(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Os usuários do Facebook podem ter se preocupado nos últimos dias com o destino que a rede social dá às informações que possui sobre seus participantes. A preocupação surgiu após a descoberta de que dados de 50 milhões de usuários foram parar nas mãos da empresa de análise de dados Cambridge Analytica. A empresa prestava consultoria para a campanha de Donald Trump, em 2016, à Presidência dos Estados Unidos.

O fundador do FacebookMark Zuckerberg, disse que a empresa cometeu erros. “Temos a responsabilidade de proteger seus dados; se não pudermos, não merecemos servi-los”, escreveu ele em um post em sua conta na rede social.

Para melhorar a privacidade, o Facebook anunciou mudanças na permissão de acesso aos dados pessoais de usuários da rede. Antes, ao usar um app conectado ao Facebook, como o calendário que mostra as datas de aniversários de amigos ou aquele que usa fotos para fazer uma brincadeira, era permitido que as pessoas fizessem login e compartilhassem quem eram seus amigos e algumas informações a respeito deles. O Facebook passou então a exigir que os desenvolvedores pedissem permissão às pessoas antes de acessar os dados de que precisavam para rodar seus apps.

Sempre que um jogo, aplicativo ou site é aberto a partir do Facebook, ele fica registrado. Para saber quais são eles e como removê-los, siga o passo a passo:

1 – clique em “Configurações”. No site, fica no alto, à direita.

2 – Do lado esquerdo, selecione a opção “Aplicativos”. Ali estão todos os que têm acesso às suas informações. 

3 – Para remover qualquer um deles, passe o mouse em cima de cada ícone: vaii aparecer um X. Aperte para deletar. Mesmo apagando esses aplicativos, é possível que o desenvolvedor já tenha armazenado alguns dados e, para eliminá-los, é preciso entrar em contato com os desenvolvedores e solicitar sua eliminação.

Leia  Rio Brilhante recebe neste sábado, primeira edição da Feira Cooperar da Sicredi Centro-Sul MS/BA

Brasil

Brasil pode ter reflexos desse problema, mesmo que os perfis obtidos pela Cambridge Analytica tenham sido dos Estados Unidos. Isso porque a empresa brasileira CA Ponte é sócia da britânica e já estaria em negociações com candidatos a governos estaduais e ao Senado para as eleições de 2018.

Um dos problemas é que o Facebook guarda muitas informações dos usuários, como parentesco, locais que frequenta, quem são os amigos com quem mais convive. Para controlar as informações partilhadas com aplicativos, é possível limitar a obtenção de dados, remover apps da conta e desativar programas no seu perfil do Facebook.

Outra maneira de proteger os dados é minimizar a exploração de informações pessoais por anunciantes. Assim, o Facebook mostra apenas anúncios com foco em informações básicas como gênero e idade. No caso de campanhas políticas, os posts patrocinados não vão aparecer no feed.

Para isso, veja o passo a passo:

1 – Clique em “Configurações” do lado direito do site.

 

2 – No menu do lado esquerdo, aperte “Anúncios”.

 Tutorial Facebook

Tutorial Facebook (Facebook/Reprodução)

3 – Nas preferências, escolha “Configurações de anúncios”. E marque as opções “não”, “não” e “ninguém”.

Fonte: Veja