De acordo com o laudo da médica veterinária, o cão estava infestado de carrapatos, tinha feridas pelo corpo, dermatite e estava subnutrido. O estado clínico do animal confirmou a prática de maus-tratos, caracterizada pelo abandono e pela falta de cuidados médicos veterinários.
O proprietário do cão relatou que não tem tempo para cuidar do animal, pois trabalha das 7h às 21h de segunda a sexta-feira e viaja nos fins de semana para visitar sua família em outro município. Assim, o cão ficava sozinho durante todo esse período, sem qualquer assistência.
Com base na Lei 9.605/98, Art. 32, e nos Art. 29 e 3, II e IV do Decreto 6.514/08, a PMA autuou administrativamente o proprietário com uma multa de R$ 3.000,00. O caso foi encaminhado à Polícia Civil para providências criminais.
O cão foi apreendido e ficará sob tutela provisória de um voluntário capacitado, que oferecerá os cuidados e a atenção necessários para a sua recuperação. A PMA reforça a importância da denúncia de casos de maus-tratos e abandono, e se compromete a continuar atuando na proteção e bem-estar dos animais.