(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Vereador Puka cobra fiscalização rigorosa para que clientes sejam respeitados pelos bancos

O Vereador Daniel Valdez – Puka, fez um duro pronunciamento na Câmara Municipal cobrando providências dos órgãos públicos municipais para o cumprimento da legislação que atende os interesses dos clientes e usuários dos bancos em Ponta Porã.

Puka disse que o longo tempo de espera nas filas de atendimento nas agências bancárias locais se tornou um dos maiores problemas que prejudicam o dia a dia da população: “infelizmente a maioria dos usuários perde muito tempo esperando atendimento nas agências bancárias. As reclamações são muitas e ocorrem todos os dias. É preciso que o Procon tome providências urgente, pois o problema não pode continuar penalizando a população”, declarou o parlamentar durante pronunciamento recebendo inclusive o apoio dos demais vereadores presentes na sessão ordinária da quinta-feira passada, 13 de agosto.

Na oportunidade o presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira, informou que será encaminhado o quantos antes um documento ao Procon exigindo que o órgão faça cumprir a lei que estabelece que o atendimento nas agencias bancárias seja feito em pouco tempo.

“Há casos em que as pessoas ficam mais de duas horas dentro da agência bancária tentando resolver um problema. Pela lei, o prazo máximo de espera é de 20 minutos em ocasiões especiais como em véspera de fim de semana e o primeiro dia útil da semana. Nos dias normais a lei determina que o tempo máximo de espera é de 15 minutos”, enfatizou Puka referindo-se às leis 3339/2004 e 3741/2010, que estabelecem regras e punições aos bancos. “Isso é inadmissível. É preciso ter mais respeito e consideração pelos clientes e também pelos usuários dos bancos”, complementou.

O vereador ainda observou que as casas lotéricas, farmácias, correios e outros estabelecimentos comerciais que instalaram caixas eletrônicos não estão conseguindo atender toda a demanda. Tudo isso porque os bancos não contratam novos funcionários. “Os bancos precisam contratar. Só assim será possível melhorar o atendimento”.

SEGURANÇA NOS CAIXAS

Outro problema apontado por ele é o não cumprimento da Lei N° 3715 de 7 de junho de 2010, que determina que os bancos devem instalar um painel opaco entre os caixas e os clientes em espera pelo atendimento. A medida visa garantir a segurança e privacidade de quem está sendo atendido.

Puka, alerta que nem todos os bancos cumpriram esta lei de autoria do então vereador Dario Honório, sancionada pelo ex-prefeito Flávio Kayatt. Dois anos depois de sua promulgação, em 2012, a lei foi alterada passando a estabelecer que a secretaria Municipal de Obras deve fiscalizar a implantação destes painéis e que cabe ao Procon autuar e multar a instituição financeira que não estiver cumprindo o que determina a lei. “São medidas necessárias para que os usuários e clientes dos bancos tenham mais segurança, comodidade e privacidade. Vamos continuar em alerta para que os órgãos públicos do município exijam dos bancos o cumprimento das leis. As instituições financeiras precisam atender melhor a população. Afinal de contas todas elas registram

lucros cada vez mais altos em suas atividades e o mínimo que elas deveriam fazer é tratar bem que utiliza dos serviços bancários”, declarou o Vereador Puka.

Atualmente, a agência local do Banco Itaú, por exemplo, ainda não cumpre o que exige a lei. “As pessoas merecem respeito. E é neste sentido que estamos procurando acionar os órgãos públicos competentes para que as leis que asseguram direitos aos cidadãos sejam cumpridas”, finalizou o Vereador Puka.

Reportagem – Nivalcir Almeida