(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
foto_206ea8beef6d4859388eea42c6152e24_2016-08-05_14-47-23

O Centro de Estudo fica localizado na Rua Hermenegildo Pereira, nº 206, Bairro Bandeirantes, em Campo Grande

Ponta Pora (MS) –  A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu, na última sexta-feira (5), a doação de um prédio do Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande, onde será instalado o Centro de Estudo de Fronteira General Padilha.

No local serão desenvolvidas ações do Centro de Educação Sustentável da América Latina (Cisal) e da Rede Universitária do Corredor Bioceânico, que será coordenada pela UEMS.

Para o vice-reitor da Universidade, Laércio Alves de Carvalho, é um orgulho para a UEMS fazer parte desta parceria com a gestão do local, “a importância vai além do termo de cooperação, porque nós podemos transformar este espaço em um centro de referência de Estudo de Fronteiras, fortalecendo ainda mais a parceria com o Exército e a UFMS, através dos grupos de pesquisa do Gefrontter (UEMS) e o Cadef (UFMS). Além disso, a Universidade também se fortalece e proporcionará estudos relacionados a fronteira e esta relação entre os países”, destacou.

O prédio contém o acervo da biblioteca criada pelo Coronel Reformado da Arma de Cavalaria, Rubens de Sá Padilha, com aproximadamente 3 mil itens, entre livros, documentos pessoais e oficiais e objetos pessoais. O repasse para a Universidade ocorreu por meio de um acordo de cooperação que estabelece a criação do Centro de Estudo, em homenagem ao pai do Coronel Padilha, Rubem Menezes Padilha.

“O objetivo era construir o acervo e deixar para uma instituição forte. E foi o que aconteceu, eu consegui deixar doado para o Exército e o Exército fez um convênio com a Universidade Estadual, tenho certeza que tanto o prédio como o acervo estão bem cuidados!”, ressaltou o Coronel Padilha.

Leia  Ponta Porã será a segunda cidade a receber Feira Cooperarem comemoração aos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA

De acordo com o professor, Roberto Paixão, coordenador do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER), este espaço veio para coroar a integração entre grupos que estudam fronteiras, “objetivo do espaço é concentrar estudos e pesquisadores que trabalhem sobre o espaço fronteiriços e neste sentido favorecer a integração entre estudiosos de outros países também”.

A partir de setembro o local estará aberto à visitação de toda a comunidade, das 07h30 às 13h30, com agendamento prévio junto ao coordenador deste local, para estudos, pesquisas e ações relacionadas a fronteira. (ACS/UEMS)