(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 19 de Abril de 2025

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bela Vista, realizada no dia 17, foi aprovado por unanimidade o programa de incentivo ao plantio de ipês, de autoria do vereador e vice-presidente do legislativo, Fleitas (PSB). O objetivo é promover a arborização urbana e a criação de corredores ecológicos na cidade, com o plantio dessas árvores ao longo de vias públicas.

De acordo com o programa, os ipês serão plantados em praças, parques e áreas de lazer que necessitam de mais arborização ou revitalização. Além disso, novos loteamentos, conjuntos habitacionais e empreendimentos imobiliários deverão incluir o plantio de ipês em canteiros centrais ou laterais. As espécies serão escolhidas conforme as características do solo e clima da região, respeitando o planejamento urbanístico.

O poder público poderá firmar parcerias com entidades ambientais, ONGs e empresas privadas para viabilizar o plantio e a manutenção das árvores. Empresas e instituições poderão adotar ipês plantados em espaços públicos, sendo responsáveis por sua preservação e podendo fixar placas informativas em reconhecimento pela contribuição ambiental.

A população também será incentivada a participar do programa, recebendo mudas para plantio em calçadas, mediante cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Meio Ambiente. O horto florestal municipal ficará responsável pela produção e distribuição das mudas. Já a Secretaria de Obras atuará na integração do plantio aos projetos de infraestrutura urbana.

Fleitas disse que a ideia e fazer como a cidade de Maringá no Paraná, que e arborizado grande parte da cidade com Ipê, embelezando as principais ruas e avenidas da cidade.

Justificativa

O vereador Fleitas ressaltou que a proposta busca preservar espécies nativas e valorizar a paisagem urbana, além de trazer benefícios para o clima e a qualidade de vida da população. O plantio de ipês contribui para a redução do impacto das ilhas de calor, melhora a qualidade do ar, aumenta a permeabilidade do solo e reduz o risco de enchentes.

Leia  Missa da Páscoa do Senhor e Batizados acontecem neste domingo na Igreja Matriz Santo Afonso

Além dos ganhos ambientais, a iniciativa também promove educação ambiental, turismo e bem-estar, estimulando a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental. “Com essa medida, buscamos construir uma cidade mais arborizada, bela e sustentável, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Fleitas.

Texto: Ademir Mendonça – Assessor de Imprensa