Cineastas de todo o Brasil podem inscrever curtas-metragens para participar do festival
Estão abertas as inscrições para cineastas de todo o Brasil participarem da primeira edição do Festival Curta Campo Grande, dedicado exclusivamente ao formato curta-metragem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de julho pelo site www.festivalcurtacampogrande.com/ . Filmes de até 30 minutos finalizados em 2023 e 2024 podem participar.
Organizado pela Chalana Produções, o Festival Curta Campo Grande tem os objetivos de exibir, promover, difundir, refletir e valorizar a produção de curtas-metragens no Brasil e em Mato Grosso do Sul. O festival busca revelar o atual panorama do audiovisual, contemplando um diálogo entre a produção, os realizadores e a população local.
Idealizado pelo cineasta Dannon Lacerda, que já realizou 8 curtas ao longo de sua carreira, o projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio de edital da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (MS) e conta com apoio do Sesc e da Fecomércio.
Para Dannon, o festival é uma grande oportunidade para o audiovisual de Mato Grosso do Sul. “O audiovisual de Mato Grosso do Sul está tendo uma oportunidade muito grande para evoluir e conquistar novos espaços, pois a Lei Paulo Gustavo injetou recursos inéditos para a área e, com isso, novos realizadores estão tendo condições de concretizarem seus projetos. Por isso, abrimos uma exceção para que filmes de MS possam ser inscritos sem estarem finalizados pois entendemos que muitos desses filmes da nova safra ainda estarão em processo de pós-produção durante o período de inscrições”, pondera.
A qualidade da obra inscrita é o critério principal para que o filme seja selecionado para o festival. “Qualidade do filme é o resultado final que engloba todos os departamentos criativos que devem buscar uma unidade a partir da visão da direção. De nada adianta uma fotografia maravilhosa se o roteiro é fraco ou se as atuações não são convincentes. Os filmes que passam por essa primeira peneira, da qualidade, são avaliados por critérios como relevância temática, entre outros, determinados pela comissão de seleção, a partir do recorte curatorial desejado para a edição”, revela Dannon.
O regulamento também pode ser encontrado no site do festival www.festivalcurtacampogrande.com/. Mais informações e novidades pelo Instagram @festivalcurtacampogrande.
O Curta Campo Grande será realizado de 29 de outubro a 3 de novembro e contará com as mostras competitivas Nacional e Sul-Mato-Grossense, que disputarão o Troféu Tuiuú em 10 categorias.
Reportagem: Aline Lira – Lucas Arruda