(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 24 de Novembro de 2024

Formar professoras da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas, é o objetivo do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).e consta  no DECRETO Nº 11.556, DE 12 DE JUNHO DE 2023 que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que evoca a vontade de promover a promoção da equidade educacional, considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; concomitantemente ativar  o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; apoiando o respeito à liberdade, a promoção da tolerância, o reconhecimento e a valorização da diversidade e fundamentalmente enaltecendo o respeito à autonomia pedagógica do professor .

Urge ressaltar que  toda criança se organiza de diversas formas de linguagem e que precisamos dar voz e visibilidade no contexto da educação infantil, oportunizando experiências e vivências significativas, levando-nos a refletir sobre um modo específico de expressão de cultura, que é a linguagem escrita, reforçando que esta não é um objeto escolar e sim um objeto cultural ,simbólico, criado por diferentes usuários, consolidado através dos tempos. E por isso a sociedade valoriza, porém não podemos esquecer da função social na escrita nessa etapa inicial. A função da linguagem  é formar a consciência na interação com os outros seres sociais, por meio de conversas, escutas, leituras ,ou seja, de toda e qualquer atividade social  Dessa forma a linguagem possui diversas formas de expressão, comunicação, leitura e representação do mundo, sendo o principal sistema simbólico dos grupos humanos, constituidora da consciência e organizadora do pensamento.

É fundamental que se crie um contexto de vivência discursiva num ambiente no qual as crianças possam brincar, expressar, , conhecer, vivenciar, explorar e participar de inúmeras e diferentes atos de oralidade, leitura e escrita. Duas pessoas podem enfrentar o mesmo acontecimento, mas não vivem a mesma experiência. Ninguém pode aprender da experiência do outro

Leia  Leia Coluna Amplavisão: Política: atrai e transforma seus protagonistas

Neste sentido uma das premissas do LEEI é trabalhar a formação cultural dos professores além de oportunizar as experiências estéticas e lúdicas a partir dos 5 sentidos, na qual o sujeito participa ativamente através de suas sensibilidades e percepções. pois refletir sobre tais experiências e o lugar que ocupam na formação cultural dos , é essencial, pois ela é um processo pelo qual o indivíduo se conecta ao mundo da cultura, mundo esse entendido como espaço de diferentes leituras e interpretações da realidade.

Dessa forma, a formação cultural , a responsabilidade da mediação docente está em alcançar os meios para as crianças transformarem e ressignificarem experiências de linguagem instauradas no grupo social no qual estão inseridos.

Enquanto a ciência avança é dever da educação proporcionar o instrumento necessário para acompanhar essas transformações, despertando o ideal de busca, da pesquisa e da atualização. O pleno desenvolvimento do educando, supõe uma educação abrangente, que considere o homem não só como indivíduo, mas também como participante de uma sociedade, a contemplação da natureza a valorização do amor e do patrimônio coletivo. A observação dos fatos e das situações trazendo um olhar único a cada momento de nossas vidas A escola tem hoje, com justa razão, a preocupação de conquistar o apoio da comunidade, considerando-o relevante para uma atuação eficaz.

*Articulista