(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Variabilidade genética é destaque do 2º Leilão Senepol Central para os Amigos

Central Senepol LAB FIV, promove, de 1 a 4 de abril,  com transmissão pelo Canal do Boi, uma semana de vendas de genética da raça Senepol. Em oferta estarão touros, doadoras, receptoras com bezerro ao pé, pacotes de sêmen e pacotes de embriões. Esses são produtos de acasalamentos dirigidos entre os melhores touros e doadoras Senepol em coleta na empresa e oriundos de dez criatórios diferentes. A variabilidade genética, aliás, será destaque, favorecendo o refrescamento de sangue nos planteis da raça.

É a primeira vez que a emissora apresentará gado Senepol ao longo de sua grade de programação semanal, que vai se encerrar com o  Leilão Central Para os Amigos, no dia 4 de abril, a partir das 20h30. “Venderemos 65 doadoras com histórico completo de produtividade”, comenta Aluísio Favaro, sócio da Central Senepol LAB FIV.

Todas elas são provadas pelo Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS) e foram avaliadas por uma bateria completa de provas de performance, aspiração folicular, desempenho de carcaça e qualidade de carne pela DGT Brasil.  “É raro ter na pecuária touros e doadoras que passam por tantas avaliações como as que estamos oferecendo e a maioria das doadoras à venda seguem prenhas ou inseminadas, multiplicando o retorno econômico do investimento”, complementa Wanderley Zucoloto, também sócio na empresa.

Genética para qualquer perfil

 Leilão Central para os Amigos atenderá criadores de todos os portes.  No dia 1 de abril, por exemplo, o evento será inaugurado com a venda de 65 touros Senepol em lotes duplos ou individuais, com exame andrológico e avaliação de carcaça.

Já o segundo dia, 2 de abril, será dedicado à oferta de 50 receptoras de cruzamento industrial com bezerros machos Senepol PO ao pé. Seguem com RGN (Registro Geral de Nascimento) e exame de DNA comprovando a paternidade dos touros e das doadoras selecionadas pela empresa.  A Central Senepol LAB FIV mantém um rebanho de quase 800 receptoras em propriedades no interior de São Paulo e Tocantins. “No caso dos touros e as receptoras, o frete é gratuito na compra de dois lotes ou mais e o pagamento poderá ser parcelado em 36 vezes”, explica Favaro.

No dia seguinte, 3 de abril, entram em cena aspirações das 12 melhores doadoras em coleta, já provadas nacionalmente, com garantia mínima de dez embriões por aspiração.  Também haverá pacotes de sêmen do reprodutor Drone da Ilha, que foi descoberto pela Central Senepol LAB FIV em visita à fazenda do criador Alberto Dinis, em Uberlândia (MG), durante a “Rota do Senepol”. Neste projeto, os técnicos da empresa “garimpam” criatórios em busca de genética em potencial, além de oferecer soluções em reprodução. Drone é o campeão da Prova de Eficiência Alimentar da Universidade Federal de Uberlândia, uma das mais conceituadas do País.

A programação completa da Semana de Vendas da Central Senepol LAB FIV estará disponível nos sites www.centralleiloes.com.br e www.centralsenepol.com, além das redes sociais da empresa.

Sobre a Central Senepol LAB FIV

Central Senepol LAV FIV iniciou atividades em 2016 com a missão de oferecer soluções em reprodução animal a propriedades de qualquer porte e estimular a inserção de novos criadores no circuito nacional da raça Senepol.

Os técnicos avaliam os pontos fortes das propriedades e direcionam os acasalamentos utilizando técnicas modernas de reprodução como a Fertilização In Vitro – FIV – e a Transferência de Embriões – TE –, entregando ao pecuarista uma receptora com 100 dias de gestação ou com o bezerro já desmamado. Além da chancela de profissionais com quase duas décadas de experiência no mercado da raça, a empresa ainda oferece canais de comercialização aos criadores e fornece um histórico completo de produtividade dos animais em coleta.

=> Informações adicionais: (34) 9 9167-5055