(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Mesmo acostumado a conviver com sucuris em Mato Grosso do Sul, Vilmar Teixeira, o famoso Velho do Rio da Vida real, se impressionou ao encontrar várias serpentes da espécie no mesmo ponto, em Bonito, prontas para acasalar em grupo.

O guia turístico de 44 anos tem um canal no YouTube onde registra os encontros com as anacondas brasileiras e já viu inúmeras, bem maiores que as últimas encontradas. Mas a preparação para a famosa “orgia” de sucuris o deixou de boca aberta.

Em passeio rotineiro por uma região alagada de Bonito, o sul-mato-grossense flagrou as cobras se aproximando para o sexo grupal e descreveu:

“São grandonas. Que privilégio de avistar esses animais aqui na natureza. Uma aqui, outra aqui do lado e lá em cima tem outro bolo de cobras, são sucuris machos. Está chegando perto do período de reprodução. Semana que vem, se der tudo certo, eu acho que elas vão estar acasalando aí”, diz Vilmar.

Apesar do avistamento das serpentes ser algo corriqueiro para ele, o guia afirma ter ficado perplexo. “É aqui o ponto onde eu avisto as sucuris, um local bem inóspito, é difícil encontrar tantas sucuris assim em um ponto só. Eu tô maravilhado”, relata.

Sucuris em árvores?

Alguns internautas se impressionaram ao verem um “bolo” no topo de uma árvore, mas o guia explica que isso é comum. “Elas também ficam nas árvores, porque comem aves, aves e macacos são os pratos principais delas. Está muito frio e estão ali em cima para se aquecer com o sol. Eu tô perplexo de ver tanta  num ponto só”, detalhou Vilmar.

Por fim, ele prometeu: “Vou ver se consigo registrar elas acasalando também”. Veja:

Outro caso de “orgia” de Sucuris em Bonito

Biólogo e fotógrafo, Daniel De Granville foi outro que conseguir capturar imagens raríssimas de um “bolo” de sucuris-verdes acasalando na região de Bonito, a aproximadamente 297 quilômetros de Campo Grande.

No vídeo, as cobras aparecem amontoadas fazendo sexo em grupo. Segundo o fotógrafo, não foi possível estimar quantas sucuris estavam participando do ato. “Era difícil contar no meio daquela maçaroca toda, mas deu pra identificar pelo menos quatro machos naquele momento”, disse Daniel ao Jornal Midiamax. Veja:

Por que “orgia”? Como acasalam as Sucuris?

O registro impressiona pelo tamanho das cobras, o peso e a força de cada uma delas, sendo que as mesmas formam uma espécie de “bolo” para acasalar. Quanto a essa forma de reprodução, o biólogo explica:

“As sucuris possuem um sistema de acasalamento chamado ‘poliândrico’, onde uma única fêmea copula com vários machos (às vezes mais de 12!) que se revezam no processo”, esclarece.

Há ainda quem confunda o grupão com uma  acompanhada de seus filhos. “Elas são muito maiores e mais pesadas do que eles, então, às vezes, as pessoas encontram este agregado e pensam que é uma fêmea com seus filhotes, quando na realidade é acasalamento”, pontua o fotógrafo.

As imagens foram gravadas já há alguns anos em Mato Grosso do Sul, mas chocaram os seguidores do biólogo. Perplexos com a cena, internautas chegaram a brincar pedindo para que o fotógrafo abra um canal para divulgar mais vídeos do tipo em um site para adultos.

“Que coragem”, “Meu sonho é ver uma sucuri, imagina uma amorosa”, “Bacana, só espero que não tenha empatado a fod*”, foram alguns dos comentários na publicação, além da maioria, como sempre, admirando o trabalho único de Daniel com a espécie.

Fonte: Midiamax