(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Criada pela Lei Estadual n. 5.982/22 a data que celebra o Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-mato-grossense rememora a primeira exibição realizada no Circo Palma, na cidade de Corumbá, em 1903.

Conforme notícia do Jornal do Brasil no dia de 24 de novembro de 1903 (o mesmo não tinha publicação diária) o texto dizia: “O circo acaba de adquirir um cynematographo. Assim é que 5ª feira, pela primeira vez exhibiu-o.” Ou seja, na 5ª feira que antecedeu a publicação do jornal foi o dia 19 de novembro. A pesquisa nos exemplares do Jornal do Brasil contou com a ajuda do pesquisador e cinéfilo Celso Higa, e foi apenas após uma rigorosa investigação que a cineasta Marineti Pinheiro procurou a Deputada Mara Caseiro para elaborar o projeto de Lei, que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa .

Essa pesquisa surgiu pelo trabalho que Marineti fez em seu livro “Salas de Sonhos – Memórias dos cinemas de Mato Grosso do Sul” publicado em 2010, pela editora da UFMS, onde traz um levantamento das salas de cinema no estado, buscando a partir das documentos, registros, memórias e acervos pessoais as informações dos espaços de exibição da sétima arte.

“Fatores relevantes marcam a celebração dessa data como a importância dos espaços de cinema na formação cultural e social das cidades. Antes da televisão as cidades tinham como principal espaço de convivência e entretenimento as salas de cinema. Hoje o audiovisual, com a rápida evolução tecnológica, tem uma crescente considerável no Brasil, em função do consumo temos o aumento da produção. Assim celebramos a história de uma atividade agregadora, importante no âmbito artístico, social e econômico para Mato Grosso do Sul”, celebra Marineti.

Para entender melhor o crescimentos da atividade, em 2024, a Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, oriunda de recursos do setor investiu no estado R$ 52 milhões, desse valor 70% (mais 37 milhões) foram para ações voltados ao cinema e audiovisual nas áreas de produção, formação e difusão, o que tem propiciado o crescimento e fortalecimento econômico da atividade. Já no âmbito da formação a criação, em 2019, do Curso superior em Audiovisual na UFMS tem contribuído de forma ímpar na profissionalização da atividade. “Diante do histórico e dos  números consideráveis desejamos vida longa e produtiva ao Cinema e o Audiovisual de MS”, comenta Marineti.

Leia  Sicredi Centro-Sul MS/BA promove Circuito de Negócios para aquisição de veículos nos dias 22 e 23 de novembro