Criar moda com propósito, unindo Inclusão e Sustentabilidade. Esse é o objetivo do empreendimento Bocaiúva Moda Inclusiva, criado em Campo Grande (MS) e que vem mudando o segmento no estado. Para mostrar um pouco dessa história, o novo episódio do PodCrescer, podcast do Sebrae/MS, traz um bate-papo com Eduardo Alves, co-fundador da Bocaiúva Moda Inclusiva.
Segundo o empreendedor, o empreendimento proporciona educação e qualificação profissional para marcas e estudantes interessados em desenvolver produtos para pessoas com deficiência, além de produzir peças de roupa com adaptações que facilitem o dia a dia dessas pessoas.
Eduardo conta que tudo aconteceu por acaso em 2014, quando leu sobre um concurso internacional de moda inclusiva em um jornal. Ele pesquisou sobre o assunto, mas deixou de lado. No ano seguinte, porém, ouviu falar da competição novamente e sentiu que algo o “puxava” para aquilo.
“No outro ano, ouvi falar do concurso e pensei que algo estava me puxando para isso, então fui conversar com uma fisioterapeuta e ela foi me falando sobre as vivências e dificuldades das pessoas com deficiência, e percebi a necessidade de um design mais adequado para atender a essa demanda”, contou.
Em 2015, Eduardo Alves decidiu se inscrever no Concurso Internacional de Moda Inclusiva e acabou conquistando o terceiro lugar. Foi a partir desse momento que ele se apaixonou pelo universo da moda inclusiva e decidiu investir em sua carreira nesse ramo. “É com isso que eu quero trabalhar”, falou.
No ano seguinte, em 2016, ele participou novamente do concurso, enviou três opções de peças e foi selecionado com duas delas, ficando com o primeiro e o segundo lugar na competição realizada em São Paulo. Essa vitória foi um marco em sua trajetória profissional e inspirou o empreendedor a seguir adiante, investindo cada vez mais no desenvolvimento de produtos de moda inclusiva.