Neste ano que estamos comemorando o centenário da Paróquia Santo Afonso e como de costume juntos faremos o tradicional tapete de Corpus Christi que atrai católico e admiradores das festividades religiosas.
A confecção do tapete e decoração das ruas começa nesta quinta-feira (30/05) a partir das 07h30, já na parte da tarde a procissão sairá da Capela Nossa Senhora de Lourdes (Bairro Nova Bela Vista), pela Rua Ricardo Loureiro e adentrado a Rua Santo Afonso até a Igreja Matriz onde a Santa Missa esta prevista para ser celebrada as 16H00,
O Pároco Padre Ezequiel Pedra Martines, convida todas as pessoas que não podem participar no período da tarde, que também nesta quinta-feira as 07h00 haverá uma Celebração Eucarística na Capela Sagrado Coração de Jesus (Bairro Antônio João)
E para decorar as ruas pela qual a procissão vai passar o Padre convida escolas, comércios, pastorais, grupos, moradores desse itinerário e famílias em geral, ou seja, todos são convidados.
A Paróquia informa ainda, que além de auxiliar na mão de obra para a confecção dos tapetes nas ruas, as pessoas também podem contribuir doando os materiais que serão utilizados.
Nessa quinta-feira dia 26 a igreja católica comemora o tradicional Corpus Christi que seguindo as doutrinas do catolicismo, é uma festa que acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. Segundo a história, a procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo o milagre da vida.
No Brasil o Corpus Christi é ponto facultativo, mas depende do interesse de cada município pode decretar ou não feriado municipal.
Fonte: Odair de Oliveira – Fotos: Hermelindo Mendonça