(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

O que poderia ser evitado se as edificações fossem entendidas como parte da memória de todos os cidadãos”, com essa frase de Ademir Kleber Morbeck,  a cineasta Marineti Pinheiro e o Arquiteto Fabio Fernandes iniciam o filme documentário “Entre Rios a Rio brilhante,” baseada no livro “Produções arquitetônica do município de Rio Brilhante – Mato Grosso do Sul 1830 a 1960” foi lançado sexta-feira (20) às 20h45 no Estádio Barbosão.

O documentário traz informações sobre os pioneiros que chegaram em 1830, na região situada entre o Rio Vacaria e Rio Brilhante, por isso chamada de Entre Rios, e que, em 1929 foi elevada a município, anterior a esse período foi denominada de  Caiuás, em homenagem os povos originários da região, e foi 1948 que houve a alteração para nome de Rio Brilhante, com destaque as construções e detalhes da arquitetura.

“O filme é inspirado na minha tese de doutorado, que é um trabalho minucioso sobre o histórico de povoamento da região do Campos de Vacarias e as primeiras construções, com preciosas informações e imagens históricas desses importantes espaços arquitetônicos” comentou Fábio autor do livro.

Foto: Jefferson Duarte

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, através da Prefeitura de Rio Brilhante, o filme foi uma nova experiência para a cineasta Marineti. “O trabalho de pesquisa histórica do Fábio é precioso, e transformar isso em uma obra de 15 minutos foi um desafio e uma satisfação enorme. A  cada obra que realizo no interior vou me encantando com as descobertas sobre os  processos de ocupação e desenvolvimento que é muito recente em Mato Grosso do Sul”, comentou. 

A exibição aberta ao público faz parte da programação especial de fim de ano realizada pela Prefeitura de Rio Brilhante, após haverá show do grupo Raça Negra.

Ficha Técnica

Direção Marineti Pinheiro 

Produção Fábio Fernando Martins de Oliveira 

Fotografia Jefferson Duarte e Wilguiner C Cunha

Edição Miguel Penariol 

Trilha sonora Adilson Big Fernandes 

Pós-produção de Som Everton Gaido – Amarelo 

Designer Pitter Marques