(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Para potencializar os resultados de participações em feiras e eventos ligados ao setor, o Sebrae/MS realizou na última quarta-feira (26), a oficina Estratégias Eficazes para Promover Produtos e Destinos em Eventos de Turismo em parceria com a Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria, na Prefeitura Municipal em uma iniciativa inédita no município, formatada de maneira específica.

“A oficina foi uma solicitação do programa Capacita Bonito para oferecer um treinamento específico aos conselheiros e à Secretaria de Turismo, preparando-os para representar o destino Bonito e Serra da Bodoquena, em feiras e eventos de turismo. O objetivo é preparar esses representantes para promover Bonito de forma eficaz, gerando negócios e networking”, explicou a analista-técnica do Sebrae/MS, Lorrany Godoy.

O diretor de Turismo do município, Elias de Oliveira Francisco, enfatizou a importância da participação em feiras e rodadas de negócios para a promoção de Bonito enquanto destino turístico, e apontou a importância de alinhar o nível de conhecimento dos envolvidos e os objetivos destas participações para otimizar recursos e alcançar os objetivos propostos.

“Decidimos mudar nossa perspectiva e direção, integrando novos planos estratégicos com o apoio do Sebrae e de consultores especializados, focados em evoluir e promover nosso destino de maneira mais eficaz, destacando não apenas nossas belezas naturais, mas potencializando a capacidade das pessoas locais. Nossa missão é avançar continuamente para melhor representar e desenvolver nosso município no cenário nacional”, destacou Elias.

O Capacita Bonito foi lançado no ano passado com a intenção de melhorar a gestão dos empreendimentos participantes, por meio de capacitações em atendimento, qualidade, vendas e inovação.

Além de serem excelentes oportunidades de networking, a participação de Bonito em feiras e exposições turísticas promove a consciência de participação, relacionamento e divulgação da marca e gera negócios tanto para empresários quanto para o setor público, mas para isso, é necessário um planejamento estratégico eficaz e uma programação logística adequada.

Por isso, a oficina incluiu como se preparar antes da feira, estratégias de comunicação durante o evento, e como manter contatos no pós-feira para realmente gerar negócios, e contou com a participação de profissionais ligados aos vários setores da cadeia turística do município, como guias, empresários do ramo de transportes, proprietários de atrativos, restaurantes e da equipe completa da Secretaria, bem como membros do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), que tem por objetivo implementar a Política Municipal de Turismo, junto à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, como órgão consultivo e de assessoramento.

Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), Silvio Trujillo, a consolidação deste trabalho e a união de todos os setores do destino faz com Bonito se torne um destino turístico ainda mais confiável, e oficinas como esta ensinam a ter argumentos e organização para vendê-lo de forma assertiva e direcionada.

“Até pouco tempo atrás, Bonito se ‘auto vendia’ devido à natureza exuberante e aos atrativos turísticos, mas precisamos ajustar e afinar os processos enquanto destino e evoluir em organização, e isso é o que vai nos levar mais longe e abranger mais setores envolvidos na cadeia turística”, pontuou Trujillo.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.