(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais de 70 campi da Instituição participam do evento, promovendo palestras, oficinas, ações culturais e diversos atendimentos nas áreas de saúde, direito, entre outros. 

Mais de 70 campi da Instituição participam do evento, promovendo palestras, oficinas, ações culturais e diversos atendimentos nas áreas de saúde, direito, entre outros.

Em Campo será beneficiada a Comunidade Quilombola Sítio Buriti.

A Estácio vai realizar, de 14 a 19 de setembro, a 3ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com mais de 400 atividades gratuitas para a população em 22 estados e no Distrito Federal. Mais de 70 campi da Instituição participarão do evento promovendo atrações culturais, palestras e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade e instituições parceiras e oficinas diversas, além de ações sociais, promovidas por alunos e professores, e diversos atendimentos para a população local. A Semana de Sustentabilidade acontece em paralelo à campanha de responsabilidade social da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. As unidades participantes irão receber o selo de Instituição Socialmente Responsável.

Esta é o terceiro ano consecutivo que a Estácio promove, durante uma semana inteira, ações de sustentabilidade e responsabilidade social em todo o país. O objetivo é informar, não só aos alunos, mas também aos colaboradores e a comunidade sobre o consumo consciente de água e energia, coleta seletiva de resíduos, doação de alimentos, desperdício de alimentos, descarte de eletrônicos, plantio de árvores, além de prestar serviços à comunidade nas áreas da saúde, nutrição, jurídica, entre outros.

Programação Campo Grande

No dia 19/09 (sábado), das 8 às 12h, o campus TV Morena irá atender a Comunidade Quilombola Sítio Buriti, que fica a 27 km de Campo Grande. Ao todo serão 50 famílias beneficiadas com atendimentos de professores e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária.

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professora Karla Nadai, conta que desenvolve um projeto de produção de hortaliças na comunidade desde 2008. “Hoje os moradores do Sítio Buriti são empreendedores e beneficiam outras famílias com a produção e a doação de alimentos. São jovens protagonistas que estudam e trabalham com muita dedicação”, conta. A coordenadora diz que neste ano será feita uma orientação sobre a prática da reciclagem e da reutilização de materiais.

Para a professora Ciela Gimenez, coordenadora da Blitz da Saúde, será realizada a aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal, peso e altura, além de orientações gerais de saúde para a melhoria da qualidade de vida. Os acadêmicos exercitam na prática o que aprenderam em sala de aula, sempre com a orientação de professores. “Escolhemos uma comunidade isolada por não terem atendimento de saúde nas proximidades. A ideia foi também reunir várias ações em um só dia, em uma força-tarefa de diversas especialidades”, explica Ciela.

O curso de Direito fará o atendimento por meio do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) e o curso de Ciências Contábeis programou uma palestra sobre Contabilidade Familiar. Já o curso de Engenharia Civil ficará responsável pela instalação de fossa séptica em residências.

“A Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é uma oportunidade de colocar em prática a missão de Educar para Transformar, envolvendo alunos, colaboradores, docentes e a comunidade no entorno por meio de atividades que promovam a cidadania e a conscientização de temas relevantes para a sociedade”, afirma Cláudia Romano, Diretora de Responsabilidade Social e Parcerias do Grupo Estácio.

Reportagem – Juliana Feliz