(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados, recebe hoje (05/06), das 14h às 17h, o V Workshop da RPPN Ernesto Vargas Baptista, com o tema “A RPPN Ernesto Vargas Baptista na conjuntura das práticas ESG, proteção da biodiversidade e pesquisas científicas”. O evento ocorre no Auditório do Bloco A da UEMS, localizado na Cidade Universitária de Dourados.

O evento é gratuito e de natureza híbrida, sendo transmitido pelo Canal da UEMS Oficial no YouTube: https://www.youtube.com/live/5UIXNkdhOs0. As inscrições de participação do evento podem ser realizadas por meio de acesso e preenchimento de formulário disponível no endereço https://forms.gle/sTPGD8CXYz77efe59 . Os inscritos receberão certificados de participação.

O objetivo é discutir a importância da RPPN Ernesto Vargas Baptista e Unidades de Conservação na conjuntura das práticas ESG e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conforme a organização do evento, o público-alvo são proprietários de RPPNs, colaboradores de empresas e instituições do setor privado, alunos e professores da UEMS, da rede pública e particular de ensino, funcionários públicos, clubes de serviço, igrejas, sociedade de Dourados e do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, proprietária da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista, esta edição representa um marco no processo de parcerias e inovação que foi iniciado há quase seis anos, antes mesmo da criação da reserva.

“Desde o início, a RPPN teve como principal missão a conservação de sua biodiversidade e dos ricos recursos hídricos associados, e, para isso, muitas parcerias e entregas foram efetuadas, tendo a UEMS como força motriz, já que a ideia de minha família sempre foi a de transformar esse lugar num “Laboratório a Céu Aberto”. E neste momento em que sentimos na pele as alterações provocadas pelas mudanças do clima, o tema proposto se revela desafiador, reforçando nossos valores ao conclamar organizações do setor privado a valorizar modelos de negócios alinhados com pautas ESG, a apoiar pesquisas científicas, ações de Educação Ambiental e a proteção da biodiversidade, associadas às suas boas práticas de governança corporativa, pelo nosso futuro comum”, explica Ana Luiza.

Leia  Prefeitura abre processo seletivo com salários de até R$ 4,6 mil

A vice-reitora da UEMS, profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva, que participou da articulação para a organização do evento, ressalta que a parceria da Universidade, em particular, da Unidade da UEMS/Mundo Novo com a RPPN Ernesto Vargas Baptista tem rendido trabalhos muito importantes no que tange às estratégias de conservação do bioma na região em que se encontra instalada. É inegável a importância desta RPPN naquela região. “Nesse sentido, o referido Workshop irá promover reflexões e discussões pertinentes nos diferentes âmbitos de conservação ambiental, especialmente quando a RPPN fornece espaço de laboratório vivo para as ações de ensino, pesquisa e extensão da UEMS, que é essencial na formação de nossos acadêmicos”, informa Luciana.

Programação

14h – Abertura
O Evento híbrido será híbrido, com transmissão ao vivo no canal oficial da UEMS no YouTube ( @uemsoficial ).

Mediação: Prof. Dr. Fabio Ayres. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua.

Palestra 1 – A RPPN Ernesto Vargas Baptista: parcerias, sustentabilidade e novos desafios. Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão. Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e proprietária da RPPN Ernesto Vargas Baptista.

Palestra 2 – Pagamento por Serviços Ambientais como estratégias de conservação: o papel das RPPNs no contexto das Unidades de Conservação Profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva – Vice-reitora da UEMS.

Palestra 3 – Ambiental MS Pantanal: Práticas Sustentáveis. Paulo Antunes – Diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal.

Palestra 4 – Evolução dos estoques de carbono do solo na RPPN Ernesto Vargas Baptista, ao longo de quatro anos, no cenário das alterações climáticas. Prof. Dr. Jean Sérgio Rosset. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental da UEMS, e coordenador do Grupo de Estudos em Carbono (GECARB/UEMS).

Leia  Moradores de Rio Brilhante são presos pelo DOF com droga em Douradina

Palestra 5 – Saneamento Rural e Indígena: desafios à universalização e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Prof. Dr. Vinícius Ribeiro – Docente da UEMS.

16h30 – Debates

17h – Encerramento