, as famílias também podem estar recebendo em sua casa um intercambista, e isso é bom pelo fato de a comunidade estar convivendo com alguém de uma cultura diferente da sua e assim, conseguirem promover a boa vontade e a paz mundial entre os povos.
Durante o período de intercâmbio, o jovem deve desenvolver a liderança, enquanto se familiariza com a cultura e idioma do país, idealizando e executando projetos para a promoção da compreensão internacional. A expectativa é criar e manter laços com as famílias anfitriãs, companheiros de Rotary, Rotaract e Interact da cidade onde for residir neste período.
Reportagem: Ademir Mendonça – Fronteira News – Fotos: Álbum da Família