A cidade de Ivinhema enviou, hoje (21/8), 30 toneladas de farinha de mandioca para o armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Maracaju. A estimativa é que na próxima semana esse número chegue a 500 toneladas. A compra do produto pelo governo federal foi anunciada em junho como uma medida para conter a crise no setor.
Segundo estimativa da associação dos produtores de mandioca cada produtor deve entregar cerca de 105 toneladas de farinha de mandioca. Além de Ivinhema, os produtores de Deodápolis e Novo Horizonte do Sul também serão incluídos nos próximos carregamentos.
Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ivinhema, Edson Correa, a iniciativa deve dar fôlego aos produtores, “estava muito difícil, no lugar de lucro só vinha prejuízo. Nós agradecemos muito os deputados Renato Câmara e João Grandão que intercederam pelos produtores e a Conab que não mediu esforços para atender o pedido de ajuda”.
O deputado Renato Câmara comemora a conquista dos produtores “esse é um passo importante para o enfrentamento da crise no setor. Parabenizo os esforços da Conab para atender essa reivindicação que vai beneficiar os produtores ”
Crise no Setor – No final de março deste ano, os produtores de mandioca decidiram parar a colheita e interromper a comercialização da raiz. O objetivo do movimento foi sensibilizar a indústria, o comércio e a sociedade de maneira geral, para a situação dos produtores da raiz e assim, poderem chegar num preço favorável para produtor e indústria.
O deputado Renato Câmara participou de várias reuniões com os produtores, secretaria de Fazenda, Conab e outras instituições a fim de encontrarem uma solução para o setor.
Em maio, foi realizada a audiência pública “Aspectos Econômicos na Cadeia Produtiva da Mandioca em MS”, proposta pela Comissão Permanente de Agricultura por sugestão dos deputados Renato Câmara e João Grandão, que contou com a participação de representantes de todas as categorias do ciclo de produção e comercialização da mandioca.
O Mato Grosso do Sul é o 3º no país em produção de mandioca. São quase 40 mil hectares e mais de mil produtores familiares.
Assessoria de Imprensa dep. Renato Câmara