(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 20 de Abril de 2025

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou quinta-feira (10), no Bioparque Pantanal, o novo programa de estágio ‘MS Multiplica’, iniciativa reformulada que reafirma o compromisso com a formação de jovens talentos e com a valorização da sustentabilidade e da inovação na gestão pública. O evento marcou a assinatura da resolução que abre o credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) para o novo processo seletivo de estagiários.

O programa, a partir deste ano de 2025, passa a ser coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), com apoio da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Educação (SED), Escolagov e Fundect. A proposta é oferecer uma vivência prática qualificada, conectada com os princípios de ESG (ambiental, social e governança), aliando capacitação, responsabilidade ambiental e foco em resultados. Hoje, 82 estagiários já integram o programa em 26 órgãos públicos do Estado.

“O MS Multiplica é muito mais que um estágio. É um ambiente de aprendizado mútuo, onde o jovem não apenas recebe conhecimento, mas também contribui com ideias, com sua energia criativa e visão contemporânea. Estamos formando uma nova geração de servidores com consciência social, ética profissional e compromisso com o futuro”, afirmou o vice-governador Barbosinha.

Durante o lançamento, o secretário de Administração, Frederico Felini, destacou que o novo modelo amplia a governança do programa, reforçando a parceria entre o Estado e as instituições de ensino. “Estamos promovendo um ambiente de inovação dentro do serviço público. Esse novo formato valoriza a atuação prática dos estagiários, estimula soluções sustentáveis e prepara os jovens para os desafios reais do mercado”, explicou.

Já o secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, ressaltou o papel pedagógico da proposta. “A integração entre teoria e prática é um dos pontos centrais do MS Multiplica. A SED tem papel fundamental no alinhamento acadêmico e na formação continuada desses jovens. É a educação a serviço da transformação social”, disse.

Leia  Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas

O novo programa está alinhado à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), à qual o Governo de MS aderiu em fevereiro deste ano. A proposta é que os estagiários atuem em projetos com viés sustentável e inovador, ampliando o alcance das boas práticas de gestão nos órgãos públicos. O decreto estadual nº 16.565, publicado em fevereiro, atualiza as normas e institucionaliza o novo modelo de estágio.

Experiência que transforma: a visão dos estagiários

Para quem já vive o dia a dia do programa, os impactos são concretos. Lucas Stangarlin, 21 anos, acadêmico de Psicologia e estagiário no Bioparque Pantanal, contou como a atuação em acessibilidade ampliou sua visão de mundo.

“Atendo principalmente crianças autistas e pessoas com deficiência. A gente acompanha, explica os tanques, interage. E agora, com esse novo olhar para a sustentabilidade, entendo o quanto isso também deve fazer parte da nossa formação como cidadãos e profissionais”.

A acadêmica de Fisioterapia Amanda Mitiko Uezato, 25 anos, atua no Centro de Equoterapia da PMMS, e reforça que o programa tem despertado uma consciência ambiental maior entre os jovens.

“Trabalhamos em ambiente aberto, com luz natural, e iniciando uma cultura sem muitos copos descartáveis. Mas agora percebo que pequenas atitudes sustentáveis no dia a dia podem e devem ser ampliadas. A gente começa a pensar sobre isso de forma mais crítica, e isso vai além do estágio — entra na nossa vida”.

O lançamento do MS Multiplica mostra que Mato Grosso do Sul está investindo na juventude como peça-chave de uma administração pública eficiente, ética e voltada para o futuro. Com esse novo ciclo, o Estado projeta uma formação que ultrapassa o campo técnico e contribui diretamente para a construção de um serviço público mais inteligente, inclusivo e sustentável.

Leia  Pequena cheia do Rio Apa em Bella Vista Norte não gera alerta

“Esse programa representa um novo tempo na administração pública de Mato Grosso do Sul. Estamos investindo em quem mais precisa de oportunidade, e ao mesmo tempo, formando mentes preparadas para os desafios do presente e do amanhã. O jovem de hoje é o servidor, o líder, o pesquisador e o transformador social de amanhã. E o nosso governo está aqui para abrir portas e multiplicar possibilidades”, conclui Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria