(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024

No município de Ladário, mais de 3,5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino são os futuros agentes transformadores do desenvolvimento local. Para contribuir com o trabalho de formação desses jovens, professores da Rede Municipal participaram do “Professor Transformador”, nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal Professor João Baptista. O evento reuniu mais de 200 educadores, e foi realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal. Além dos professores, estiveram presentes secretários municipais e outros profissionais das unidades educacionais. No local, os convidados puderam prestigiar a palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, fundador do Canal Maker e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.

Representando o prefeito de Ladário, Iranil Soares, o secretário municipal de Administração, Luciano Jara, enfatizou que as mudanças locais conseguem ser alcançadas a partir da educação. “Buscamos ter uma sociedade mais justa e é com evolução na educação que podemos alcançar isso”. Já a secretária municipal de Educação, Elizama Medina de Ávila, destacou a necessidade de capacitação constante dos profissionais da área. “Para trazer o desenvolvimento local, o professor é quem incentiva a capacidade dos alunos em crescer. A educação é poder e a capacitação é feita para dar esse auxílio”.

A gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, reforçou que o apoio na formação dos professores para estimular boas práticas e fomento ao empreendedorismo nas escolas já vem sendo construído no estado desde 2021. “Trouxemos aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizado dinâmicas para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação positiva”, enfatizou Priscila.

Leia  Ministra participa da Grande Assembleia das Mulheres Indígenas de MS - Kuñangue Aty Guasu, em Amambai

Ao misturar elementos gráficos, tecnologia e exemplos, a palestra abordou como superar o medo de errar, conectar a sala de aula com a vida cotidiana da cidade, e a busca pela inovação para preparar os jovens para profissões do futuro. O palestrante Edgar Andrade provocou alguns questionamentos. “Nós somos o resultado da experiência que vivemos, o que deu certo e o que deu errado. Podemos descobrir o que vamos aprender muito se mergulharmos nas experiências que tivemos e buscarmos entender o que houve de errado para tentar novamente e trabalharmos a criatividade”, sugeriu aos professores.

Profissionais de Ladário aprovam

Com 40 anos de experiência, Geormizete Brandão explicou que o professor precisa inovar a cada ano letivo. “Nunca perdi uma capacitação oferecida, porque ela sempre traz algo novo para melhorar a nossa rotina. Descobrir como melhor trabalhar com a tecnologia e motivar o aluno é o que queremos alcançar e, se preciso for, temos que nos adequar para fazer isso”, comenta a profissional, que atua na Escola Municipal Eduardo Malhado.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, Jaqueline Monroe Araújo Urquiza, os desafios na educação são superados com diferentes recursos ao alcance do professor. “Hoje em dia o professor precisa estar mais conectado, não pode ser como antes, que era quadro e giz. Tem que incentivar a pesquisa, usar os recursos disponíveis, internet, notebook, fazer atividades fora da sala. Depois desse evento, a gente sai com uma mente renovada”.

A professora Fabíola da Silva atua na Escola Municipal Farol do Norte, e acredita que resultados mais promissores podem ser alcançados pelos alunos e professores quando as atividades se conectam em diferentes tipos de ambientes. “Acho fantástico quando você ensina o aluno a ver o mundo lá fora. Mostrar como ele é transformador no ambiente no qual vive, e toma consciência desse papel”.

Leia  Esteja alerta às tentativas de golpes enviadas em nome do Corpo de Bombeiros Militar de MS

A próxima ação do programa Cidade Empreendedora em Ladário acontecerá no dia 19 de março, das 13h às 21h, também na Escola Municipal Prof. João Baptista, que fica na Rua Saldanha da Gama, nº 2245, no Bairro Almirante Tamandaré. O evento “Dia da Oportunidade” visa incentivar o ambiente local de negócios e promove a capacitação de empreendedores do município.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.