(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 01 de Fevereiro de 2025

 

Mara Caseiro repudia nova invasão de terra por indígenas em Antônio João

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) repudiou nesta terça-feira (25) nova invasão de terra titulada no município de Antônio João. Cerca de 40 índios armados com facas, flechas e armas de fogo invadiram a fazenda Primavera, na madrugada do último sábado (22). 

Durante a ação, índios renderam uma família e fizeram três pessoas reféns. Uma mulher e uma criança de aproximadamente 4 anos conseguiram fugir pela mata, chegando a uma fazenda vizinha.
 
As pessoas amarradas foram agredidas pelos índios e liberadas por volta das 5h, após a chegada de equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) ao local. 
 
De acordo com as primeiras informações, grande parte dos índios que invadiram a fazenda não é daquela região, o que denota uma ação orquestrada.
 
Ao citar o caso, Mara Caseiro criticou a falta de segurança jurídica para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul. De acordo com a deputada, as áreas estão legalmente tituladas pelo governo brasileiro e os proprietários querem produzir, mas não conseguem. 
 
“Quem quer produzir acaba sendo retirado de sua casa sem nada poder levar. Como permitir que cidadãos indígenas invadam uma propriedade titulada sem que nada seja feito? A polícia vai lá e nada acontece. Não sei o que dizer deste país, onde tudo que é ilegal se torna legal”, disparou.
 
Para a deputada, a solução para o problema é clara, e uma atitude precisa ser tomada urgentemente pelo governo federal, que é a compra das terras e o pagamento justo aos fazendeiros, inclusive pelas benfeitorias feitas nas propriedades.
 
Mara Caseiro também defende uma reforma rural indígena como uma das soluções para a questão do conflito no campo.
 
 
Leia  Saiba quais os benefícios e os riscos da Bichectomia